GIRLS IN GREEN

Conheça Sunshine, uma mulher jardineira que comanda uma das fazendas mais tradicionais no Condado de Humboldt. Aprenda mais com suas técnicas de cultivo tão cuidadosas, que dão origem às suas diferenciadas strains.

Ao dirigir pela Avenue of the Giants, no Condado de Humboldt, você não imaginaria que, com uma curva à direita, encontraria o paraíso dos amantes da cannabis. Holmes Flat faz parte do Emerald Triangle, rodeado pelas majestosas Redwoods e com uma energia ancestral dessas árvores centenárias. As paisagens são deslumbrantes, e a terra fértil encanta quem dirige.

Fomos fazer uma visita à Sunboldt Grown, em meados de agosto de 2018, para conversar com essa mulher incrível chamada Sunshine. Ela nos recebeu com um emocionante passeio de carrinho de golfe ao redor da fazenda e depois em sua casa, enquanto acontecia o seu famoso churrasco anual. Nada melhor do que isso: fumar um baseado cultivado da forma mais natural possível, cercado pela floresta. Era possível sentir o gosto das Redwoods a cada trago enquanto conversávamos sobre seu trabalho.

Sunshine cuidando de uma planta da sua fazenda
Sunshine em ação

Sunshine e o cultivo a seco

Sunshine cultivou sua primeira planta aos 14 anos, sob os ensinamos de sua mãe. Ela chegou ao Condado de Humboldt com sete anos de idade e foi criada em torno de ativistas, em um ambiente com características de uma comunidade fora da lei. É muito evidente que ela é uma mulher muito poderosa e uma fazendeira da velhaguarda, ou, como ela mesmo diria, uma Jardineira Original/Original Gardener (OG). Essa é provavelmente uma das explicações do por quê ela cultiva sua plantação de uma maneira diferente, com a técnica de cultivo a seco (Dry farming).

A técnica de cultivo a seco tem uma história muito longa. Tem sido usada há anos, especialmente na região do Mediterrâneo e nas regiões costeiras do norte da Califórnia. Essa técnica, por mais louca que pareça, não usa irrigação, e depende totalmente da chuva e da umidade do solo. As plantas absorvem todos os nutrientes da água do solo e da umidade do ar.  Alguns dos melhores vinhos californianos são cultivados usando esta técnica, e a Sunshine adaptou para a Cannabis (como a jardineira maravilhosa que ela é).

Para tornar a agricultura seca possível, o micro clima de onde você cresce é o que mais importa.  A fazenda Sunboldt Grown está localizada em uma área plana no meio de uma Floresta Redwood, uma terra fértil muito úmida do Crescimento Antigo. Muito perto da propriedade, há também o rio Eel. À medida em que as plantas lutam pela água conservada no solo bem preparado, elas se tornam mais fortes e desenvolvem um perfil impressionante de canabinoides e terpenos – é o verdadeiro sabor da floresta.

Benefícios e especificidades da técnica

As plantas adoram. E melhor do que isso é que essa é a maneira mais sustentável de cultivar cannabis, porque não há desperdício. Sem água, sem luzes artificiais, sem fertilizantes, sem herbicidas, sem estufas. Tudo é feito ao ar livre, e é realmente ligado ao sol, à natureza, a todos os seus ciclos e processos.

A agricultura biodinâmica é outra estratégia e também uma filosofia de cultivo de cannabis, que se aproxima da agricultura sustentável. Nós amamos quando o cultivo está em harmonia com a mãe-natureza – se a gente cuida dela, ela devolve flores lindas para a gente colher durante muitas gerações.

Plantação cultivada a seco
Plantação cultivada a seco

O trabalho começa assim que a última safra está fora do solo (final de outubro/início de novembro). A preparação do solo é feita com uma cultura que chama Cover Crop, que equilibra os nutrientes e fixa o nitrogênio. Vegetais, feijões e ervas diferentes são os compostos que são confiáveis para compostar seu próprio solo.

Sunshine também tem suas próprias linhagens. Ela faz seus cruzamentos priorizando sementes com alto sabor e produção de óleo. Tudo é feito a partir da semente – menos a famosa Loopy Fruit. As sementes são germinadas a partir de meados de fevereiro a primeiro de maio em vasos muito pequenos, que estarão no chão em junho. De junho a meados de novembro, as pequenas árvores se transformarão em belas árvores grandes, cheias de lindas flores e com o mínimo de manuseio sempre.

O corte começa assim que a Sunshine sente que os tricomas estão maduros o suficiente. Já que é uma produção artesanal, as decisões são tomadas uma planta de cada vez. A umidade e o tempo são levados em consideração para evitar mofo e outras pragas.

Uma vez seca, a colheita será enviada para produção de flores, haxixe e alguns outros produtos que serão vendidos nos dispensários.

As strains da Sunshine

Depois de alguns anos cultivando outras variedades, a Sunshine vem desenvolvendo suas próprias linhagens há alguns anos. Ela tenta equilibrar principalmente as linhagens de THC e CBD, de modo que obtém efeitos diferentes a cada ano – e tem sido fenomenal.

Plantas de maconha cultivadas pela Sunshine
Plantas lindas cultivadas pela Sunshine

Nós tivemos sorte o suficiente para fumar algumas de suas strains e nós ficamos chocadas com cada uma delas! As flores ao ar livre têm um efeito diferente das internas e, quando são cuidadas por uma protagonista feminina, com uma técnica de cultivo tão tradicional e cuidadosa, acreditamos que elas ficam ainda melhores!

Agora, um ano depois, Sunshine irá lançar o seu primeiro produto dentro das novas regulações do mercado legal.

Esse texto é em homenagem a tal fazendeira que segue seus princípios e suas ideias, sempre voltadas para a sustentabilidade e crescimento de plantas em harmonia com a natureza.

Nós, do Girls in Green, desejamos muito sucesso para a Sunboldt Grown que, hoje, dá um passo importante dentro do mercado regulamentado do estado da Califórnia. Acompanhe o trabalho através do Instagram @sunboldtgrown!

guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
mariananritolima@gmail.com
1 ano atrás

Que mulher inspiradora 🥰 obrigada por compartilhar a história dela ✨

mariananritolima@gmail.com
1 ano atrás

Que mulher inspiradora 🥰 obrigada por compartilhar a história dela ✨

mariananritolima@gmail.com
1 ano atrás

Que mulher inspiradora 🥰 obrigada por compartilhar a história dela ✨

Mariana Brito
Mariana Brito
1 ano atrás

Que mulher inspiradora 🥰 obrigada por compartilhar a história dela ✨