Cultivo

SCROG na maconha: Como e por que fazer?

Treinar sua planta pode ser a solução perfeita para otimizar seu espaço em um grow menor. Aqui, falamos mais sobre técnicas de Scrog e treliça!

Quando começamos a mergulhar mais a fundo nas temáticas de cultivo, percebemos que existem inúmeras técnicas perfeitas para facilitar a nossa vida. O scrog e o treinamento de plantas com treliça são duas delas. E, embora sejam parecidos, os dois métodos possuem objetivos e processos bastante distintos.

Scrogging ajuda a treinar plantas para obter maiores rendimentos, mesmo em espaços pequenos. Pode ser perfeita para um cultivador ou cultivadora indoor que só tem o PC Grow ou um armário disponível. Já a treliça serve mais para suportar a planta e ajudar no seu desenvolvimento, prevenindo quebras. Essa técnica funciona muito bem para o outdoor também.

A única ressalva que a gente tem sobre isso é que precisamos cuidar para não estressar demais a planta durante esses processos e acabar prejudicando nossos resultados. E, para ajudar você a entender esses limites, trouxemos aqui algumas informações legais e links com tutoriais de Scrog e treliça. 

Bora conferir?

Por que usar treliça ou fazer scrog nas plantas de maconha?

scrog
Treinar suas plantas pode ajudar até nos rendimentos. Imagem: Girls in Green.

A técnica do Scrog estica os ramos da planta de maconha em uma tela, criando um dossel mais uniforme. Isso traz benefícios como:

  • A luz atinge mais galhos, o que gera mais buds e aumenta rendimentos;
  • O ar pode fluir melhor pela planta, ajudando a reduzir fungos e indicadores biológicos;
  • Os galhos recebem suporte estrutural, reduzindo o risco de quebra de galhos;
  • Facilita o trabalho com as plantas, porque os ramos ficam mais espalhados.

Todos os galhos acima da tela, que formam o dossel, são preenchidos com flores grossas, enquanto a maior parte da folhagem abaixo da tela ficará sombreada. Você deve podar os galhos inferiores e as folhas mortas abaixo da tela. Dessa forma, a planta vai concentrar suas energias na copa, produzindo buds da melhor qualidade.

O Scrog é basicamente uma versão mais radical daquele treinamento básico com treliça, que também ajuda em tudo isso — em um grau reduzido. Entretanto, se você é iniciante, pode começar com um treino leve e ir evoluindo até as técnicas mais avançadas de Scrogging!

Quando começar o Scrog nas plantas de maconha?

Scrogging funciona melhor se você planejá-lo à frente do tempo da planta. O ideal é colocar a tela para que os galhos cresçam nela, em vez de ter que encaixa tudo depois. Por isso, capriche no monitoramento das suas plantas e vá “ajudando” os ramos a passar por dentro da tela à medida que crescem.

Se você quiser colocar uma tela depois que as plantas já estão mais crescidas, não é o fim do mundo. Mas lembre-se de que isso irá exigir uma dose a mais de gentileza!

E não esqueça: tudo isso deve ser feito antes da floração. Você não quer de jeito nenhum incomodar uma planta durante a flora! Estressar a sua maconha enquanto ela produz flores é uma atitude com potencial catastrófico. E sim, a gente tá sendo repetitiva para que você não esqueça o quanto isso é importante.

Outras considerações antes de iniciar o Scrog

Use a treliça para separar cada galho. Imagem: Girls in Green.

Scrogging funciona melhor quando combinado a uma técnica de poda chamada topping, ou poda apical. Ela consiste em cortar o topo de uma planta para interromper seu crescimento para o alto, promovendo um crescimento mais lateral. Isso ajudará a manter os galhos com um comprimento semelhante e manter o dossel uniforme, de modo que a luz possa atingir as flores uniformemente.

Aqui, a gente ensina a fazer esse tipo de poda (e outros também)!

Alguns outros pontos a se observar são:

Altura: coloque a tela a uns 30 cm acima da base das plantas.

Tamanho: por terem tamanho e forma semelhantes, é bom manter plantas da mesma variedade juntinhas. Se você tiver várias diferentes, agrupe por altura.

Espaçamento: certifique-se de espaçar suas plantas adequadamente. Os galhos de uma planta devem se entrelaçar levemente com os galhos das plantas próximas a ela. De um modo geral, isso significa deixar os vasos a uma distância de 30 a 60 cm. Uma maneira melhor de medir o espaçamento é esticar o galho mais longo de uma planta em direção à planta próxima a ele. Se atingir o meio da próxima planta, está muito próximo. Ele deve se sobrepor ao galho mais longo da planta adjacente em cerca de 15 cm.

Como colocar ramos de maconha na tela?

Scrogging é uma arte, mas também precisa de técnica. Para fazê-lo, é fundamental juntar as plantas e esticar seus galhos para que eles não se sobreponham e acabem atrapalhando o desenvolvimento uns dos outros.

Para fazer esse tipo mais hardcore de treinamento, você precisa “ler” o que a planta pede para entender suas necessidades. Depois disso, basta fazer alguns ajustes mais finos. Mas, com um pouco de tempo e paciência, essa técnica pode manter suas plantas de maconha saudáveis ​​e viçosas e gerar grandes rendimentos, otimizando seu espaço. Tudo, né?

Outra coisa bem importante é ter um bom feeling nesse momento. Por exemplo: se um galho não quer ficar onde você colocou, talvez ele simplesmente não deva estar lá. Tenha paciência e não force a planta para não acabar “machucando” suas estruturas e fazendo mais mal do que bem. 

Pense que os galhos na tela devem se encaixar com os outros ao seu redor como mãos cruzadas. Lembre-se de que cada galho tem um comprimento diferente, e não existe uma medida exata de quão perto ou distante cada planta ou galho deve estar. Cada cultivador ou cultivadora costuma ter seu próprio guia interno, e você também vai desenvolver essa intuição conforme pegar o jeito da coisa.

Tente preencher cada quadradinho da tela com um único galho. Evite colocar dois galhos em um quadrado só, e tente também não deixar quadrados vazios. Isso ajuda a garantir que cada galho vai ter espaço e luz suficientes e que a tela seja utilizada em seu potencial máximo. Quanto mais luz cada galho receber, maiores serão suas flores no final.

Algumas dicas adicionais:

O que é scrog X o que não é scrog. Imagem: GrowWeedEasy.
  • Comece em um canto e contorne as bordas, deixando o meio da tela para o final.
  • Trabalhe com atenção e leve o tempo que for necessário, colocando todos os ramos de uma planta na tela antes de passar para a próxima. Um passinho de cada vez!
  • Estique um galho o máximo que puder, puxe-o pela rede e coloque-o na tela. Se cair, puxe-o um quadrado para mais perto do centro da planta.
  • Se você estiver tendo problemas com um conjunto de galhos, tente girar a planta inteira. Mudar ela de lugar pode abrir novas possibilidades.
  • Scrogging pode estressar uma planta, e você provavelmente vai ver que elas tendem a ficar meio murchinhas depois. Mas não tema: com a luz direta, elas se recuperam rapidinho. 
  • Também é uma boa ideia regar as plantas dentro de 24 horas após o Scrogging. Isso dá um “sustinho” de vida a mais para elas.
  • Verifique o Scrog 2 a 3 dias depois para fazer retoques. As plantas terão crescido um pouco na tela nesses dois dias e você terá uma noção melhor de onde cada galho deseja ir e onde as flores se desenvolverão melhor.

Bons tutoriais para acompanhar

A gente explicou e explicou, mas sabemos que às vezes a melhor forma de aprender algo é vendo. Por isso, separamos alguns tutoriais que achamos interessantes:

  • Aqui, temos um guia para Scrog diretamente o YouTube para você que curte um bom vídeo de cultivo.
  • Nesse artigo aqui, temos imagens bem explicativas que podem ajudar você na sua missão do treinamento perfeito. Ele está em inglês, mas nada que um bom traduto não ajude!

Esperamos que vocês tenham curtido essas informações e possam usar tanto o Scrog como outras técnicas de treinamento a favor de suas plantinhas. Acreditamos que, feitas com cuidado e resposabilidade, elas podem ajudar muito no resultado final de um cultivo! Mas vai de jardineira para jardineira, né?

Para mais informações sobre o mundo da maconha, do haxixe e dos psicodélicos, siga a gente no Instagram @girlsingreen710.

Até a próxima!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments