GIRLS IN GREEN

Muitos locais de trabalho pedem exames toxicológicos regulares, e fumar um baseado pode te colocar em uma enrascada. Venha entender melhor como eles funcionam e por quanto tempo a maconha pode ficar no seu organismo!

Uma dúvida muito presente quando o assunto é maconha é: por quanto tempo ela pode ser detectada no nosso organismo depois do consumo? Isso porque, por conta de questões proibicionistas, muitas vezes precisamos fazer exames para provar que não somos usuários ou usuárias de substâncias. Isso é um estigma muito grande e é uma tristeza enorme que as pessoas se importem com o que fazemos e utilizamos fora do ambiente de trabalho – afinal, a cervejinha do happy hour nunca é questionada!

A gente acredita na liberdade de escolhas conscientes, e a luta antiproibicionista parte sempre do princípio de que as pessoas são livres para escolher o que elas quiserem, ainda mais fora do ambiente de trabalho e quando seu desempenho não é prejudicado. É como diria Domiciano Siqueira: “da pele para dentro, quem manda sou eu”.

Entretanto, embora a gente acredite nisso, precisamos muitas vezes nos adaptar a algumas questões da sociedade com as quais não concordamos, não é mesmo? Nos Estados Unidos, mesmo em locais onde a maconha é regulamentada e o uso adulto permitido, postos de trabalho têm essa terrível posição de controle de corpos – a própria Amazon, exploradora de carteirinha, não permitia que seus empregados tivessem testes positivos para a substância até pouco tempo, por exemplo.

Vamos entender melhor por quanto tempo ela vai ficar no seu organismo e como cada teste funciona? Vem com a gente!

Baseado com piteira de vidro e fundo com flores
Baseado com piteira de vidro

Primeiro: tudo depende da dose

A nossa plantinha favorita pode ser detectada no corpo através de fluidos corporais por um período de um a 30 dias. Como outras substâncias, a maconha também pode ficar detectável em cabelos por diversos meses.

Essa janela de detecção depende de quanta maconha você fuma, vaporiza ou ingere, além da frequência com a qual faz isso. Geralmente, quanto maior a dose e a frequência do uso, maior o tempo em que a substância ficará no seu organismo.

Para usuários crônicos, que fazem uso diariamente, a cannabis pode ficar detectável por bastante tempo. O mais longo reportado foi mais de 90 dias – mas não se desespere!

Mão segurando buds de maconha em formato de coração
Flores de maconha

Por quanto tempo ela é detectável em cada teste?

Os testes toxicológicos usam como medida a cannabis e seus subprodutos, ou metabólitos. Esses metabólitos são lipossolúveis, ou seja, eles se ligam justamente às moléculas de gordura em nosso corpo. Por isso, eles ficam no nosso organismo mesmo um bom tempo depois de pararmos de sentir os efeitos daquela chapadeira gostosa de beck ou comestível.

Aqui, vamos falar um pouquinho mais sobre como eles se comportam em diferentes testes:

Teste de urina

Os testes de urina são o tipo mais comum de exame toxicológico. Segundo a Mayo Clinic, a maconha pode ser detectada através da urina em diferentes janelas de tempo – dependendo do seu padrão de uso:

  • Usuários ocasionais (até três vezes por semana): três dias;

  • Usuários moderados (cerca de quatro vezes por semana): de cinco a sete dias;

  • Usuários crônicos (uso diário): de dez a quinze dias;

  • Uso “pesado” (inúmeras vezes por dia): mais de trinta dias.Fonte: vecteezy

Tabela demonstrando que a maconha pode ser detectada através da urina em diferentes janelas de tempo
a maconha pode ser detectada através da urina em diferentes janelas de tempo

Exames de sangue

testes de sangue e cannabis
testes de sangue e cannabis

De acordo com um artigo científico da Therapeutic Drug Monitoring, geralmente a maconha é detectada no sangue por um ou dois dias. Entretanto, a mesma lógica dos testes de urina se aplicam aqui, e usuários crônicos podem ter traços da cannabis no sangue por até 25 dias.

A maconha atinge nossa corrente sanguínea segundos após a inalação, e logo é distribuída pelos nossos tecidos. Um pouco dela é reabsorvido pelo sangue e quebrado. Assim, os metabólitos continuam nele por dias.

Os exames de sangue geralmente são usados para encontrar indicativos de uso recente de maconha.

Testes de saliva

Segundo um estudo de 2014, a maconha pode ser detectarem a partir da saliva:

  • Em usuários ocasionais: de um a três dias após o último uso;

  • Em usuários crônicos: de um a 29 dias após o último uso.

A maconha pode ir parar na saliva através do ato de tragar ou até da simples exposição à fumaça. Entretanto, seus metabólitos só estarão presentes nela caso você fume, vaporize ou coma produtos à base da plantinha.

Testes de saliva para detectar cannabis
Testes de saliva para detectar cannabis

Em estados americanos onde o uso da cannabis é legal, esses testes geralmente são usados no trânsito (como um bafômetro para pegar maconhistas, por assim dizer).Fonte: geaseeds

Testagem de cabelos

Testes que analisam os folículos capilares podem detectar uso de substâncias por até 90 dias. Isso porque, após o uso, a maconha atinge esses folículos através de pequenos vasos sanguíneos, e seus traços podem permanecer ali por um bom tempo.

Testagem de cabelos
Testagem de cabelos

Como o cabelo cresce cerca de meia polegada por mês, um pedaço de cabelo de uma polegada e meia retirado do couro cabeludo pode mostrar uma janela de uso de até três meses.Fonte: ExameD

Quanto tempo até que a maconha seja metabolizada?

Um dos principais ativos da maconha é o nosso conhecidíssimo THC, que entra em nosso organismo, é absorvido pelo nosso sangue e distribuído pelo nosso sistema endocanabinoide. Um pouco do THC pode ficar em órgãos e tecidos gordurosos. Nos rins, ele pode ser reabsorvido e voltar para o nosso sangue.

O THC é metabolizado pelo nosso fígado, como já explicamos por aqui. Ele dá origem a mais de oitenta metabólitos diferentes, mas os mais significativos são o 11-OH-THC e o THCCOOH. Os testes toxicológicos procuram justamente por esses metabólitos – que eventualmente são excretados através da urina e das fezes.

Alguns metabólitos possuem uma meia-vida de 20 horas, enquanto outros, que ficam armazenados em tecidos e órgãos, podem ter uma meia-vida de 10 até 13 dias.

Quais fatores podem afetar o processo?

Existem vários fatores que podem influenciar o tempo de permanência da maconha no nosso organismo. Alguns deles, como idade, gênero e índice de massa corporal, não tem ligação com a droga, mas sim sobre a forma e capacidade de metabolização do seu corpo.

Outros fatores, como já mencionamos, têm a ver com os seus padrões de uso – como a quantidade e a frequência de utilização. Quanto maiores as doses e a frequência, mais tempo seu corpo vai demorar para se livrar desses restinhos de maconha remanescentes.

Variedades de maconha com mais THC também podem ficar mais tempo no organismo, assim como os comestíveis, que demoram mais para serem metalizados do que a fumacinha de um baseado.

Como tirar a maconha do organismo mais rápido?

Não existem muitas formas de se livrar da cannabis e de seus metabólitos mais rapidamente. Assim que ela entra no seu organismo, o seu corpo vai ter que trabalhar para quebrá-la. Algumas formas de ajudá-lo a fazer isso é se exercitando, comendo coisinhas mais saudáveis e bebendo bastante água – mas isso não é garantia de que seu corpo não vai testar positivo em algum desses exames, infelizmente.

Existem vários tipos de kits e remédios que prometem fazer um detox no seu corpo. A maioria deles requer que você beba muita (mas muita) água para diluir sua urina, e depois usar algum suplemento como creatinina ou vitamina B12 para mascarar essa diluição.

Flor de canabis
Flor de canabis

A gente não garante nenhum desses métodos!

Ainda achamos essa medida bastante infeliz – afinal, ela serve apenas para propagar mais medo e segregação entre usuários não apenas de cannabis. Precisamos nos lembrar que nem toda a relação com substâncias consideradas drogas são prejudiciais por si só. E as relações baseadas na falta de informação e de estigma tendem a ser justamente as mais propensas a complicações.

E você, já passou por uma má situação por conta dessas testagens?
Conta aqui pra gente ou vem falar conosco pelo nosso Instagram @girlsingreen710, onde tem sempre conteúdo novo feito pensando em você!

guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Régis Moisés tio Régis
Régis Moisés tio Régis
5 meses atrás

Bem o tio tem 67 anos, e fumo cannabis desde dos 13 anos, aprendi a fumar para correr 10 20 KM, JOGAR BOLA, E ATÉ HOJE FAÇO A MESMA COISA, sou analfabeto, fui pra uma empresa, que faz corte de MDF ai fui cortar, no computador, todos falaram que eu não ia dar conta, com sinco dias já cortava, sozinho, com 20 dIas já editava, nem sabia o que era editar, morei na roça, muitos anos, pesava algodão pra mais de duzentos pessoas e sabia o numero e o nome de cada um sem olhar no caderno, ai depois que conheci a internet, já estava com 56 anos de idade, passei a andar só nas paginas americanas, ai descobri que os americanos tem outra mentalidade, a minha, quando eles falam que a cannabis é a planta mais cognitiva que Deus colocou na terra, PORQUE OS BRASILEIROS SÓ FALAM MAL DA CANNABIS?? SOU MOTORISTA E APRENDI A DIRIGIR E A FUMAR AO MESMO TEMPO, HOJE JA FAZ 54 ANOS QUE FUMO UM E DIRIJO, E NÃO TENHO MULTA E NUNCA ME ENVOLVI EM ACIDENTES E NEM BATIDAS, PORQUE FIZERAM ISTO COM ESTA PLANTA QUE É MAL COMPREENDIDA, MEU DEUS. AS COISAS DE DEUS NÃO É PRA QUALQUER UM, MINHA MÃE TOMA O CANABIDIOL E TEM 94 ANOS TODOS OS IRMÃOS DELA MORREU DE PARKINSON OU ALZHAEMER, E ELA TAI MEMORIA CEM POR CENTO, JA REVALIDEI MINHA CNH A SINCO ANOS ATRAS FIZ TODOS OS EXAMES , AGORA VOU REVALIDAR NOVAMENTE, NA SEMANA QUE VEM, ESPERO PASSAR DE PRIMEIRA COMO TODAS AS VEZES, E MINHA CNH É CATEGORIA D. ISTO É HONESTIDADE INDIGNADA, SO QUE FICO 3 4 MESES SEM FUMAR UM PARA REVALIDAR MINHA CNH D OLHA OS MEUS PRIMOS ESTUDOU FORMOU TROXE ELES PRA VER O CANABIDIOL E ELES VIROU AS COSTAS E DEIXOU OS AVOS OS PAIS SOFRER E SI DROGA DURANTE OITO ANOS PRA MORRER A MINGUA, QUE ISTO SIRVA PRA ALGUEM E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS. ” BASTA OBSERVAR APENAS UMA LEI, A HONESTIDADE E TODOS OS NOSSOS SONHOS SERÃO REALIZADOS. (gibran khalil gibran)