GIRLS IN GREEN

Sabe aquele bud roxo lindão que você vê às vezes no feed do Instagram? Quer saber qual a explicação para esse fenômeno mágico? Vem com a gente que vamos explicar nesse texto!

Um assunto bastante comentado no mundo canábico – principalmente pelos curiosos de plantão – é a cannabis roxa. Ela existe mesmo? De onde ela vem? Por que ela fica desse jeito? Ah, são muitas as perguntas. E a gente quer responder todas elas aqui, nesse texto.

Muitas imagens circulam por aí da famosa Purple Haze e seus buds lindos, carregados, em um púrpura de encher os olhos. Mas vale dizer, não é só a Purple Haze que é assim: existem algumas outras strains mais propensas a desenvolver a coloração e também condições climáticas que ajudam com que essas plantinhas desenvolvam essa coloração também! 

Deu vontade de desbravar esse maravilhoso mundo das cannabis coloridíssimas? Vem com a gente que a gente te explica tudo sobre isso!

Mão segurando três buds roxos
Lindos buds roxinhos

O que deixa ela roxa?

Nem todos lembram, mas já tivemos uma conversa parecida há um tempo atrás. Muita gente vinha ao Instagram nos perguntar o que deixava a água do nosso hash bem roxinha, como se fosse um vinho. E a resposta, como é agora, está em uma substância incrível: a antocianina. A antocianina é um pigmento, e faz parte do famoso grupo dos flavonóides (aquele que torna o vinho a melhor bebida para nossa saúde, quando tomado com moderação), e carrega em si uma enorme importância para o nosso organismo.

Do-Si-Dos (Pyramid Seeds), tem as folhas roxas devido a temperatura e stress induzido no final da flora.

Os flavonoides não têm nada a ver com o sabor (flavor, em inglês). A palavra, na verdade, tem origem grega, e se relaciona com a cor amarela.

As antocianinas são encontradas em em inúmeros vegetais, frutas e até mesmo flores – e a sua coloração roxa, super roxa, azulada e até preta dependem do pH para se expressar.

Mas como assim, amarelo, se estamos falando de algo roxo?

Os flavonóides têm o poder de transformar as cores das plantas nas quais se faz presente. A antocianina traz tons puxados para o ciano (do azul até quase chegar ao preto). Quando a planta entra “no modo outono”, assim como bordos, que atingem uma coloração avermelhada, elas misturam ambos os tipos de pigmentação. Azul + vermelho = roxo. E aí vemos o resultado que tanto amamos!

Ok, e como eu faço para ela ficar roxa?

Muita calma nessa hora. Existem muitos mitos ao redor dessa questão! Sei que às vezes nós cultivadoras queremos brincar de “Deus”, mas tentar acordar uma característica numa planta que não tem a predisposição genética para isso vai ser apenas um fator estressante. Por isso:

Normalmente plantas de genéticas Purple tem seus buds roxos e folhas verdes!

  • Não use, de jeito nenhum, corantes na sua plantinha. Além de poder diminuir a saúde dela, você pode diminuir a sua, pois alguns corantes que vemos no mercado podem ser cancerígenos.

  • O segredo são as genéticas certas. Existem tipos de cannabis que contêm mais antocianinas, o que traz a possibilidade de se desenvolverem roxas.

  • Não é privando sua plantinha de oxigênio, gás carbônico ou outras substâncias que ela vai ficar roxa. O máximo que você vai conseguir é um marrom meio seco, pela perda da saúde da sua cannabis.

  • Growers mais experientes não recomendam que você coloque água gelada ou diminua a quantidade de luz da sua erva para conseguir algo perto do efeito desejado. Isso vai apenas expressar a sua planta.

  • Temperaturas mais baixas contribuem para o desenvolvimento da coloração roxa em plantas que já tem essa predisposição. Se você tem um cultivo indoor, turbine o ar condicionado no final do ciclo e observe a magia acontecer!

Strains para quem deseja uma planta de cannabis roxinha:

Infográfico com descrição de strains naturalmente roxas

O que a antocianina faz pela saúde?

Buds do tamanho de uma mão? Purple Kush grande e linda, com seus tons roxos

Como já mencionamos no texto citado acima, a antocianina possui propriedades terapêuticas na luta contra radicais livres, agindo como antioxidantes. Ela também pode ajudar a diminuir inflamações associadas com dores crônicas, combater tumores e doenças crônicas degenerativas – como Alzheimer, prevenir a perda de memória e até doenças como glaucoma.

Outros tipos de plantas com antocianinas são: mirtilos, cerejas, morangos, framboesas, amoras, ameixas pretas, uvas, açaí e até mesmo nossa planta favorita: a cannabis!

Então, mande a ver nessas comidas super nutritivas para usufruir dos efeitos antioxidantes!

Planta de cannabis com bud roxo
Bud de cannabis roxo

Qual a função da antocianina nas flores de cannabis?

Tudo roxo!!! Essa planta crescida outdoor tem seu bud e suas folhas escuras

Pensando na agricultura, o principal motivo pelo qual as flores têm cores tão belas é a polinização. Isso é, a coloração roxa funciona como uma roupa linda que a gente coloca para aquele date com a gatinha ou com o gatinho – a flor também quer chamar atenção das abelhinhas polinizadoras com a sua beleza. Isso faz muito sentido no cultivo outdoor! Mágico, não é mesmo?

E os efeitos?

Não existem indícios de que a cannabis roxa vai te dar algo diferente apenas por ser roxa. Tudo tem a ver com a strain, seu perfil de canabinoides e terpenos. Quanto a antocianina, ela pode ser melhor aproveitada caso você faça comestíveis com a planta. Fumar não vai preservar essas suas qualidades – mas você pode obter benefícios para a sua saúde parecidos através de strains com mais CBD.

Agora, você já sabe como ter aqueles lindos buds roxos perto de você. E, como sabemos como é difícil encontrar sementes de strains diferentes por aqui, não se desespere: aproveitar uma cannabis de qualidade, mesmo que não seja roxa, pode ser tão ou mais legal. Afinal, a gente tem que ser grato pelo que tem, né?

guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
bruh.vecchi@hotmail.com
2 anos atrás

Queria morar nesse post 💜

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

<3

bruh.vecchi@hotmail.com
2 anos atrás

Queria morar nesse post 💜

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

<3

bruh.vecchi@hotmail.com
2 anos atrás

Queria morar nesse post 💜

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

<3

Bruna Devecchi
2 anos atrás

Queria morar nesse post 💜

Girls In Green
2 anos atrás
Reply to  Bruna Devecchi

<3