Haxixe

O que é um chillum?

Você já ouviu falar do Chillum? Entenda como acontece essa prática tradicional, para muitos sagrada, da cannabis e porque ela é tão famosa na Índia.

Vocês sabem o que é um Chillum?

Quando pensamos no consumo tradicional da cannabis e do haxixe, não podemos deixar esse artefato de lado. Pela história, dizem ser natural da Índia, mesmo que alguns tenham sido encontrados em países africanos e na América do Sul. Além de ser um instrumento incrível para quem faz uso da erva ou de concentrados, ele tem uma história extremamente interessante, ligada a rituais religiosos de contemplação e ligação aos deuses.

Ficou interessado em saber mais? Aqui, vamos contar um pouquinho mais da história, dos rituais envolvidos e de como você pode usar o chillum!

Origens e histórias

Como falamos anteriormente, o chillum diz-se ser natural da Índia, embora alguns tenham sido encontrados também na América do Sul. Por isso, a origem exata do chillum é incerta. 

O instrumento tornou-se mais conhecido no século 20, mas sabemos que foi utilizado em contextos espirituais desde o século 18 por monges hindus e homens sagrados (Sadhus) na região do Himalaia. É um “pipe” feito artesanalmente, comprido e de forma cônica, de cerâmica. O material ajuda a resfriar a fumaça e manter o sabor, o que também é uma estratégia de Redução de Danos!

 Na Índia, é preparado com o famoso Charas (Hash feito esfregando a mão nas plantas de Cannabis em grandes altitudes) e tabaco. Ele é utilizado de modo coletivo, em uma roda, e tem que ser segurado pelas duas mãos.

Engraçado pensar que no século 18 a galera já estava reduzindo danos sem nem ao mesmo saber, não é?

Chillum com haxixe e tabaco
Chillum com haxixe e tabaco

Sobre os rituais

O significado espiritual desse tipo de pipe é comparável à ingestão de vinho tinto pelos católicos. O chillum provavelmente data de antes da introdução do tabaco na Índia, e era usado para fumar ópio e outras substâncias psicoativas. Frequentemente, um chillum é partilhado por um grupo. Na Índia são fabricados localmente, baratos e fáceis de adquirir. O chillum foi introduzido pela primeira vez na Europa e EUA pelo movimento hippie dos anos 60.

Cada pessoa dá uma tragada e passa para o seu lado direito. A famosa frase “boom Shankar” vem do uso do Chillum. Os homens sagrados levavam-o em direção à sua testa na hora de acender, convidando o deus Shiva e alguns outros para aproveitar do prazer do hash com eles.

Como é preparado

Hoje, uma das misturas mais usadas para o chillum é:

  • Tabaco equivalente a um cigarro (entre meio e inteiro)

  • Haxixe (entre 0.5 e 1.5 gramas)

Primeiro, você deve aquecer o tabaco (sem queimá-lo) para que ele seque e esfarele bem.  Faça isso na própria mão ou em uma tigela. Depois, junte o haxixe e misture com os dedos. Transfira a mistura para o recipiente do chillum (onde há uma pequena pedra). Em seguida, coloque um filtro por cima da boquilha do chillum, e ele estará pronto para fumar!

Algumas dicas de uso:

  • Tenha bastante cuidado para que sua boca não entre em contato direto com o chillum. A forma na qual você segura faz diferença!

  • Prenda o chillum entre o dedo mindinho e o dedo anelar, com a extremidade apontando para cima. Se você estiver fumando com outra pessoa e planeja compartilhar, então envolva-o com as duas mãos para formar uma câmara com os dedos. Peça ao seu amigo que acenda o cachimbo enquanto você extrai a fumaça entre o polegar e o indicador.

  • Você também pode usar o chillum para fumar cannabis.

  • Os chillums originais eram feitos de barro, pedra ou madeira. Hoje, eles também podem ser feitos de vidro, quartzo, cerâmica ou metais.

  • Um chillum pode ajudar a impedir que você inale detritos indesejados, proporcionando uma brisa mais limpa. Eles também são eficientes, o que significa que mais fumaça entra nos pulmões do que é difusa no ar ao seu redor.

Limpando o chillum

Fazer a limpeza do instrumento também é um ritual. Para fazê-lo, normalmente é usado um pano para esfregar para cima e para baixo do chillum. Para facilitar, um palito de madeira com um pouco de safi enrolada, ou um pano com a malha bem fina.

Retira-se também a pedra para limpá-la. É preciso dar atenção para todas as fissuras na pedra e limpar entre elas.

Regras para uso tradicional do chillum

Existem algumas regras de etiqueta para quem deseja usar o chillum de uma maneira mais espiritual. As principais são:

  • A pessoa que preparou o chillum é quem começa fumando

  • Se o chillum é especial para seu dono, ele pode querer limpá-lo ele mesmo após o uso.

  • O haxixe tradicionalmente usado é preto e feito à mão, como o charas indiano. O haxixe nepalês ou himalaio também é bom

  • Muitos passam sempre para o lado direito.

Boom Bolenath!

Sobre o uso contemporâneo de coisas tradicionais, o Chillum está é presente na pista dos festivais de PsyTrance pelo mundo!

Gostou de saber disso? Já usou um chillum? Conte pra gente a sua experiência!

Comments are closed.