GIRLS IN GREEN

Seu concentrado canábico começa no cultivo. Para que ele seja incrível, você precisa conhecer muito bem os tricomas e seu período de maturação. Vem entender o porquê!

Tricomas não são apenas importantes para fazer haxixe: eles SÃO o haxixe. Por isso, não é um exagero falar que a sua qualidade é essencial para quem deseja um bom concentrado canábico. Também é correto afirmar que seu hash não nasce apenas no momento da extração, e sim no cultivo. Não bastam os melhores equipamentos — aprender a arte de cultivar tricomas é a melhor ferramenta para qualquer hash maker!

Um dos pontos fundamentais é entender a maturação dos tricomas. Se eles não estiverem no ponto certo, seu concentrado perderá em potência e em sabor. Basicamente, vai do top ao flop. 

A gente não quer que você perca tempo, materiais e recursos fazendo um concentrado que não vai dar bons resultados. Por isso, resolvemos explicar aqui como a maturidade dos tricomas pode influenciar, de forma positiva ou negativa, na qualidade final do seu haxixe. 

Bora virar uma máquina de fazer crema? Vamos nessa!

Quando surgem os tricomas?

Os tricomas, que são esses pequenos pontos brilhantes distribuídos pelas flores e algumas das folhas da maconha, começam a surgir durante a floração. Conforme se desenvolvem, passam a concentrar a maior parte dos canabinoides, terpenos e terpenoides presentes na planta. 

É importante lembrar que eles não são estruturas exclusivas da cannabis! Diversas outras espécies apresentam tricomas, que podem servir como mecanismo de defesa e até para atrair presas, no caso das plantas carnívoras. Você pode saber mais sobre os tricomas aqui!

Na maconha, existem três tipos principais de tricomas:

Os diferentes tipos de tricomas da cannabis
Fonte: Researchgat
  • Bulbosos: pequeninos e espalhados na superfície da planta inteira, podem ter aproximadamente 10 a 15 micrômetros.
  • Sésseis capitados: são ligeiramente maiores, compostos por uma cabeça e um talo. 
  • Capitados pedunculados: podem chegar a 100 micrômetros de largura, o que significa que são muito maiores e podem ser vistos com facilidade a olho nu. Ele é composto por uma haste de células epidérmicas e hipodérmicas, que se formam em uma célula basal que, por sua vez, se liga a uma cabeça de glândula. A cabeça da glândula, mantida unida por uma camada de cutícula cerosa, serve como epicentro para a síntese de canabinoides e terpenoides.

Os tricomas capitados pedunculados são os principais quando o assunto é fazer haxixe — então, quanto mais deles, maior o rendimento da sua planta.

Quanto tempo leva para amadurecer os tricomas?

A floração pode levar até doze semanas, dependendo muito da cepa que você escolheu cultivar. Normalmente, a partir da sétima semana, podemos observar a maturação dos tricomas e entender se eles estão prontos ou não para a colheita. 

Além do tempo, outros fatores podem atrapalhar o desenvolvimento dos tricomas! A quantidade de luz que a planta está recebendo é um deles: se a planta não receber luminosidade suficiente, pode não ter energia para se dedicar ao desenvolvimento e amadurecimento dos tricomas. Portanto, é fundamental seguir o fotoperíodo adequado da fase, que requer 12 horas de luz e 12 horas no escuro.

Se o seu tricoma não está amadurecendo, esse pode ser o motivo. 

“Mas como identificar a maturação dos meus tricomas, meninas?”

Um grande indicador da maturação dos tricomas está em suas cores! 

  • Transparentes: essa coloração é indicadora do estágio inicial dos tricomas, e significa que estão bem imaturos;
  • Brancos: assim, já estão um pouco mais maduros, mas não completamente;
  • Âmbar-dourado: completamente maduros.
As diferentes maturações dos tricomas, haxixe
Fonte: Greenbudguru

É importante respeitar o tempo de maturação, já que o amadurecimento do tricoma está relacionado à quantidade de óleo e de canabinoides, terpenos e terpenos presentes no seu interior:

  • À medida que o pico de concentração de tetrahidrocanabinol (THC) se aproxima, os tricomas adquirem uma coloração translúcida. Essa cor é resultado da produção da resina pelas glândulas. No entanto, os níveis de canabidiol (CBD) ainda são baixos neste momento. Ao mesmo tempo, as moléculas aromáticas estão no auge!
  • Na maioria dos casos, a planta é colhida quando a cabeça do tricoma começa a ficar opaca — indicativo de que há um nível mais alto de THC, que pode produzir os melhores efeitos. 

Na hora de observá-los, pode ser bem interessante contar com uma lupa!

Vista Macro do Tricoma Capitado e da cabeça de tricoma
Foto: Zoomgardens

Como a maturação dos tricomas influencia no haxixe?

O seu haxixe é, basicamente, os tricomas de suas plantas separados da matéria vegetal (ou seja, das flores e folhas da maconha). Por isso, é bem óbvio que sua maturidade tenha bastante a ver com o resultado final. Podemos dizer que:

Tricomas transparentes, imaturos
Fonte: @kandidkush

Um concentrado feito com muitos tricomas imaturos, ou transparentes, pode parecer lindo para os amantes de haxixes clarinhos. Entretanto, dificilmente o sabor e a potência desse concentrado serão bons o suficiente, seja para uso medicinal ou adulto. Tricomas imaturos ainda não atingiram sua capacidade, e os resultados podem ser bem decepcionantes, por mais que pareçam incríveis no potinho. Não vale a pena sacrificar efeitos pela aparência, né?

Tricomas Leitosos
Fonte: @kandidkush

Um concentrado feito com mais tricomas brancos e leitosos pode atingir um patamar bem equilibrado em termos de aparência, sabor e potência. Esses tricomas vão ter uma quantidade maior de THC, outros canabinoides e terpenos. Além disso, eles vão ser mais fáceis de manejar, principalmente se você está fazendo ice water hash — já que estarão ainda mais estáveis e com menos óleo do que quando deixamos que amadureçam completamente. Seu efeito normalmente é mais estimulante.

Tricomas Âmbar, mais maduros
Fonte: @kandidkush

Um concentrado feito com mais tricomas âmbar pode ser muito saboroso, mas mais difícil de lidar! A membrana do tricoma já estará no limite por estar carregando tanta resina, o que a torna mais quebradiça. Seus equipamentos podem ficar bem grudentos e cheios de óleo por conta disso, o que torna o manejo complexo. Outro ponto é que, com o tempo e a oxidação, o THC se transforma em canabinol (CBN). Isso torna os efeitos do haxixe mais sedativos do que estimulantes. O concentrado também pode ficar mais escurinho.

E qual a melhor hora de colheita para os hash makers?

Os lindos tricomas da cannabis

Como já falamos, na grande parte das vezes, as plantas são colhidas quando a cabeça do tricoma começa a ficar branquinha e opaca. Mas cada pessoa tem uma preferência na hora da colheita:

  • Existem pessoas que preferem colher suas plantas quando 80% dos tricomas estão em um branco mais leitoso e 20% ainda estão transparentes, com poucos tricomas âmbar. Essa é a galera do haxixe mais claro!
  • Quem deseja um concentrado com colorações mais escuras e texturas mais oleosas colhe suas plantas quando existe uma porcentagem maior de tricomas âmbar (super maduros). Algumas pessoas acreditam que o melhor é colher quando estão 70% em um branco leitoso e 30% na cor âmbar.

Para concluir:

O que precisamos para fazer um concentrado de qualidade é uma boa quantidade de tricomas brancos e âmbar. A proporção deve ser determinada pelo hash maker de acordo com suas preferências em sabor, aroma, efeitos e perfil de canabinoides! 

Por isso, plantar para fazer haxixe requer conhecimento para entender sua planta, seus tricomas e suas intenções. Pode ser que você não consiga o melhor concentrado do mundo nas primeiras tentativas — mas fazer um bom diário de cultivo, anotar todas as observações e experimentar diferentes cepas pode ser um ótimo jeito de se tornar um hash maker cada vez melhor.

E é preciso lembrar que:

  • Um haxixe mais claro não será necessariamente melhor do que um haxixe escuro. A galera da crema pode até ter preconceito, mas a coloração de um concentrado nem sempre vai ser um indicativo de qualidade.
  • Colher as plantas muito cedo para ter um haxixe mais claro pode significar a perda de todo o trabalho do cultivo e da extração. 
  • Você pode seguir todos os conselhos da internet — mas a sua fórmula especial é o que vai diferenciar o seu hash. Por isso, mãos à obra!

E aí, gostou de entender melhor a relação entre a maturação dos tricomas e o seu haxixe? A gente sabe: esse rolê tem nuances que apenas com mais experiência é possível entender. Mas o primeiro passo, que é buscar conhecimento sobre o assunto, você já deu. Vamo que vamo!

Para ficar por dentro de todas as nossas dicas sobre maconha, haxixe, Redução de Danos e diversas outras temáticas relacionadas, é só seguir nosso Instagram @girlsingreen710.

Até a próxima!

guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guto Hax Men
Guto Hax Men
5 meses atrás

Ce e loko, da pra ficar o dia inteiro lendo sobre hax

ferraBRas
ferraBRas
1 mês atrás

Sensacional 👏👏👏