Saúde

Maconha e nutrição: Benefícios do cânhamo na dieta

Você sabia que as sementes de cânhamo são consideradas um superalimento? Vem com a gente descobrir suas propriedades para o organismo!

Maconha e cânhamo: tão iguais, mas tão diferentes. O cânhamo é uma variedade da Cannabis sativa que contém pouquíssimos traços de tetrahidrocanabinol (THC) — por isso, é usado para a extração de canabidiol (CBD) e aplicações industriais. Entretanto, outro lado um pouco menos explorado dessa plantinha é a nutrição!

Muitos especialistas consideram o cânhamo, principalmente suas sementes, um superalimento. Isso porque elas oferecem uma gama imensa de benefícios para a saúde, como proteger o cérebro, melhorar a saúde cardíaca e até contribuir para eliminar problemas de pele. As sementes de cânhamo são ricas em diversos nutrientes essenciais para o nosso organismo, o que significa que podem ser uma opção incrível para complementar nossa dieta!

Já tinha ouvido falar no cânhamo, mas não tá ligade em tudo que ele pode oferecer ao seu belo corpinho? Aqui, a gente conta tudo para você! Vem com a gente.

Foto colorida sem fundo, mostrando uma porção de sementes de cânhamo descascadas
Sementes de cânhamo descascadas Fonte: foodtolive

Cânhamo é fonte de nutrição

As sementes de cânhamo, consideradas tecnicamente uma noz, são muito nutritivas. Elas são frequentemente chamadas de corações de cânhamo e possuem um gosto bem similar ao de outras oleaginosas — ou seja, podem ser adicionadas ao açaí da larica, molhos tipo pesto, smoothies e até mesmo saladas de frutas!

Sementes de cânhamo contêm mais de 30% de gordura. Mas calma que é gordura boa! Elas são excepcionalmente ricas em dois ácidos graxos essenciais: o ácido linoleico (ômega-6) e ácido alfa-linolênico (ômega-3). Eles também contêm ácido gama-linolênico, que tem sido associado a vários benefícios à saúde.

Além disso, mais de 25% de suas calorias totais são provenientes de proteínas de alta qualidade. Isso é consideravelmente mais do que alimentos semelhantes, como sementes de chia e linhaça, cujas calorias são de 16 a 18% de proteína. Isso é legal principalmente para a galera que ama um treino ou que segue uma dieta vegana e precisa sempre de uma dose extra desse macronutriente! 

Pesquisas apontam que as sementes de cânhamo também são uma ótima fonte de:

  • Vitamina E;
  • Vitamina B-6;
  • Niacina;
  • Riboflavina;
  • Tiamina;
  • Folato;
  • Fósforo;
  • Potássio
  • Sódio;
  • Magnésio;
  • Enxofre;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Zinco.

As sementes de cânhamo podem ser ingeridas cruas, cozidas ou assadas, sozinhas ou em receitas. Outra maneira de usar é através do próprio óleo de semente de cânhamo, que também é muito saudável e tem sido usado como alimento e remédio na China há pelo menos 3.000 anos.

Foto colorida mostra pote contendo sementes de cânhamo e uma colher de cerâmica branca com óleo de sementes de cânhamo,  sobre uma mesa de granito.
O óleo de semente de cânhamo é muito saudável  Fonte: aadhunikayurveda

Reduza riscos de doenças cardíacas com cânhamo

Problemas relacionados ao nosso coração são a causa número um de mortes em todo o mundo — um motivo mais do que suficiente para nos preocuparmos com a saúde desse órgão tão importante.

Curiosamente, comer sementes de cânhamo pode diminuir o risco de doenças cardíacas! Isso porque as sementes contêm grandes quantidades de arginina, um aminoácido que produz óxido nítrico. O óxido nítrico é uma molécula de gás que dilata e relaxa os vasos sanguíneos, levando à redução da pressão arterial e à redução do risco de doenças cardíacas. Incrível, né?

Em um grande estudo que analisou dados de mais de 13.000 pessoas, o aumento da ingestão de arginina correspondeu à diminuição dos níveis de proteína C-reativa (PCR), um marcador de inflamação. Altos níveis de PCR estão ligados a doenças cardíacas.

O ácido gama-linolênico encontrado nas sementes de cânhamo também foi associado à redução da inflamação, o que pode diminuir o risco de doenças como doenças cardíacas.

Além disso, estudos em animais mostraram que as sementes de cânhamo ou o óleo de semente de cânhamo podem reduzir a pressão arterial, diminuir o risco de formação de coágulos sanguíneos e ajudar o coração a se recuperar após um ataque cardíaco.

TPM, menopausa e as sementes de cânhamo

Dores, desconforto, inchaço, mudanças de humor… Estima-se que até 80% das mulheres em idade reprodutiva podem sofrer de sintomas físicos ou emocionais causados ​​pela síndrome pré-menstrual (a famosa e temida TPM). Estudos mostram que esses desconfortos provavelmente são causados ​​pela sensibilidade ao hormônio prolactina.

Mas o cânhamo também pode ajudar nisso! O ácido gama-linolênico (GLA), encontrado nas sementes de cânhamo, produz prostaglandina E1, que reduz os efeitos da prolactina. Em um estudo em mulheres com TPM, tomar um grama de ácidos graxos essenciais, incluindo 210 mg de GLA, por dia resultou em uma diminuição significativa dos seus sintomas. Que tudo, meninas e menines!

O óleo de prímula, que também é rico em GLA, é outra boa opção e pode ser altamente eficaz na redução dos sintomas de mulheres que não tiveram sucesso em outras terapias para aliviar a TPM. Ele diminuiu a dor e sensibilidade nos seios, depressão, irritabilidade e retenção de líquidos associados à TPM.

E, como as sementes de cânhamo são ricas em GLA, vários estudos indicaram que elas também podem ajudar a reduzir os sintomas da menopausa. Não se sabe exatamente como isso tudo funciona na prática, mas o GLA nas sementes de cânhamo pode regular os desequilíbrios hormonais e a inflamação associados à condição.

A semente de cânhamo tem diversas propriedades benéficas pra nossa saúde

Cânhamo ajuda a melhorar a digestão

Você deve saber que as fibras são uma parte essencial da nossa dieta e estão ligadas a uma melhor saúde digestiva. E as sementes de cânhamo inteiras são uma ótima fonte de fibras solúveis e insolúveis, contendo 20% e 80% de cada, respectivamente.

A fibra solúvel forma uma substância semelhante a um gel em seu intestino. Além de se tornar uma fonte valiosa de nutrientes para bactérias digestivas benéficas, também pode reduzir picos de açúcar no sangue e regular os níveis de colesterol.

Já a fibra insolúvel adiciona volume às fezes e pode ajudar a passagem de alimentos e resíduos pelo intestino. Também tem sido associado a um risco reduzido de diabetes!

No entanto, as sementes de cânhamo descascadas ou descascadas – também conhecidas como corações de cânhamo – contêm muito pouca fibra, porque a casca rica em fibras foi removida. Então, se o seu objetivo for esse, preste atenção na embalagem do produto.

E, por último: melhore sua pele com cânhamo

Sim: se você quer ter uma cútis impecável, o cânhamo pode se tornar seu melhor amigo. Se liga na explicação!

Os ácidos graxos podem afetar as respostas imunes em seu corpo, e estudos sugerem que nosso sistema imunológico depende do equilíbrio dos ácidos graxos ômega-6 e ômega-3. E, como já mencionamos, as sementes de cânhamo são uma boa fonte de ácidos graxos poliinsaturados e essenciais. Eles têm uma proporção de 3:1 de ômega-6 para ômega-3, que é considerada a faixa ideal.

Estudos demonstraram que dar óleo de semente de cânhamo a pessoas com eczema pode melhorar os níveis sanguíneos de ácidos graxos essenciais. O óleo também pode aliviar a pele seca, melhorar a coceira e reduzir a necessidade de medicamentos para a pele.

Além de tudo isso, o cânhamo pode…

Tabela nutricional da semente de cânhamo

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 3 colheres de sopa de sementes de cânhamo contêm 116 calorias e os seguintes nutrientes:

Proteína 9,47 g
Carboidratos 2,60 g
Gordura 1,20 g
Ácidos graxos totais14,62 g
Ácidos graxos monoinsaturados1,62 g
Gordura poliinsaturada11,43 g
Ácidos graxos saturados1,38 g

E aí, gostou dessas informações? Esperamos que elas tenham ajudado você, e que você possa adicionar o cânhamo na sua dieta para equilibrar esse corpinho cada vez mais. Afinal, saúde é nosso bem mais precioso!

Para ficar de olho em todo o nosso conteúdo, não esqueça de nos seguir lá no Instagram @girlsingreen710.

Até a próxima!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments