Haxixe

LIOFILIZADOR: UMA INTRODUÇÃO AO FREEZE DRYER NA INDÚSTRIA DO HAXIXE

O liofilizador, ou freeze dryer, mudou o jogo no mercado legal, permitindo uma secagem muito mais rápida e eficiente quando o assunto é ice. Aqui, conheça essa máquina!

Se tem uma máquina que revolucionou o mercado do haxixe, especialmente quando falamos de ice, é o liofilizador. Conhecido aqui na gringa como freeze dryer, ele inovou a secagem dos concentrados, reduzindo o tempo de espera, aumentando a eficiência do processo e, acima de tudo, entregando um produto de qualidade preservadíssima no final. Como fica melhor do que isso, né?

Assim como tantas outras coisas dentro do universo dos concentrados, o liofilizador depende de uma receitinha de bolo que normalmente varia de hash maker pra hash maker. Mas uma coisa é certa: se não fosse ele, seria impossível ter acesso àquele haxixe branquinho, praticamente livre de oxidação, que é tão bonito de se ver.

Aqui, a gente vai dar uma introdução ao liofilizador. Vamos falar para você o que é essa máquina, o que ela faz e quais os motivos pelos quais ela se tornou uma queridinha dentro da indústria do haxixe. Bora desvendar mais esse mistério?

 

O que é um liofilizador?

O liofilizador (ou freeze dryer) é uma máquina que transformou o mercado legal, onde é fundamental produzir em larga escala com segurança. Ela foi trazida da indústria de alimentos, e também é bastante usada na indústria farmacêutica. 

Esse equipamento utiliza a técnica da liofilização. Basicamente, ela desidrata o material através do congelamento sob vácuo. Então, o gelo formado é sublimado — ou seja, passa diretamente do estado sólido para o gasoso sem alterar a constituição dos tricomas. 

O processo ocorre em câmaras onde a temperatura aumenta e a pressão do ar diminui. Isso permite que os microcristais de gelo evaporem sem romper as estruturas moleculares dos tricomas. Assim, todas as suas propriedades continuam intactas.

Quando usados nas configurações corretas, um freeze dryer pode tirar de 96 a 99% da água do haxixe recém-coletado. E o melhor: isso tudo em menos de 24h!

 

Quais as vantagens do liofilizador na produção de haxixe?

liofilizador
Haxixe coletado entrando no freeze dryer. Imagens: Girls in Green.

Pelo que a gente já falou, já dá para ter uma ideia de alguma das principais vantagens de usar um liofilizador. Aqui, reunimos as que achamos mais interessantes quando o assunto é esse equipamento:

  • Rapidez e eficiência: os liofilizadores removem a umidade do haxixe de maneira rápida e uniforme. O processo de secagem é concluído em apenas 24 horas ou menos, economizando tempo em comparação com o air dry.
  • Preservação da cor original: ao reduzir a oxidação, os liofilizadores mantêm a cor original do haxixe. Isso é especialmente importante, já que o haxixe ice seco ao ar muitas vezes tende a escurecer devido à oxidação.
  • Eliminação completa da umidade: os freeze dryers removem totalmente a umidade, evitando a formação de bolsões úmidos no seu material. Isso ajuda a prevenir o crescimento de mofo, proporcionando um produto final mais seguro e de melhor qualidade.
  • Economia de espaço: os liofilizadores minimizam o espaço necessário para o processo de secagem, já que não é preciso espalhar o haxixe finamente sobre uma grande área de superfície. Isso otimiza a eficiência do espaço de produção.
  • Menos trabalho na preparação: ao contrário de outros métodos que exigem a moagem prévia do haxixe úmido, os liofilizadores permitem que o haxixe seja colocado diretamente no equipamento sem a necessidade de microplanagem ou peneiragem. Isso reduz a intensidade do trabalho e minimiza o desperdício de haxixe.
  • Menos danos estruturais: os liofilizadores causam menos danos estruturais ao haxixe em comparação com métodos de secagem. Isso preserva a integridade do produto final, resultando em uma qualidade superior.

 

Como funciona o liofilizador?

Quando se usa um freeze dryer, é essencial saber quais configurações usar. A sublimação acontece de maneira otimizada se o concentrado for exposto ao máximo de área ao ar livre e de superfície possível nas bandejas do secador por congelamento. Isso significa que, quando você estiver retirando o hash das bolsas de filtragem, precisará colher em uma consistência semelhante a uma massa de crepe, com muito mais água do que para a secagem ao ar. 

Existem três configurações básicas no liofilizador:

  • Tempo do freezer;
  • Tempo final de secagem;
  • Temperatura da prateleira.

Quando o freeze dryer executa um ciclo completo, ele começa com um ciclo de congelamento, usado para congelar o produto e reduzir a temperatura da câmara. Em seguida, a máquina inicia seu processo principal de secagem, que pode durar de 10 a 16 horas, dependendo da quantidade de água necessária para retirar. 

Depois que o sistema detectar que não está retirando uma grande quantidade de água do material, ele entrará em seu ciclo final de secagem e funcionará pelo período de tempo pré-definido. Ao observar as configurações para iniciar um ciclo de congelamento a seco, a temperatura da prateleira é uma das coisas a serem observadas e verificadas sempre que o sistema é executado. 

 

Como configurar um liofilizador?

Assim fica um haxixe sequinho depois de passar pela máquina. Imagem: Girls in Green.

Bom, veja bem… assim como todo hash maker tem sua receitinha de bolo ao fazer o haxixe, normalmente as configurações do freeze dryer também variam — e muito! Tem gente que guarda segredo, tipo a receita da Coca-Cola. Mas existem algumas linhas gerais que quem tá começando pode usar como guia.

Quando o assunto é temperatura, é preciso cuidado. O padrão de fábrica de um liofilizador é 125 F, aproximadamente 51°C. Isso é quente demais e pode arruinar seu haxixe! Ela deve ser alterada para no máximo 50 F (10°C). 

Já o tempo de secagem varia. Eles podem ser medidos por dois fatores básicos: a quantidade de concentrado e quão seca ou oleosa sua resina é naturalmente. 

  • A resina mais seca tende a precisar de um tempo de secagem um pouco menor. Ela poderá ser executada em uma temperatura mais alta da prateleira sem sacrificar a qualidade. 
  • Resinas mais instáveis podem precisar de tempos de secagem mais longos para secar completamente e reduzir as temperaturas da prateleira, a fim de preservar a cabeça do tricoma e impedir que ela derreta. 

No site da Press Club, a indicação da galera é:

  • Temperatura: de 30 a 35 F;
  • Tempo de freezer: 6h;
  • Tempo de secagem: 4h15.

 

E aí, curtiu?

A gente ama falar de haxixe, ainda mais quando unimos a tecnologia a essa arte milenar. Então, fica de olho nas nossas atualizações para saber ainda mais sobre esse universo incrível.

E não esqueça: lá no Instagram @girlsingreen710, sempre tem novidade!

Até a próxima!

 

FAQ

O que é um liofilizador?

O liofilizador (ou freeze dryer) é uma máquina que transformou o mercado legal, onde é fundamental produzir haxixe em larga escala com segurança. Ela foi trazida da indústria de alimentos, e também é bastante usada na indústria farmacêutica. 

O que um liofilizador faz?

O freeze dryer utiliza a técnica da liofilização. Basicamente, ela desidrata o material através do congelamento sob vácuo. Então, o gelo formado é sublimado. Ou seja, passa diretamente do estado sólido para o gasoso sem alterar a constituição dos tricomas. 

Quais as vantagens de usar um liofilizador para secar haxixe?

O uso de liofilizadores na fabricação de haxixe oferece benefícios significativos em termos de eficiência, preservação de características visuais, segurança do produto e simplificação do processo de secagem.

Quais as configurações recomendadas para um liofilizador?

As configurações variam muito de produtor para produtor. Segundo a Press Club, a indicação é:

  • Temperatura: de 30 a 35 F;
  • Tempo de freezer: 6h;
  • Tempo de secagem: 4h15.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments