Redução de Danos

LARICA: COMO CONTROLAR A FOME DEPOIS DE USAR MACONHA

Cansou de ter que refazer as compras do mês toda semana por conta dela? Aqui, a gente conta as melhores formas de como controlar a larica depois de fumar unzinho.

Você provavelmente já experimentou aquela sensação de fome que mais parece um buraco negro no seu estômago depois de usar a erva, certo? A famosíssima larica pode afetar qualquer maconhista, seja iniciante ou experiente. E, mesmo que às vezes ela até seja útil (principalmente se você tem problemas com o apetite), para grande parte das pessoas sentir isso pode se tornar inconveniente e até irritante. Então, como controlar a larica?

Pode ser fumada, vaporizada ou até mesmo ingerida: é um consenso que a maconha faz a gente querer comer um petisquinho gostoso. Isso pode ser um desafio, seja em situações nas quais você não tem nada para beliscar por perto ou mesmo se você está tentando controlar o peso. Por isso, encontrar as maneiras corretas de lidar com a larica é uma missão importante na jornada de qualquer usuário.

Hoje, a gente vai contar para vocês um pouquinho mais sobre essa fome de leão que nos acomete depois de fumar unzinho, e como você pode controlar a larica — ou torná-la sua aliada. Bora entender tudo isso?

 

O que é larica?

A larica é aquela sensação de fome inexplicável que aparece depois do consumo da maconha. Mas como ela é causada, e quais os motivos por trás desse efeito?

Como já explicamos por aqui, a maconha induz a sensação de fome principalmente devido à interação do seu principal componente chapante, o tetrahidrocanabinol (THC), com o nosso sistema endocanabinoide. O THC ativa os receptores canabinoides. Essa rede complexa de receptores no cérebro e em outras partes do corpo regula vários processos fisiológicos, incluindo o apetite e o equilíbrio energético.

Além disso, o THC atua em áreas primitivas do cérebro, incluindo aquelas que controlam as emoções e o apetite, interagindo com receptores que normalmente respondem a substâncias químicas produzidas pelo próprio corpo, chamadas endocanabinoides. Eles também podem promover a liberação do hormônio grelina, conhecido por estimular a fome e aumentar a sensibilidade ao olfato, tornando os aromas dos alimentos mais intensos e aumentando o desejo de comer.

Estudos indicam que o THC pode estimular neurônios que normalmente desligam durante as refeições, promovendo mais ingestão quando a maconha é consumida. Além disso, o THC aumenta a liberação de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa. Isso pode fazer com que a comida seja percebida como mais gostosa, incentivando o consumo dos petisquinhos disponíveis.

 

Como controlar a larica?

como controlar a larica
Quem nunca? GIF: Wretched and Divine.

Agora que você já entende o que acontece no seu corpo que deixa você se sentindo extremamente faminto, anota aí as nossas dicas de como controlar a sua larica:

 

Mantenha uma boa rotina de refeições

Aparentemente, você é mais propenso a ceder a larica (principalmente aos seus desejos alimentares menos saudáveis) caso sua rotina alimentar não seja tão adequada. Por isso, uma boa recomendação é entender como controlar seu apetite ao longo do dia, distribuindo bem as refeições. Criar uma cronograma com café da manhã, almoço, janta e alguns lanchinhos adequados entre essas refeições maiores pode ser uma ótima ideia. 

Além disso, teste qual o melhor momento para consumir maconha: use-a antes ou depois de uma das refeições maiores para ver como seu organismo se comporta. Antes da refeição, se ela abrir seu apetite de uma maneira saudável, ótimo! E se, depois da refeição, ela não gerar nenhum gatilho porque você já está se sentindo satisfeito, melhor ainda.

 

Beba água!

Às vezes, a sede é interpretada erroneamente como fome pelo nosso cérebro. Acontece! Por isso, manter-se bem hidratado pode ajudar a eliminar a sensação de vazio no estômago.

Ensaios clínicos descobriram que a água pode reduzir efetivamente o apetite e até ajudar na perda de peso. A água enche o estômago, mas não tem calorias. E ela também não vai gerar um rombo no seu cartão de crédito no fim do mês, diferente do fast food que você pede toda vez depois de acender um.

Se a água não satisfizer seus desejos, você pode querer experimentar algo um pouco mais saboroso, como um bom chá. Os chás são ótimos porque vem em uma variedade de sabores, são hidratantes e, o melhor de tudo, normalmente são bem acessíveis.

Então, que tal fumar aqui e tomar um chá?

como controlar a larica
Icônica Maria Alice Vergueiro!

 

Faça um bom exercício

Pesquisas já mostraram que o exercício físico, principalmente aeróbico, ajuda a suprimir a distribuição da grelina, o hormônio da fome. Por isso, se você já sabe que vai querer comer tudo o que ver pela frente depois de dar uns peguinhas no beck, planeje uma corrida leve, um rolê de bike ou mesmo uma caminhada, se você prefere um esporte de baixo impacto.

O melhor aqui é que você já vai unir o útil ao agradável. Além de lutar contra a larica, essa é a melhor maneira de finalmente tirar o projeto verão da gaveta e ser feliz com o bumbum na nuca!

 

Destraia sua mente (e sua boca)

Não é só depois de usar maconha que a gente usa a comida como forma de passar o tempo, né? Quem tem ansiedade sabe que ela pode se tornar uma maneira de distrair a nossa cabeça. Por isso, se você não quer usar um lanchinho dessa forma, o jeito é se distrair de outras maneiras.

Se você não é do exercício, que já mencionamos ali em cima, existem outras maneiras mais leves de se manter ocupado. Assista uma série ou um filme bobo. Aproveite para ler aquele livro que você nunca parou para ler (se você conseguir se concentrar o suficiente pra isso). Ou jogue aquele video game que você adora. Tudo isso vai ajudar você a tirar o foco da larica e se manter longe dos carboidratos.

 

Fuja deles! Fuja!

 

Reduza danos com snacks saudáveis

Ok, você tá prestes a ceder às tentações da larica. Mas que tal fazer isso reduzindo danos? Entre um pacotão de salgadinhos ou uma vitamina de frutas, escolha a segunda opção.

Se você já tentou de tudo e continua sentindo aquela fome absurda, corra para a cozinha — mas se atenha às opções mais saudáveis. Evite carboidratos simples, como massas feitas com farinha branca ou açúcares processados, e foque em alimentos ricos em fibras. Eles vão manter você satisfeito por mais tempo e ainda dar aquele boost no seu organismo.

 

Sim: nem sempre você vai conseguir vencer. Mas, aprendendo como controlar a larica, você pode fazer suas próprias estratégias e entender exatamente como seu corpo funciona. Auto-conhecimento é tudo, né?

Se você tem outras estratégias, deixe aqui nos comentários. E não esqueça: siga a gente lá no Instagram @girlsingreen710 para ainda mais conteúdo canábico de qualidade. 

Até a próxima!

 

FAQ

O que é larica?

A larica é aquela sensação de fome inexplicável que aparece depois do consumo da maconha. Ela pode ser extremamente útil para quem deseja aumentar o apetite, como pacientes com câncer ou mesmo HIV. Mas, para quem deseja se manter saudável ou controlar o peso, ela pode ser desafiadora!

O que causa a larica?

A larica é causada pelo THC. Ele ativa os receptores canabinoides, uma rede complexa de receptores no cérebro e em outras partes do corpo. Essa rede regula vários processos fisiológicos, incluindo o apetite e o equilíbrio energético. Assim, ele pode promover a liberação da grelina. Esse hormônio estimula a fome, aumenta a sensibilidade do olfato e o desejo de comer.

E como controlar a larica?

Existem diferentes estratégias de como controlar a larica. Algumas incluem manter uma boa rotina de refeições, beber água, fazer exercícios físicos antes ou depois de usar maconha, manter sua mente ocupada com atividades divertidas, e dar preferência a snacks saudáveis.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments