GIRLS IN GREEN

A limpeza é uma das chaves para o cultivo de uma maconha de qualidade. Aqui estão algumas dicas simples para ajudar você a mantê-la em todos os momentos!

A higiene é sempre importante — por isso, mantemos nossa casa sempre limpa e nós mesmos de banho tomado. E, com o cultivo de maconha, não é diferente: a “casa” de suas plantinhas deve estar sempre impecável para que você evite os mais diversos problemas, e consiga atingir o objetivo de colher flores da mais alta qualidade.

Limpar e manter seu espaço organizado deve ser parte integrante do seu processo de cultivo de cannabis! Caso contrário, você pode se deparar com problemas extremamente difíceis de lidar, que podem ter um impacto super negativo no desenvolvimento da sua maconha e no seu resultado final.

Quer saber os principais pontos para manter a higiene no cultivo de maconha? Vem aqui com a gente, que já estávamos morrendo de saudade de falar sobre cultivo.

Aviso: algumas dicas tem mais a ver com o cultivo indoor do que outdoor, enquanto outras servem para os dois. Entenda o que se encaixa no seu estilo de cultivo e adapte para sua realidade!

Por que devo limpar meu cultivo?

Existem muitas razões para manter um espaço de cultivo limpo.

A primeira e mais importante delas é que cultivar plantas em um espaço sujo cria um risco muito maior de desenvolvimento de doenças ou indicadores biológicos — que muitos chamam de pragas. Um ambiente sem higiene é perfeito para a proliferação de visitantes não tão queridos assim, incluindo insetos, ácaros, aranhas e outros. E eles podem dar uma dor de cabeça daquelas.

Certas pragas e fungos são muito resistentes, e ficam no ambiente mesmo quando não há mais plantinhas ou entre ciclos. Aí, quando você traz novas plantas, eles estão todos prontinhos pra atacar, acabando com a saúde e qualidade das suas flores.

O segundo motivo é a sua segurança. Pó e sujeira em geral podem acumular em ventiladores e sistemas de ventilação, causando mau funcionamento e até incêndios. E esse é apenas um exemplo! Derramamentos ou presença de cabos elétricos e ferramentas no chão podem criar riscos de quedas. Isso não apenas coloca você em sério risco, mas também pode resultar em danos a plantas ou equipamentos.

Dicas das Girls: como manter um cultivo limpo

Agora que você já entendeu um pouco da importância da limpeza, vamos dar algumas dicas bem práticas para trazer essa realidade para o seu grow. 

Esteja sempre limpo

Sim — tudo começa com você!

O passo mais importante para manter um espaço de cultivo limpo é garantir que você esteja limpo. A melhor maneira de fazer isso é separar roupas apenas para o cultivo, e adotar algumas ações básicas antes de entrar no local.

Comece mudando para roupas de cultivo limpas. Peças simples, que não sejam muito folgadas e não tenham pedaços de tecido soltos, são ideais. Troque também seus sapatos!

Lave bem as mãos. Bom, a gente está em uma pandemia e aprendeu, com ela, o quão essencial é manter as mãos limpinhas, unhas curtas e higienizadas. 

Amarre ou cubra seu cabelo. 

Isso tudo vai ajudar você a evitar a introdução bactérias, esporos de fungos, ovos de ácaros e outros organismos problemáticos em seu espaço de cultivo.

Armazene equipamentos e suprimentos corretamente

Equipamentos para clonagem: tesouras, estilete, pipeta e frascos de  produtos dispostos organizadamente sobre uma bancada de pedra preta
Guarde seus equipamentos sempre limpos e organizados

A maneira como você armazena e organiza seus equipamentos e suprimentos pode ter um grande impacto na limpeza do seu espaço de cultivo. A melhor maneira de fazer isso é com algumas prateleiras básicas. Racks para pendurar fios e outros equipamentos na parede também podem ser uma ótima saída!

Além disso, categorizar equipamentos ajuda para caramba. Mantenha nutrientes de um lado, suprimentos de outro, vasos, tesouras e luvas de outro, e assim por diante. Uma prateleira para cada tipo de coisa pode dar uma mão nessa organização.

Lembre-se também de manter seu piso limpo e livre de equipamentos. Limpe o chão com álcool sempre que possível, e nunca (JAMAIS) deixe restos de poda ou desfolhação dando sopa por aí. 

Plantinhas em seus devidos lugares

Para manter um espaço de cultivo arrumado, lembre-se de manter suas plantas e vasos em ordem. Sempre deixe um espaço entre as plantas para permitir a circulação de ar e evitar o acúmulo de umidade, que ajuda na propagação de fungos (como mofo) e bactérias.

Espaçar adequadamente suas plantas também é importante para garantir que todas recebam uma quantidade uniforme de luz. Isso pode ser mais difícil em espaços pequenos, mas faz uma grande diferença.

Ah, e lembre-se de colocar bandejas embaixo de seus vasos para pegar qualquer escoamento ou derramamento de solo!

Podas regulares são fundamentais

Outro passo vital para manter uma sala de cultivo limpa e organizada é promover podas regulares.

Plantas de cannabis sendo podadas em um cultivo indoor
A poda das plantas permite melhor ventilação e iluminação direcionada 

As plantas de maconha, nas condições ideais, podem crescer e se desenvolver extremamente rápido. E, embora a vega seja obviamente importante, deixá-la fora de controle pode levar a plantas grandes demais, que sobrecarregam desnecessariamente seu espaço de cultivo e tornam tudo muito mais difícil — desde a iluminação até a ventilação.

Portanto, podar suas plantas regularmente ao longo da fase vegetativa é mais do que necessário. Preste muita atenção à folhagem de cada planta e certifique-se de remover rapidamente tudo que estiver secando e morrendo. Essas folhas podem alimentar muitos bichinhos indesejados.

Reduzir o volume das suas plantas vai tornar o cultivo muito mais fácil de gerenciar. Caso elas estejam mais rebeldes, nossa sugestão é usar redes e treinar as mudas.

Pó? Nunca mais

A gente não vai julgar você caso você goste de pó (hehe), mas, no cultivo, ele pode complicar as coisas.

A poeira se acumula naturalmente mesmo nas salas mais limpas. Por isso, lembre-se de tirar o pó de seu espaço de cultivo regularmente para evitar que ele se acumule em suas plantas e no seu equipamento.

Dica importante: use um pano seco para remover a poeira da parte superior de qualquer ferramenta. Nunca use um pano úmido, pois isso pode interferir em qualquer equipamento elétrico.

Manutenção e cuidado regular é chave

Quase todo equipamento em sua sala de cultivo é muito usado. Portanto, é importante que você faça uma manutenção regular pelo menos nos seguintes equipamentos:

Plantas de cannabis em período de flora em um  cultivo indoor
Luzes pata cultivo indoor.

Luzes: as luzes de crescimento são feitas para funcionar por até 18 horas por dia durante semanas. Portanto, é extremamente importante que você troque sua lâmpada regularmente. Recomendamos trocar sua lâmpada uma vez por ano ou após 6.500 horas de uso. Além disso, limpe regularmente a poeira da lâmpada e do exaustor.

Filtros de carbono: o carvão dentro de seus filtros fica saturado com o tempo e precisa ser substituído aproximadamente uma vez por ano. Preste muita atenção aos seus filtros e troque assim que perceber que eles não estão funcionando corretamente.

Exaustores: limpe regularmente seus exaustores e ventiladores, e passe um aspirador de pó neles após a colheita. Além disso, substitua imediatamente os exaustores ou ventiladores que começarem a fazer ruídos estranhos — eles podem causar problemas graves.

Água limpa e fresca, por favor

A água é um elemento essencial para a maconha. Portanto, você deve dar às suas plantinhas uma água da melhor qualidade disponível. Também crie o hábito de verificar regularmente seus canos, bombas e tanques de água, e limpe todos individualmente para evitar qualquer acúmulo de bactérias.

Tudo limpo, em todo lugar, o tempo todo

Aqui, a dica de ouro:

Limpe tudo o que você utilizar logo depois de utilizar. Sério, tudo.

Tesouras, baldes, misturadores, pulverizadores… todo cuidado é pouco, e sim, a gente sabe, nem sempre é divertido. Mas com certeza é menos complexo do que uma infestação.

Quais produtos utilizar na limpeza? Álcool isopropílico 91% ou mais, diluído em 30% com água, é normalmente usado para limpeza de ferramentas e superfícies. Dióxido de hidrogênio, peróxido de hidrogênio e ácido peroxiacético são comumente usados ​​para limpar plantas e/ou superfícies. 

Capriche na limpeza pós-colheita

Por último, mas não menos importante, lembre-se de fazer uma limpeza completa do seu espaço de cultivo após cada colheita. Pode ser complexo limpar completamente o seu quarto de cultivo durante a estação, e poeira e sujeira geralmente se acumulam nos espaços de difícil acesso do seu quarto.

Certifique-se de esterilizar todo o equipamento em seu quarto, incluindo ventiladores, aberturas, filtros, desumidificadores, unidades de ar condicionado, potes, bandejas, e todo o resto.

Checklist de limpeza!

Vamos colocar tudo de uma forma mais visual para ficar mais fácil de você lembrar

Gostou dessas informações? A gente espera que elas ajudem você a manter seu cultivo limpinho, brilhante e livre de indicadores biológicos. 

Não esqueça de seguir a gente lá no Instagram @girlsingreen710 para mais dicas.

Até a próxima!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments