Haxixe

GLOSSÁRIO DO HAXIXE: UM ABC COMPLETO DAS EXTRAÇÕES CANÁBICAS

Micragem, banger, dabber, fresh frozen… hã? Se você ainda tem dúvidas sobre essas expressões, confira o seu significado no nosso glossário do haxixe!

O mundo das extrações é incrível! E incrivelmente complexo também. Junto com todo o conhecimento, as técnicas e os truques que precisamos aprender no caminho, vem nomes estranhos e conceitos bem específicos que fazem toda a diferença no dia a dia de quem é doido por haxixe — seja consumidor, produtor ou, como quase sempre acontece, ambos. Então, que tal mergulhar em um verdadeiro glossário do haxixe?

Para isso, nos unimos com o maravilhoso Jardineiro Trosko (@jardineiro_trosko) para reunir todas as expressões que você, que faz parte desse mundo, precisa saber para viver bem nele. Vem com a gente descobrir tudo isso!

 


 

#

 

15-37 micras

Janela de micragem ideal para as bolsas de filtragem de rosin usadas para prensar o bubble hash/ice.

 

50-90 micras

Janela de micragem ideal para as bolsas de filtragem de rosin usadas para prensar dry sift.

 

710

A palavra “OIL” (óleo) invertida e de cabeça para baixo. Faz referência ao mundo dos concentrados canábicos.

 


 

A

 

Agitação

Ato de mexer a mistura de água, gelo e cannabis durante o processo de extração com água e gelo (ice/bubble hash) com o intuito de fazer com que a cabeça do tricoma seja separada de sua haste e dos demais materiais da planta.

 

Agitador

Sinônimo de máquina para lavar hash. Uma máquina que mistura gelo, água e cannabis para a produção do ice/bubble hash.

 

Água de Osmose Reversa (Reverse Osmosis [RO] Water)

Água purificada a partir da osmose reversa. Uma máquina de osmose reversa usa um pré-filtro para remover sedimentos e cloro, então força a água a passar através de uma membrana semipermeável, que remove sólidos dissolvidos como cálcio e magnésio. Sedimentos, cloro e sólidos dissolvidos impactam negativamente a extração por implicar a existência de sólidos na água, que contaminam o hash.

 

Antocianinas

Das palavras gregas anthos, flor, e kianos, azul, são pigmentos vegetais, responsáveis por uma grande variedade de cores observadas em flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas, que podem variar do vermelho vivo ao violeta/azul. São flavonoides solúveis em água, usualmente encontrados na camada epidérmica das plantas de cannabis.

 

glossário do haxixe
As antocianinas são responsáveis pela cor roxa na maconha. Imagem: Girls in Green.

 


 

B

 

Badder

Rosin com consistência que parece uma “massa de bolo” antes de ser assada. É espesso e não escorre.

 

Banger

Pequena peça de quartzo ou vidro em forma de cesto que é aquecida para dar dabs. Também conhecida como nail.

 

BHO

Sigla para Butane Hash Oil, concentrado de cannabis feito com butano como solvente.

 

Biomassa

Matéria da cannabis usada como fonte para extrações.

 

Bolsa de trabalho (Work Bag)

Refere-se a bolsa de filtragem de 220 micra que é fechada e utilizada para colocar a matéria vegetal, de modo que a matéria vegetal fica “presa” nessa bolsa fechada enquanto é misturada com água gelada e gelo.

 

Bolsas de filtragem (Bubble bags)

São bolsas com telas de nylon no fundo (ou inteiras de nylon, chamadas de full mesh) que atuam como peneiras. São usadas para a produção do bubble hash/ice. Diversas bolsas de filtragem podem ser acopladas umas às outras com o intuito de capturar diversos tamanhos de tricomas.

 

glossário do haxixe
As bolsas de filtragem separam diferentes tipos de materiais. Imagem: Girls in Green.

 

Breeder

Indivíduo especializado em técnicas e processos de breeding de cannabis. É quem cria novas variedades da planta, selecionando características desejáveis e eliminando “fraquezas” da planta.

 

Breeding

Processo de cruzar diferentes genéticas de cannabis para gerar novas variedades com características específicas. É especialmente importante para a fabricação de haxixe, já que genéticas viáveis são uma das variáveis com mais peso na hora de extrair um concentrado sem solventes.

 

Bubble hash/ice

Extração de alta qualidade que “borbulha” quando é aquecida para consumo. O bubble hash/ice é produto da extração feita com água gelada, gelo e bolsas de filtragem.

 


 

C

 

Câmara fria (cold room)

Lugar adequado para preparação do buble hash/ice, com equipamentos para manter o ambiente frio. Sala isolada termicamente, normalmente com um aparelho denominado Coolbot, o qual “engana” o ar-condicionado — uma vez que o Coolbot não deixa o compressor do ar-condicionado parar de funcionar, de modo que o ar-condicionado segue sempre funcionando e resfriando o ambiente. A câmara fria/cold room é, então, bastante gelada (por volta dos 04 º C), o que facilita a quebra das hastes dos tricomas e a coleta apenas de suas cabeças.

 

Canabinoides

Compostos criados pela maconha, concentrados principalmente nas flores e nas cabeças de tricoma contidas nelas. O tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) são os mais conhecidos, mas existem diversos outros, como o THCA, delta-8-THC, delta-10-THC, CBG e CBN. Junto com os terpenos, são responsáveis pelos efeitos da cannabis — e estão presentes em altíssimas concentrações nas extrações.

 

Charas

O primeiro hash/concentrado de cannabis feito pela humanidade é o charas. Produzido a partir do movimento de esfregar as mãos em plantas de maconha ainda vivas. A fricção solta a resina, que se prende à pele e, depois da coleta, é enrolada em pequenas bolas ou bastões.

 

COA (Certificate of Analysis, ou certificado de análise)

Certificado gerado por um laboratório especializado. Atesta a quantidade de canabinoides e terpenos de um concentrado ou outro produto à base de cannabis. Também indica presença de pesticidas, mofo e outras substâncias indesejadas.

 

Comestíveis canábicos (Edibles)

Comidas/bebidas que foram infusionadas com cannabis.

 

glossário do haxixe
E aí, bora cozinhar? Imagem: Girls in Green.

 

Concentrados

Sinônimo de extrações.

 

Congelamento da planta fresca (Fresh Frozen)

Congela-se a matéria imediatamente após a colheita, com o intuito de preservar ao máximo as qualidades exibidas pela planta enquanto viva, tal como a maior concentração de terpenos.

 

Congelamento rápido (Flash Frozen)

Processo de congelar o material vegetal em poucas horas usando um ultracongelador (chamado em inglês de cryogenic freezer).

 

Contaminante

Partículas que reduzem a qualidade do haxixe e dificultam a vaporização. Normalmente, no caso dos haxixes sem solvente, as partículas de planta (matéria vegetal) são a maior fonte de contaminação. Entretanto, terra, fibras, cabelos, pelos e sujeira em geral podem ser considerados contaminantes.

 

Cool Bot

Máquina utilizada em câmaras frias (cold rooms) para “enganar” o ar condicionado e fazê-lo atingir temperaturas mais baixas. 

 

Crumble

Às vezes chamado de crumble wax ou honeycomb (favo de mel), é um concentrado de cannabis mais seco, fácil de desmanchar ou esfarelar — daí o nome, que significa farelo em inglês. É feito usando um solvente como o butano.

 

Cura

Processo de deixar “envelhecer”, em que se permite uma decomposição longa e lenta da clorofila e de amidos que afetam negativamente o sabor da cannabis quando consumida. Além disso, a cura de bubble hash/ice e rosin, por exemplo, pode trazer mudanças qualitativas na textura.

 

Cura a frio (cold cure)

Método de cura do rosin sem qualquer adição de calor. Geralmente ocorre em pequenos frascos à temperatura ambiente ou abaixo dela, e pode incluir mexer/agitar o rosin para recombinar os terpenos que se separam naturalmente durante a cura.

 

Cura a seco a longo prazo

Material de cannabis que foi seco e curado. Pode ser usado para consumo ou para produção de outras extrações. É oposto ao congelamento da planta fresca (Fresh Frozen). Extrações com materiais curados a seco normalmente tem tonalidades mais escuras.

 


 

D

 

Dab com início frio (cold start)

Também conhecido como “dab reverso”, consiste em colocar o concentrado dentro do banger/nail para apenas depois esquentá-lo. Pode ser uma técnica de redução de danos com a ausência de um termômetro.

 

Existem diferentes apetrechos para controlar a temperatura do dab. Imagem: Girls in Green.

 

Dab em baixa temperatura (Low-Temp Dab)

Dab ideal para sentir melhor o sabor do que está sendo inalado, além de mais suave em razão da baixa temperatura – que normalmente é entre 190 ° C e 215 °C.

 

Dab/Dabbing

Ato de vaporizar concentrados, os quais são colocados em um nail/banger em aquecimento onde o óleo derrete criando vapor.

 

Dabber

Ferramenta do tipo espátula utilizada para manejar concentrados canábicos. Parecida com uma ferramenta utilizada por dentistas, os dabbers são objetos finos, compridos e com ponta, normalmente feitos de aço inoxidável ou vidro.

 

Descarboxilação

Aquecimento da cannabis como forma de induzir reações químicas que transformam as moléculas de sua forma ácida – não psicoativas e acopladas com uma molécula de CO2 – em formas não ácidas e psicoativas. Com a descarboxilação, por exemplo, o THCA se transforma em Delta-9-THC. A descarboxilação total ocorre quando esquentamos a cannabis a aproximadamente 104°C (220 graus Fahrenheit) após cerca de 30 a 45 minutos de exposição.

 

Destilado

Forma de concentrado de cannabis que inclui apenas um canabinoide específico (comumente o THC), separado de todos os outros lipídios, flavonoides, etc. Normalmente é feito com base em extrações com solventes, as quais são submetidas a processos de cura a frio e descarboxilação.

 

Dry ice

Concentrado de cannabis feito a partir da extração mecânica dos tricomas, utilizando-se para tanto, da matéria vegetal, gelo seco e bolsas de filtragem. Possui rendimento alto, mas qualidade normalmente inferior, uma vez que o processo de agitação com gelo seco acaba por triturar a matéria vegetal, gerando contaminação do hash coletado.

 

Dry sift

Concentrado de cannabis feito a partir da extração mecânica dos tricomas. Agita-se a matéria em cima de uma (ou várias) tela(s) de filtragem com o intuito de coletar as cabeças de tricomas que passam por essa(s) tela(s).

 

dry sift
Depois de coletado, o dry pode ter inúmeros usos. Imagem: Girls in Green.

 


 

E

 

Espectro completo (Full Spectrum)

Refere-se aos produtos de cannabis que incluem todos os compostos terapêuticos presentes na planta. Opõe-se aos produtos isolados, que possuem apenas um princípio ativo.

 

Extração

Processo de isolar e juntar o conteúdo das cabeças dos tricomas, criando um concentrado canábico. Podem ser feitas com solventes ou sem solventes.

 

Extração com álcool

Método de extração que usa o álcool para capturar os princípios ativos da cannabis.

 


 

F

 

Flavonoides

Metabólitos secundários presentes em diferentes vegetais e frutos — inclusive na maconha. São responsáveis por suas cores, e também contam com diferentes benefícios para a saúde. As antocianinas, por exemplo, são flavonoides.

 

Food grade hash

Haxixe de grade comestíveis. Geralmente possui mais contaminantes e não vaporiza tão bem. Por isso, é utilizado para fazer edibles, como balas de goma, pastilhas, brownies, bolos e outros.

 

Full melt (Derretimento total)

Hash 5-6 estrelas que borbulha e derrete completamente ao ser aquecido/vaporizado.

 


 

G

 

Geleia (Jam)

Consistência de rosin que pode ser alcançada depois de curado com calor em uma jarra/pote selada(o), durante os quais os terpenos se separam dos pedaços de canabinoides cristalizados. Essa separação faz com que o rosin se pareça com uma geleia (com cristais no topo de um “molho”).

 

Genética

Cepa, strain ou cultivar. Variedade específica da planta de maconha obtida através de processos de cruza, sejam naturais ou feitos por breeders. White Runtz, Cookies and Cream, Ice Cream Cake e Gorilla Glue são exemplos de genéticas bastante usadas para haxixe.

 

glossário do haxixe
A genética pode ajudar ou arruinar um hash maker. Imagem: Girls in Green.

 


 

H

 

Hash 1-2 estrela(s)

Também conhecido como o hash de qualidade alimentar, uma vez que, em razão de sua maior quantidade de matéria vegetal, não é o melhor hash para se fumar. O hash não derrete quando vaporizado.

 

Hash 3-4 estrelas

Conhecido como um hash que é parcialmente melt, isto é, parcialmente derretido. Quando vaporizado, esse hash ainda deixa alguma quantidade de resíduo. Derrete ligeiramente quando vaporizado e pode queimar. O hash 3-4 estrelas é excelente para ser prensado como rosin.

 

Hash 5-6 estrelas

O verdadeiro hash full melt. A melhor qualidade de hash encontrada. O full melt (derretimento total) é tão puro que não deixa resíduos quando vaporizado.

 

Hash lavado a mão

Técnica de extração com gelo em que o material vegetal é agitado com gelo e água de forma manual, usando, por exemplo, colheres grandes ou remos.

 

Hash Rosin

Rosin feito a partir de hash. Conserva a qualidade dos componentes extraídos por mais tempo do que o rosin feito a partir de flores.

 

Hash Strain

Genéticas específicas que rendem mais nos processos de extração de haxixe sem solvente. Possuem uma resina mais estável e cabeças de tricoma que se separam com mais facilidade do resto da matéria vegetal. Sour Diesel, Skittlez e OG Kush são alguns exemplos delas.

 

Haxixe

Concentrado de cannabis composto principalmente por cabeças de tricomas, com o mínimo de matéria vegetal.

 

Haxixe Ice (Ice Water Extraction)

Método de extração das cabeças dos tricomas utilizando-se da água fria, gelo e bolsas de filtragem. Produz o hash conhecido como ice/bubble hash.

 

haxixe ice
Nosso queridinho haxixe ice. Imagem: Girls in Green.

 


 

J

 

Janela de Micragem (Micron Window – MW)

A janela de micragem é o “intervalo” das micras que utilizamos nas bolsas de filtragem. Por exemplo, se uso apenas duas bolsas de filtragem, uma com 220μ e outra com 25μ, serão captados os tricomas que possuem o tamanho entre 219μ e 25μ. O material de maior qualidade normalmente se encontra na janela de micragem de 149μ e 120μ.

 


 

K

 

Kief

Também conhecido como dry sift, o kief é o conjunto das cabeças de tricomas que foram separadas por meio da agitação e de telas de filtragem. Erroneamente chamado de “pólen”, uma vez que pólen é o conjunto de minúsculos grãos que são os elementos reprodutores masculinos, o que não se confunde, portanto, com tricomas.

 


 

L

 

Lavagem à mão (hand wash)

Técnica de lavagem de haxixe ice mais artesanal, na qual o hash maker usa uma colher ou um remo para agitar à mão sua mistura de maconha, água e gelo. 

 

Lavagem à máquina (machine wash)

Técnica de lavagem de haxixe ice mais comercial, na qual o hash maker usa uma máquina de lavar (ou um agitador) para separar os tricomas do resto da matéria vegetal. Deve ser feita com cuidado, pois o potencial de contaminação pode ser elevado.

 

Liofilizador (Freeze Dryer)

Máquina originalmente usada pela indústria alimentícia. Ela seca matéria vegetal através da sublimação  (mudança do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido). Essa máquina seca o haxixe rapidamente, ao fazer com que a água ali presente, congelada, evapore sem passar pelo estado líquido. Duas são as vantagens desse processo: a) o haxixe seca tão rápido a ponto de viabilizar a produção industrial; b) por  secagem aumenta meia vida.

 


 

M

 

Manteiga canábica (cannabutter)

Manteiga que foi infusionada com cannabis.

 

MCT

Óleo muito utilizado para fazer infusões de cannabis. Criado de forma sintética a partir do óleo de coco. Possui maior digestibilidade.

Infusão de cannabis no óleo de coco pode servir para muita coisa, inclusive lubrificantes. Imagem: Girls in Green.

 

Método de fluxo direcional

Técnica que auxilia a direcionar e otimizar o fluxo de rosin durante a extração. O método envolve dobrar o papel de maneira a criar um caminho direto para o rosin fluir rapidamente através do saco de filtragem.

 

Micra

Unidade de medida, plural de mícron. Corresponde à unidade de medida microscópica, em que 1 micron é igual 1 milímetro dividido por 1000.

 

Microplanagem (microplaning)

Método que consiste em peneirar/ralar o bubble hash/ice logo após este ter sido congelado depois de coletado das bolsas de filtragem, ou seja, ainda úmidos. Congela-se o hash recém-coletado e, na sequência, peneira-se/rala-se o hash com o intuito de fragmentá-lo nos menores pedaços possíveis, a fim de maximizar a área de superfície para secagem.  Quanto maior a área de superfície, mais umidade retida no interior pode evaporar com facilidade.

 


 

N

 

Nail

Sinônimo de banger. Objeto em forma de cesto onde o concentrado é colocado, aquecido e vaporizado.

 

Nug run

Termo que indica que o haxixe foi feito com flores inteiras, e não com restos de trima.

 


 

 

Óleo

Categoria de concentrados de cannabis que inclui diversos tipos de concentrados, tais como BHO e RSO.

 

Open Blasting

Extração de cannabis que usa solventes. Dentro de um sistema de circuito fechado, um solvente, como o butano, passa pelo material vegetal para extrair da cannabis óleos ricos em princípios ativos.

 

Oxidação

Reação química caracterizada pela perda de elétrons, o que tem como consequência a perda da qualidade da cannabis.

 


 

P

 

Piattella

Trata-se de um hash full melt (6 estrelas), embalado em papel celofane, de modo a eliminar todo e qualquer contato da matéria com o ar. Depois, coloca-se esse papel celofane com a matéria dentro de um vidro selado à vácuo. Com o tempo, a cura à frio faz com que o hash comece a “suar” os terpenos. Eles viram uma espécie de camada externa. Isso dá uma consistência um pouco mais molhada, bem parecida com os haxixes mais tradicionais ou a badder de rosin.

 

Haxixe Piattela, curado cuidadosamente à frio. Imagem: Uncle Farms.

 

Prensa hidráulica para rosin

Prensa que usa óleo pressurizado para gerar pressão para a realização da extração.

 

Prensa para moldagem (pre-presser)

Molde de três partes utilizado para moldar o material que será prensado para a extração do rosin.

 

Prensa para rosin

Equipamento básico para extração do rosin. A prensa pode ser manual, elétrica, hidráulica ou pneumática.

 

Prensa pneumática para rosin

Prensa que utiliza o ar para gerar pressão.

 

Processamento

Todas as maneiras pelas quais a cannabis “crua” é manipulada e modificada depois da colheita. Processamento inclui secar, trimar, curar, fazer hash, etc.

 

Purga

Processo de remoção dos solventes dos concentrados de cannabis. A purga normalmente é feita com calor e vácuo para remover de forma efetiva os solventes.

 


 

Q

 

Quartzo (quartz)

Material usado para objetos relacionados ao ato de “dar um dab”. Quartzo é um material resistente ao calor, durável e se mantém estável mesmo após ser submetido a diversos esquentamentos e esfriamentos.

 


 

R

 

Reidratação

Uma das etapas necessárias para a realização da extração com água gelada (e para extração de rosin de flores que estão excessivamente secas). Para a produção do bubble hash/ice, a matéria vegetal deve ficar de molho na água gelada por cerca de 15-30 minutos antes de a agitação começar. Para a produção de rosin, as flores devem possuir ao menos 60% de umidade – caso contrário, devem ser reidratadas antes de serem prensadas.

 

Resina Viva (Live Resin)

Forma de BHO que é feito usando o material que foi congelado logo após ser colhido (Fresh Frozen). Diferentemente do Rosin, a “resina viva” é feita usando solventes.

 

Rosin

Concentrado de cannabis sem solvente extraído pela aplicação de calor e pressão ao material de cannabis (hash ou flor). O rosin é conhecido por sua pureza e potência.

Rosin: feito com haxixe ou com flor usando prensas. Imagem: Girls in Green.

 

Rosin chips

Material que sobra no interior da bolsa de filtragem após a extração do rosin. Podem ser utilizados depois para outras extrações, como RSO, e utilizados para produção de óleo ou comestíveis.

 

Rosin de flor (Flower Rosin)

Rosin que foi extraído de buds (flores) secas e curadas.

 

RSO (Rick Simpson Oil)

Extração feita com álcool criada por Rick Simpson, que utilizou dessa extração para o tratamento de suas enfermidades.

 


 

S

 

Secagem ao ar (air dry)

Faz referência à cannabis que foi seca para a preparação de extrações. Opõe-se à preparação conhecida como Fresh Frozen (congelamento da matéria fresca, imediatamente após a colheita). Também pode se referir ao haxixe secado sem o uso de máquinas liofilizadoras.

 

Second Press

Técnica na qual as bolsas de rosin são prensadas por uma segunda vez, usando temperaturas controladas, para aproveitar o material restante que não foi extraído na primeira. Muitas marcas do mercado legal vendem esse tipo de produto.

 

Shatter

Concentrado de cannabis normalmente feito com butano como solvente. Possui esse nome, pois tem uma consistência dura (não pegajosa) que se assemelha a um vidro amarelo translúcido.

 

Sifar

Versão brasileira do termo “sieving”. Trata-se de usar uma tela ou coador de metal para separar finamente o haxixe ice úmido para secagem. Isso aumenta a superfície de contato com o ar e acelera o processo de secagem, ajudando também a prevenir o mofo. O material deve ser congelado antes de ser passado pela peneira e colocado para secar. 

 

Haxixe ice sifado para secar. Imagem: Girls in Green.

 

Sistema de empilhamento de baldes

Ato de empilhar topos de baldes cortados e colocar em cada um desses baldes uma bolsa de filtragem com micragem distinta, possibilitando assim a coleta de diversas qualidades e tamanhos de tricomas.

 

Soak (pre-soak)

Deixar o material (seja maconha seca, fresh frozen, em flores ou resto de trima) de molho por alguns minutos antes de começar a bater ajuda a reidratar a matéria. Sinônimo de reidratação.

 

Solvente

Substância responsável por extrair quimicamente os compostos da cannabis da matéria vegetal, tais como CO2 e butano.

 

Solvente residual

Não se aplica às extrações sem solvente. Diz respeito ao solvente que “sobra” após a realização de extrações com solventes.

 

Spliff

Conhecido no Brasil muitas vezes como “tabeck”, ou seja, mistura no baseado de cannabis (flor e/ou hash) com tabaco.

 

Sublimação

A sublimação é uma mudança de estado físico da matéria – passagem direta da fase sólida para a fase gasosa, sem passar pela fase líquida. Toda substância pode sofrer sublimação, em condições específicas, contudo, de pressão e temperatura que variam de acordo com cada substância.

 


 

T

 

Temple ball (“Bola do Templo”)

Conjunto de cabeças de tricomas (hash), reunidas, prensadas e enroladas à mão em uma massa esférica. A prensa pode ser realizada de diversos métodos, desde com as mãos ou até mesmo com uma garrafa de vidro e água quente, conforme difundido por Frenchy Cannoli.

 

Temple ball feita com calor e pressão leves. Imagem: Girls in Green.

 

Terpenos

Compostos aromáticos produzidos pela planta que fornecem significativo valor terapêutico, especialmente quando combinados com outros canabinoides. Os terpenos são produzidos em maior concentração nas cabeças dos tricomas – não à toa queremos as cabeças de tricomas.

 

Terp Slurper

Um Terp Slurper é diferente do banger ou nail tradicional. Ele é um pouco maior e distribui o fluxo de ar, o produto e o calor de forma um pouco mais eficiente. É famoso por lidar com dabs maiores e mais quentes e recebe o nome porque o concentrado é “sorvido” através de pequenas fendas no centro quando você inala.

 

Terroir

Termo usado para descrever fatores ambientais únicos que influenciam, também de maneira única, os fenótipos.

 

Teste do pote (Jar test)

Um pequeno teste para verificar o rendimento da planta para fazer haxixe. Com, por exemplo, 20 gramas de matéria é possível descobrir, a partir de comparação com outros testes dessa natureza, se vale a pena ou não fazer haxixe dessa planta.

 

Tintura

Extração feita a base de álcool.

 

Tricomas

Pequenas excrescências (proeminências; pontos que se elevam acima da superfície) translúcidas, presentes principalmente nas flores de cannabis, com cabeças em formato de grãos, as quais possuem altas concentrações de canabinoides, terpenos e flavonoides.

 

Trim/trimar

Ato de retirar as folhas que estão em excesso na planta de cannabis fêmea depois da colheita. São retiradas as folhas grandes e sem tricomas (chamadas de fan leaves), as quais são geralmente descartadas para consumo. Por outro lado, as folhas pequenas e cheias de tricomas (chamadas de sugar leaves) também são retiradas (quando o intuito é o consumo do bud/flor), mas, em vez de descartadas, são utilizadas para a confecção de extrações, tais como óleos e até mesmo o bubble hash/ice.

 


 

V

 

Verticamente integrado (Single Source)

Faz referência à extração que foi produzida a partir de uma única cepa de cannabis, produzida por um único cultivador e atinente a mesma colheita.

 


 

Confira também o nosso glossário 420!

E aí, gostou dessas informações? Esperamos que esse beabá seja útil para você, e ajude você a entender melhor esse rolê maluco que é o mundo das extrações canábicas.

Faltou alguma palavra no nosso glossário do haxixe? Conta aqui pra gente nos comentários para adicionarmos. E não esqueça de nos seguir lá no Instagram @girlsingreen710 para saber ainda mais sobre haxixe, maconha, Redução de Danos e diversos outros assuntos que amamos.

Até a próxima!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments