GIRLS IN GREEN

A hora de germinar a sua semente é um dos momentos mais importantes do cultivo de cannabis. Venha com a gente mergulhar nessa temática, aprender algumas técnicas para facilitar esse processo e honrar a vida com as mãos na terra.

Para dar a continuidade na nossa série de cultivo, viemos falar de um momento extremamente importante no cultivo de cannabis: a hora de germinar as sementes. Mágico, não é? Germinar e semear é o momento de gerar a vida.

Mas vamos direto ao ponto! Afinal, viemos falar de sementes – e não basta apenas jogá-las em um vaso com terra e pronto. Existe um procedimento superimportante para que suas florzinhas nasçam, que é a germinação. Existem várias técnicas para facilitar o processo de germinação, e garantir que você tenha um maior sucesso e melhor aproveitamento das suas sementinhas – principalmente se foi uma genética específica comprada.

Na semana passada, falamos aqui no blog sobre como escolher as espécies que você deseja cultivar. Depois de definir isso, ou de separar as sementes do seu prensado, você vai chegar na etapa da germinação. Germinar garante um controle mais de perto e um cuidado mais atencioso com a sua sementinha. É claro que ela pode vir a crescer diretamente na terra, mas nós recomendamos que você siga todos os passos para garantir uma planta saudável e linda. Você ainda ganha uma oportunidade incrível de criar uma nova vida e vê-la se desenvolver mais de perto.

Quer aprender a germinar sua plantinha? Aqui, a gente te mostra e dá mais detalhes sobre essa etapa tão importante!

Sementes de maconha em prato de madeira com recipientes de vidro, pacote de sementes da Grandma genetics  e folha de maconha na lateral
Sementinhas de maconha

Primeiro passo: selecionando sua semente

Antes de iniciar com tudo esse momento especial que é  a germinação, você precisa limpar muito bem as superfícies onde você vai trabalhar (e também as suas mãos)! Use álcool para desinfetar bancadas, pratos, copos e outros materiais que entrarão em contato com a semente. Boas práticas de higiene podem ser grandes aliados para o crescimento de plantinhas saudáveis. 

Depois, com tudo bem limpo, é hora de separar as suas sementes. Analise o estado de cada uma para saber se elas estão realmente boas para plantar. Elas devem estar maduras, em um tom de marrom escuro com nuances mais claras, e deve estar dura. Uma semente muito verde ainda não atingiu a maturidade total, e uma semente com casca esbranquiçada e quebradiça pode estar seca.

Apertar a sementinha com os dedos pode ser uma ótima forma de fazer essa seleção, se a sementinha quebrar, descarte ela!

Já que estamos nesse papo intenso sobre germinação de sements, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre a escolha dos tipos de sementes?

Sementes de maconha em prato de madeira com recipientes de vidro contendo mais sementes e folha de maconha na lateral
Sementes de maconha

Sementes regulares ou de prensado

Se você comprou um pacote de sementes comuns, ou também chamadas de sementes regulares, você estará lidando com plantas. machos e fêmeas. Essas sementes são essenciais para o processo de cruzamento e criação de novas strains, e ainda são uma expressão da natureza. Ah, e vale lembrar que as famosas prenseeds fazem parte dessa categoria.

As sementes regulares, quando plantadas, só vão demonstrar o seu sexo quando colocadas para florir. Nesse caso, você precisará sexar essas plantinhas  assim que seus órgãos reprodutivos aparecerem durante a fase de floração e descartar os machos – porque eles não produzem brotos e polinizam as fêmeas, resultando em flores semeadas.

E descarte os machos mesmo, tá bom? Se uma vizinha ou um vizinho plantam cannabis por perto, o pólen da sua planta macho pode viajar longas distâncias e criar sementes nos buds alheios. Garantimos que você não quer esse karma para você, então: SE FOR MACHO, JOGA FORA!

Pontos positivos das sementes regulares:

  • Mais baratas;

  • Se e você for uma/um grower iniciante, plantar sementes regulares te possibilitam errar sem estar usando sementes caras;

  • Utilizadas para cruzamentos, possibilitam a variabilidade gentética;

  • Sementes regulares te trazem uma visão completa do cultivo.

Pontos negativos das sementes regulares:

  • Menor rendimento, afinal, depois de um mês você terá que selecionar se livrar das plantas macho;

  • Dependendo das condições climáticas do seu grow, de 80 a até mesmo 100% das plantas podem se revelar macho. Isso significa que as condições climáticas influenciam na expressão de gênero da planta (é até poético, não é mesmo?).

Sementes feminizadas

As sementes feminizadas não possuem o cromossomo masculino, isso é,  eliminam a possibilidade das plantas se expressar como macho. Nesse caso, todas as sementinhas que você plantar vão originar lindas flores. Esse processo reduz o passo de ter que sexar as plantas e descartar os machos. Vale lembrar que Isso também reduz o risco de um macho se infiltrar em sua colheita, ou que você, por estar começando, não saiba diferenciar uma fêmea de um macho mesmo quando as bolas aparecerem.

Apenas um macho pode polinizar uma colheita enorme, fazendo com que suas fêmeas concentrem suas energias na produção de sementes em vez de buds.

Pontos positivos das sementes feminizadas:

  • Maior rendimento, já que nenhuma planta precisará ser descartada;

  • Pode ser um corta caminho, eliminando o trabalho de ter que caçar machos no meio de suas plantas.

Pontos negativos das sementes feminizadas:

  • Elas possuem apenas uma genética, e não devem ser usadas para cruzamento.

  • São muito mais caras

Sementes automáticas

As plantas com autoflorescência, que vêm das sementes automáticas, mudam do estado vegetativo para o estado de floração com a idade, não a mudança do seu ciclo de luz. Eles têm um curto período de crescimento e colheita, e podem estar prontas para a colheita em apenas 2 ½ a 3 meses a partir do momento em que você coloca as sementes no solo.

Pontos positivos das sementes automáticas:

  • Podem ser mais fáceis de manter;

  • Rápidas e práticas;

  • Ótimas para locais com pouca luz, invernos longos e verões mais curtos.

Pontos negativos das sementes automáticas:

  • São menos potentes;

  • São mais caras.

copo contendo sementes e água
Sementes na água

Segundo passo: água nelas!

Assim como qualquer semente, para germinar, sua cannabis precisa de três fatores chave: água, calor e ar. Por esse motivo, existem muitos métodos para germinar suas sementes – até mesmo afundar elas na água e esperar a semente quebrar (algo que pode demorar de 24 até 72 horas). O mais comum e simples envolve o uso de toalhas de papel com água, a famosa técnica do broto de feijão.

Vamos trazer uma técnica aqui que funcionou para a gente antes mesmo de colocar no papel toalha:

  • Em um copo de cozinha (qualquer um que você desejar), mergulhe as sementes em uns 10 ml de água.

  • Deixe as sementes nesse copo por até 24h, em um local escuro e ventilado, como um armário grande.

  • Depois de passado esse tempo, pegue o copo. As sementes devem ter descido para o fundo. Se elas não fizeram isso sozinhas, você pode empurrá-las com o dedo. As que não descerem de jeito nenhum não estão boas para germinar.

  • Separe as boas, e vamos começar!

Sementes de maconha em prato de madeira com recipientes de vidro, pacote de sementes da Grandma genetics  e folha de maconha na lateral
Sementes de maconha

Para este método, você precisará de:

  • Dois pratos limpos;

  • Toalhas de papel;

  • Sementes;

Passo 1:

Pegue duas toalhas de papel e coloque-as em um prato. Em seguida, coloque as sementes de maconha afastadas pelo menos uma polegada uma da outra e cubra-as com as duas folhas restantes de papel toalha embebido em água.

Passo 2:

Para criar um espaço escuro e protegido, pegue outro prato e vire-o para cobrir as sementes (como uma cúpula).

Passo 3:

Verifique se a área em que estão mantidos está quente, entre 20 e 30°C.

Depois dessas etapas, é hora de esperar! Você pode verificar as toalhas de papel para garantir que ainda estejam molhadas e, se parecer que estão perdendo a umidade, poderá aplicar mais água para manter as sementes felizes.

Algumas sementes germinam muito rapidamente, enquanto outras podem levar vários dias. Você sabe que uma semente germinou quando a semente se separou e um único brotinho surgiu dela.

Quando eu devo germinar?

Para decidir a época de germinar e plantar as suas sementes, arrisque em consideração o calendário biodinâmico, você pode se surpreender. Esse calendário, desenvolvido por uma mulher incrível chamada Maria Thun e fruto da agricultura biodinâmica, é muito interessante: ele leva em conta as melhores fases do sol e da lua para cada tipo de planta. Ele é separado em épocas de plantar raízes, folhas, flores e frutos. Por trás dessas épocas, existe um estudo aprofundado sobre a influência da presença de luz solar, as mudanças que ocorrem na liberação de água no solo em cada fase lunar, os solstícios e equinócios, e todo o poder desses elementos sobre a plantinha.

Essa aproximação holística à terra pode parecer até bruxaria – e, acredite, a magia realmente está presente nela. Para saber as melhores datas para germinar sua sementinha, confira as datas de plantio de flores:

Todas as minhas sementes vão germinar?

Quando você cultiva qualquer quantidade de sementes, uma porcentagem delas não germina. Faz parte! Sempre conte com alguns que não germinam ou morrem, ou aproximadamente 1/4 do total que você coloca no chão.

Ao cultivar sementes regulares, algumas não germinam e outras terão que ser descartadas porque se tornarão machos. Com as sementes feminizadas, algumas não germinam, mas uma porcentagem maior delas se transformará em plantas com flores, porque não haverá machos.

As minhas sementes germinaram. E agora?

Agora, chegou a hora de colocá-las na terra. Nesse primeiro momento, escolha vasinhos bem pequenos, que ajudam no enraizamento e tornam mais difícil que você acidentalmente afogue suas mudas.

No momento de colocar na terra, não coloque-as muito ao fundo: você deve cobrir levemente, de forma que a semente não receba luz. Se você afundá-la demais, pode ser difícil para ela subir.

Importante:

  • Plante apenas quando ela desenvolver cerca de dois ou três centímetros de estrutura.

  • É provável que, nesse momento, ela já esteja com um pequeno caule e algumas folhinhas na ponta superior.

  • Você deve pegá-las com uma pinça e posicioná-las gentilmente na terra.

  • O ideal é colocar cada semente em um cubinho de terra separado. Para isso, dê preferências à bandejas de mudas, daquelas facilmente encontradas em floriculturas.

  • Mantenha a terra úmida, mas não encharque!

Como eu posso guardar as sementes que sobraram?

As sementes de maconha devem ser armazenadas em algum lugar frio e seco. Quer você armazene suas sementes em um freezer, geladeira ou até mesmo em um armário ou gaveta, é importante deixá-las lá até a hora de germinar. Variações rápidas de temperatura podem lesar a integridade genética de suas sementes.

Você tem algumas opções para garantir que elas permaneçam frescas até a germinação:

  • Vai armazenar por apenas alguns meses? Guarde-as em um saco de aderência (tipo ziploc), um frasco de vidro ou em outro tipo de recipiente hermético.

  • Para um armazenamento mais prolongado, uma embalagem selada a vácuo pode ser mais segura!

  • Ao manter as sementes na geladeira, mantenha-as o mais longe possível, para que não fiquem expostas a alterações de temperatura quando a porta for aberta.

  • Também é importante observar que, ao congelar as sementes, toda vez que são descongeladas e recongeladas, elas se tornam menos viáveis.

  • Quando as sementes de cannabis são armazenadas adequadamente, elas podem durar até 10 anos!

Agora, você pode germinar as suas sementinhas enquanto aguarda pelo nosso texto explicando a próxima etapa, que chega na semana que vem! Também é importante relembrar a nossa entrevista com as Advogadas da Reforma, que responderam dúvidas sobre o cultivo legal de cannabis no Brasil.

Até a próxima, com mais dicas da nossa série de cultivo para você se informar de uma maneira segura e confiável!

FONTES:

https://www.leafly.com/news/growing/how-to-germinate-cannabis-seeds

https://www.leafly.com/news/growing/how-to-buy-cannabis-seeds-legally#type

https://www.cannaconnection.com/blog/5875-how-to-store-seeds-the-best-way

https://www.leafly.com/news/growing/sexing-marijuana-plants

https://www.leafly.com/news/growing/cannabis-seeds-101-all-you-need-to-know-and-more

guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
tiagopc_rn@hotmail.com
1 ano atrás

A semente colhida do pé pode ser germinada após quanto tempo?

JK
JK
1 ano atrás

Ótimo artigo! Estou seguindo, e já germinou!

marianarock@gmail.com.br
1 ano atrás

Encontreei três sementes, muito improvável de germinarem mas mesmo assim estou tentando, tenho depressão severa e ansiedade generalizada, quando eu uso a planta tudo some… é incrível pena q é só por alguns estantes

antoni.costa17@gmail.com
1 ano atrás

alguma dica para manter as sementes na temperatura ideal?

tiagopc_rn@hotmail.com
1 ano atrás

A semente colhida do pé pode ser germinada após quanto tempo?

marianarock@gmail.com.br
1 ano atrás

Encontreei três sementes, muito improvável de germinarem mas mesmo assim estou tentando, tenho depressão severa e ansiedade generalizada, quando eu uso a planta tudo some… é incrível pena q é só por alguns estantes

antoni.costa17@gmail.com
1 ano atrás

alguma dica para manter as sementes na temperatura ideal?

tiagopc_rn@hotmail.com
1 ano atrás

A semente colhida do pé pode ser germinada após quanto tempo?

marianarock@gmail.com.br
1 ano atrás

Encontreei três sementes, muito improvável de germinarem mas mesmo assim estou tentando, tenho depressão severa e ansiedade generalizada, quando eu uso a planta tudo some… é incrível pena q é só por alguns estantes

antoni.costa17@gmail.com
1 ano atrás

alguma dica para manter as sementes na temperatura ideal?

Tiago
Tiago
1 ano atrás

A semente colhida do pé pode ser germinada após quanto tempo?

Mari
Mari
1 ano atrás

Encontreei três sementes, muito improvável de germinarem mas mesmo assim estou tentando, tenho depressão severa e ansiedade generalizada, quando eu uso a planta tudo some… é incrível pena q é só por alguns estantes

kblean
kblean
1 ano atrás

alguma dica para manter as sementes na temperatura ideal?