GIRLS IN GREEN

Sendo um usuário experiente ou não, um pensamento recorrente de canabistas é qual a forma mais segura para se consumir cannabis. Aqui, vamos falar um pouco sobre as diferenças entre fumar e vaporizar a cannabis.

Fumar um beck oldschool ou usar um vaporizador: o que seria melhor? Talvez seu beck tenha um custo menor a curto prazo e você não se sinta pronto para investir em um vape, mas, pensando na sua saúde e na preservação de canabinóides e terpenos, a vaporização é a aposta certa!

Nesse post, vamos explicar melhor para você como acontecem esses dois processos. Afinal, a Redução de Danos começa na escolha consciente, feita com informação! Vamos aprender mais sobre isso juntos?

Dabber em primeiro plano com paisagem ao fundo
Dabber

Vapor X fumacinha

Bom, para começar a diferenciar a vaporização da combustão, podemos citar os resultados: quando você vaporiza, você inala o vapor da substância. Já com a combustão, o produto que vai parar nos seus pulmões é uma fumaça mais densa. Enquanto no vapor você encontra partículas de água e do seu extrato, ou da erva seca, na fumaça você tem diversas substâncias potencialmente tóxicas – como a fuligem, o alcatrão, resíduos do papel, entre outros.

Por isso, podemos afirmar que a vaporização é uma forma mais limpa e mais segura de consumir a cannabis. Mas isso só vale se você tiver os equipamentos certos!

Na vaporização, outro ponto bastante positivo é poder controlar a temperatura do vapor, o que é a chave principal desse processo. Escolher os apetrechos certos para isso é importante: assim, você consegue selecionar uma temperatura onde as propriedades que você deseja sejam preservadas.

Em uma explicação simplista: quanto menos calor, mais os terpenos conseguem se expressar – pois, como você pode lembrar, tais são compostos bastante voláteis!

As temperaturas muito altas geradas pela combustão também são fatores de risco para várias doenças – tanto na garganta, laringe e faringe quanto nos pulmões. Por isso, sempre lembramos que, se for fazer um baseadão tradicional, use as piteiras longas. Elas ajudam a resfriar a fumaça em seu trajeto até a garganta, reduzindo seus danos pelo caminho.

Pensando em pacientes com algumas condições específicas, a vaporização é o mais recomendado também.

Mão segurando um Beck, e bongs ao fundo, em cima de uma mesa de vidro
Beck ou bong, qual é melhor ?

Apetrechos para vaporizar

Deu vontade de investir, mas tá em dúvida sobre qual escolher? Aqui, a gente fala um pouquinho sobre cada tipo de vaporizador disponível:

Vape tipo caneta, ou cigarro eletrônico

As vape pens, ou canetas vaporizadoras, são chamadas assim por causa de seu formato – e também são conhecidas como cigarro eletrônico. Elas são discretas e uma das opções mais baratas para quem quer começar a vaporizar, e por isso geralmente são o primeiro passo da galera que tá deixando a seda de lado.

Um problema bem comum nesse tipo de apetrecho é que, como a fonte de calor geralmente está diretamente em contato com a erva, ela pode queimá-la ao invés de evaporá-la. Não é tão simples regular a temperatura em vaporizadores desse tipo. Por isso, é essencial aprender a operá-las da maneira certa. Assim, você pode garantir que sua erva não está queimando – o que deixa toda a tentativa aproximação da Redução de Danos mais distante .

Vaporizadores portáteis

Os vaporizadores portáteis também são super populares, e geralmente ganham o coração de quem usa. Eles são discretos, cabem no bolso, e já funcionam de uma maneira mais complexa do que as vape pens. Também não deixam aquele mesmo rastro de cheiro do que a fumaça, o que permite consumir sua cannabis de uma maneira mais discreta – o que é bem importante para garantir nossa segurança.

Existem já vaporizadores portáteis com funcionalidades diferentes, que permitem que você use erva seca ou até mesmo concentrados no mesmo aparelho. Sempre verifique essa possibilidade antes de comprar! Também prefira os modelos com controle de temperatura. Eles são a grande maioria no mercado atualmente, e te dão uma autonomia muito maior na hora de escolher como consumir sua erva.

Uma mão segurando um potinho de extração, meia tangerina e a outra, um vaporizador da Puffco
Puffco

Vaporizadores de mesa

Os vaporizadores de mesa são perfeitos para quem ama vaporizar com a galera. Eles até podem ser transportados, mas precisam de energia elétrica para funcionar – então são menos práticos que os outros modelos com bateria.

Bongs com nails de titanium, vidro ou quartzo

Os bongs também podem ser uma ferramenta para vaporizar! Para quem gosta de dar um dab, ou seja, consumir concentrados, esses bongs são perfeitos. Existem as opções com nail de titanium, vidro ou mesmo quatro (que é o nosso favorito!!!) . Esse “nail” é onde é colocado o concentrado, que depois de  ser aquecido com a ajuda de um maçarico esperasse um tempo até colocar o concentrado para a dabada perfeita. Feito isso, é só inspirar a fumaça pelo dome do bong e puxar com calma – já que a substância é geralmente mais forte já que é a vaporização de um concentrado

Apetrechos para fumar

Se você ainda não está pronto para investir num vaporizador, vamos dar algumas dicas para escolher os melhores apetrechos para fumar – e causar menos danos.

Seda

A tradicional sedinha é o papel ideal para enrolar seu fumo. Escolha papéis finos, com boa transparência, ou a seda brown – ela não passa por processos de embranquecimento, e por isso não tem tantos químicos na composição.

A nossa maior dica é fazer um pequeno teste: ao comprar a seda, queime uma unidade sobre um pires ou prato branco. Quanto menos sobrar de resíduo, melhor a seda vai ser!

Bong

O uso de bongs pode ser uma ótima opção para o consumo de cannabis! A água tem um papel importante na diminuição da temperatura da fumaça, e ainda ajuda na filtragem de impurezas. Assim, ele auxilia na minimização dos possíveis danos causados por inalar uma fumaça criada a partir o processo de combustão. Bongs onde cabem cubos de gelo também são perfeitos para esfriar essa fumaça!

Prefira sempre os bongs de vidro; com qualquer outro material, você corre o risco de deterioração por conta da temperatura. Resíduos podem se misturar à fumaça, e você pode acabar inalando-os no processo.

Ah, e vale lembrar que isso só vale se o bong estiver higienizado!

Pipe

O pipe nada mais é do que um cachimbo para fumar sua cannabis. Assim como os bongs, eles existem em vários modelos, tamanhos e materiais! Os de vidro são os que mais gostamos de indicar, justamente por não ter o risco de soltar resíduos na sua erva.

E quanto às temperaturas?

Alguns estudos sugerem que o ponto ideal para vaporizar a cannabis é por volta de 170ºC. Nessa temperatura, os canabinoides ativos na cannabis são convertidos em vapor e podem ser inalados. Quando fumados, a temperatura pode passar dos 800°C – por isso que a fumaça é mais danosa nesse sentido.

Ainda que a quantidade de componentes liberados dependa da erva vaporizada e da temperatura, em graus mais baixos, conseguimos uma quantidade satisfatória de canabinoides e terpenos, e zero substâncias cancerígenas. Quando fumamos, pelo contrário, podemos perder a forma de expressão de várias substâncias presentes na erva, e ainda inalamos componentes danosos a nossa saúde.

Por isso, até mesmo vaporizar prensado é melhor em questão de Redução de Danos (ainda mais se ele estiver bem lavadinho)!

A dica é: como os terpenos evaporam a uma temperatura mais baixa, ajuste o vaporizador para uns 140°C. Dessa forma, você aproveita todos os aromas e sabores que a sua cannabis pode proporcionar, e também ganha todos os benefícios terapêuticos do perfil de canabinoides da sua erva. Maravilhoso poder ter essa experiência, né?

Aqui, temos uma linha de temperaturas, mostrando uma média de quando cada terpeno e canabinoide se expressa:

Gráfico informativo das temperatura de ebulição dos componentes da cannabis
Gráfico informativo das temperatura de ebulição dos componentes da cannabis

Pontos de cuidado

Como já falamos aqui no blog, quando o assunto é vaporizar, não podemos também esquecer que nenhum território é 100% seguro – principalmente quando escolhemos fazer o uso de uma substância pré-preparada, sem termos a certeza do que exatamente foi usado para fazê-la.

Em 29 de outubro de 2019, o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças – EUA) identificou 1.888 casos de doenças pulmonares relacionadas ao “vaping” em quase todos os estados americanos. A causa exata da doença ainda não foi determinada, mas uma possibilidade são os cartuchos do mercado irregular contaminados com acetato de vitamina E.

O óleo de cannabis bruto é muito espesso para funcionar em alguns vapes. Por isso, os produtores adicionam diluentes para deixá-lo na consistência ideal para vaporizar. Recentemente, como os clientes perceberam que esse óleo estava mais fraco; os produtores começaram adicionaram um espessante para dar a ilusão de que ele é mais “natural”

O usuário acaba com um cartucho de THC que foi enfraquecido duas vezes, e, tragicamente, o espessante também se deposita nos pulmões, possivelmente causando a doença. Este excelente artigo relatou que até 60% dos cartuchos de THC no mercado irregular poderiam estar contaminados.

Por isso, nossas dicas são:

  • Dê preferência para a erva seca ou para os extratos, desde que seu vaporizador aceite qualquer uma das substâncias.

  • Sempre leia as especificações do vaporizador antes de comprar.

  • Por mais que o prensado seja uma cannabis de menor qualidade, ele ainda é preferível quando comparamos aos refis das canetinhas. Estamos em um país proibicionista, sem o mínimo de controle de qualidade. Ao menos a erva seca nós podemos ver, tocar e entender os componentes!

E aí, conseguiu entender um pouco das diferenças entre fumar e vaporizar? Se a gente pudesse te dar um conselho, seria: invista em um bom vaporizador, quando puder! Ele pode fazer uma boa diferença tanto na expressão da sua cannabis quanto na sua saúde. E, se escolher fumar, lembre-se de ter todos os cuidados ao escolher os materiais e de utilizar instrumentos de Redução de Danos. Fazer uma escolha consciente é a chave da brisa boa!

guest
25 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
wildner.gw@gmail.com
2 anos atrás

Conheci o blogs de vocês há uns dias e queria dizer que tô amando muito, vocês tem uma visão de mundo e posicionamentos muito parecidos com os meus, me sinto em casa passeando pelo blog hahahah tava querendo comprar um vaporizador de ervas secas (precisaria ser de entrada, não estou bem financeiramente pra investir em um de luxo, muito caro), e queria saber se vocês tem alguma indicação pra dar, não queria investir em algo pra redução de danos que realmente não cumpra um papel legal e eu acabe gastando dinheiro e continue tragando tóxicos. Caso vocês consigam me ajudar, muuuito obrigado já de antemão. No mais, vocês são foda demais, real. Abraços e se cuidem!

ander.nascimento@hotmail.com
2 anos atrás

Qual melhor valor de ervas secas?

Ju
Ju
2 anos atrás

Conteúdo de qualidade! Coisa linda! Vocês arrasam 😀

mb_filipe@hotmail.com
1 ano atrás

Material muito bom, poderia colocar algum link de opções de compra !

millencolin80@gmail.com
1 ano atrás

Recentemente comprei uma seda de vidro e amei. Senti muito mais onda com o mesmo fumo consumido em seda de papel. É um tubo de vidro por onde a gente coloca o fumo e na outra ponta uma piteira de vidro. Muito bom! O que dizer desse processo em relação e redução de danos? Tão bom quanto vaporizador ou nem tanto?

golzimaromba@gmail.com
1 ano atrás

A diamba quando vaporizamos dá mais onda do que quando fumamos normal? Tô querendo comprar um vaporizador de ervas pra fumar no carro sem dar cheiro, mas queria saber se dá a mesma onda do beck normal, abraços.

CHRISTIANE
CHRISTIANE
1 mês atrás

Mesma onda. Uso o Nokiva . Tem cheiro de pipoca queimada . Gosto da temperatura a 190 graus.

wildner.gw@gmail.com
2 anos atrás

Conheci o blogs de vocês há uns dias e queria dizer que tô amando muito, vocês tem uma visão de mundo e posicionamentos muito parecidos com os meus, me sinto em casa passeando pelo blog hahahah tava querendo comprar um vaporizador de ervas secas (precisaria ser de entrada, não estou bem financeiramente pra investir em um de luxo, muito caro), e queria saber se vocês tem alguma indicação pra dar, não queria investir em algo pra redução de danos que realmente não cumpra um papel legal e eu acabe gastando dinheiro e continue tragando tóxicos. Caso vocês consigam me ajudar, muuuito obrigado já de antemão. No mais, vocês são foda demais, real. Abraços e se cuidem!

ander.nascimento@hotmail.com
2 anos atrás

Qual melhor valor de ervas secas?

mb_filipe@hotmail.com
1 ano atrás

Material muito bom, poderia colocar algum link de opções de compra !

millencolin80@gmail.com
1 ano atrás

Recentemente comprei uma seda de vidro e amei. Senti muito mais onda com o mesmo fumo consumido em seda de papel. É um tubo de vidro por onde a gente coloca o fumo e na outra ponta uma piteira de vidro. Muito bom! O que dizer desse processo em relação e redução de danos? Tão bom quanto vaporizador ou nem tanto?

golzimaromba@gmail.com
1 ano atrás

A diamba quando vaporizamos dá mais onda do que quando fumamos normal? Tô querendo comprar um vaporizador de ervas pra fumar no carro sem dar cheiro, mas queria saber se dá a mesma onda do beck normal, abraços.

wildner.gw@gmail.com
2 anos atrás

Conheci o blogs de vocês há uns dias e queria dizer que tô amando muito, vocês tem uma visão de mundo e posicionamentos muito parecidos com os meus, me sinto em casa passeando pelo blog hahahah tava querendo comprar um vaporizador de ervas secas (precisaria ser de entrada, não estou bem financeiramente pra investir em um de luxo, muito caro), e queria saber se vocês tem alguma indicação pra dar, não queria investir em algo pra redução de danos que realmente não cumpra um papel legal e eu acabe gastando dinheiro e continue tragando tóxicos. Caso vocês consigam me ajudar, muuuito obrigado já de antemão. No mais, vocês são foda demais, real. Abraços e se cuidem!

ander.nascimento@hotmail.com
2 anos atrás

Qual melhor valor de ervas secas?

mb_filipe@hotmail.com
1 ano atrás

Material muito bom, poderia colocar algum link de opções de compra !

millencolin80@gmail.com
1 ano atrás

Recentemente comprei uma seda de vidro e amei. Senti muito mais onda com o mesmo fumo consumido em seda de papel. É um tubo de vidro por onde a gente coloca o fumo e na outra ponta uma piteira de vidro. Muito bom! O que dizer desse processo em relação e redução de danos? Tão bom quanto vaporizador ou nem tanto?

golzimaromba@gmail.com
1 ano atrás

A diamba quando vaporizamos dá mais onda do que quando fumamos normal? Tô querendo comprar um vaporizador de ervas pra fumar no carro sem dar cheiro, mas queria saber se dá a mesma onda do beck normal, abraços.

Guilherme Wildner
Guilherme Wildner
2 anos atrás

Conheci o blogs de vocês há uns dias e queria dizer que tô amando muito, vocês tem uma visão de mundo e posicionamentos muito parecidos com os meus, me sinto em casa passeando pelo blog hahahah tava querendo comprar um vaporizador de ervas secas (precisaria ser de entrada, não estou bem financeiramente pra investir em um de luxo, muito caro), e queria saber se vocês tem alguma indicação pra dar, não queria investir em algo pra redução de danos que realmente não cumpra um papel legal e eu acabe gastando dinheiro e continue tragando tóxicos. Caso vocês consigam me ajudar, muuuito obrigado já de antemão. No mais, vocês são foda demais, real. Abraços e se cuidem!

Anderson
2 anos atrás

Qual melhor valor de ervas secas?

Filipe
Filipe
1 ano atrás

Material muito bom, poderia colocar algum link de opções de compra !

Milena
Milena
1 ano atrás

Recentemente comprei uma seda de vidro e amei. Senti muito mais onda com o mesmo fumo consumido em seda de papel. É um tubo de vidro por onde a gente coloca o fumo e na outra ponta uma piteira de vidro. Muito bom! O que dizer desse processo em relação e redução de danos? Tão bom quanto vaporizador ou nem tanto?

Lukaszewski
Lukaszewski
1 ano atrás

A diamba quando vaporizamos dá mais onda do que quando fumamos normal? Tô querendo comprar um vaporizador de ervas pra fumar no carro sem dar cheiro, mas queria saber se dá a mesma onda do beck normal, abraços.

Lucas
Lucas
6 meses atrás

Excelente conteúdo sobre a diferença de fumar e vaporizar. Ja estou adquirindo o meu vaporizador de ervas.

Paulo Sergio
Paulo Sergio
2 meses atrás

Comprei um pipe vape anlleer no uso sai pouca fumaça, é assim mesmo? Sinto o aroma liga e não sai fumaça, estranho.kkkkk

CHRISTIANE
CHRISTIANE
1 mês atrás
Reply to  Paulo Sergio

O vaporizador è um excelente investimento. Fino em qualquer lugar se ninguém perceber .
tem 1 ano que uso o Nokiva – Airistech