Ano Novo, Carnaval e… Pandemia global. Se 2020 não foi o período mais estranho que vivemos por aqui, a gente não sabe qual foi. E, mesmo no meio de tantas tretas, passando nervoso com as notícias todos os dias e tendo que lidar com um mundo de incertezas, a gente não poderia deixar de fazer aquele post de encerramento – afinal, a gente sabe bem o quanto essa época é simbólica, ritualística e cheia de reflexões. Por aqui, não é diferente.
E a gente quer começar agradecendo você – sim, você mesmo! – pela companhia nessa trip. O Girls in Green só existe por causa de quem tá lendo esse texto, e trazer conteúdo de qualidade para você foi o que nos manteve em pé e motivadas a passar por todas essas barras com força, coragem, e muita Redução de Danos.
Para encerrar bem esse ciclo e nos prepararmos para o próximo da melhor maneira possível, nada mais justo do que recapitular algumas das coisas mais importantes que trouxemos por aqui durante ele: as dicas de RD! Por causa do Covid-19, elas se tornaram ainda mais fundamentais. Como a gente sabe o Réveillon foi festejado por muitos, o verão está bombando, o carnaval está na esquina e precisamos ter cautela; por si mesmos e por todos os que estão ao redor nessa mesma jornada.
Bora começar essa retrospectiva 2020? Solta a vinheta!
Florzine e a Redução de Danos
Escolhemos trazer de volta todo o conteúdo transmitido através da nossa Flor favorita, afinal, o lema de Florzine é: Apologia ao cuidado!
As práticas de RD nos guiam e permeiam tudo o que fazemos, e a gente não poderia deixar de falar sobre ela aqui no blog sendo que ela é uma parte tão importante das nossas vidas. O autocuidado e o cuidado com o próximo na hora de consumir qualquer tipo de substância é lei, e muitas dessas informações se perdem pelo caminho por causa do proibicionismo.
É meio óbvio para quem nos conhece, mas, se você é novo aqui, vamos repetir: educar é a solução, e não punir e culpabilizar o usuário.
Para deixar todos esses ensinamentos ainda mais didáticos, bolamos, em parceria com as Mulheres Canábicas e a App Company, a nossa amada Florzine! E você pode conferir por aqui todas as dicas que ela nos passou em 2020:
-
REDUÇÃO DE DANOS: UMA APOLOGIA AO CUIDADO

A informação começa em casa!
A gente escuta muito absurdo sobre a cannabis por aí, inclusive de pessoas que são bem próximas de nós. É através da desinformação que várias mentiras sobre a plantinha se espalham livremente, aumentando ainda mais a resistência contra a regulamentação, que é um dos maiores passos que podemos esperar em termos de Redução de Danos.
Mas como argumentar e conseguir abrir algumas mentes tão fechadas?
Foi a partir dessa dúvida que lançamos o nosso Guia de Como Falar Sobre a Cannabis em Casa! O eBook foi escrito a partir de estudos científicos, artigos e livros, trazendo dados reais como base para desmistificar alguns dos principais mitos ao redor dela.

Redução de Danos é conhecer as substâncias
A cannabis não é a única substância que merece atenção quando falamos sobre Redução de Danos! Embora a gente ame essa florzinha de paixão, precisamos reconhecer que existem inúmeras outras drogas, com efeitos terapêuticos, interações e riscos diferentes, que também precisamos conhecer e desmistificar. Afinal, qualquer uso consciente começa por saber exatamente o que é consumido, e cada um deve ter a autonomia para decidir ou não fazer esse uso.
Então, esse ano tiramos do papel uma das séries que mais esperamos para fazer: a Cannabis e Outras Drogas. Nela, trazemos um perfil mais detalhado de algumas das substâncias mais comuns, em contextos de festa, ritualísticos e diversos outros.
Ela ainda está em andamento e vai seguir com a gente em 2021, mas você já pode conferir alguns dos posts que já saíram – bem lindos e completos:
-
AYAHUASCA E O DMT: CONHEÇA AS PROPRIEDADES E PRÁTICAS LIGADAS A ESSAS SUBSTÂNCIAS
-
COGUMELOS: CONHEÇA QUAIS SÃO SEUS TIPOS, SEUS EFEITOS E PRINCIPAIS USOS
-
CANNABIS E ÁLCOOL: COMO FUNCIONAM E QUAIS OS PERIGOS DA MISTURA

RD no fim de ano (com pandemia)
Como a gente já falou por aqui, a Redução de Danos se tornou essencial durante esse momento que vivemos, e não apenas em nossa relação com as substâncias. Tivemos que reinventar nossas relações, seja na vida pessoal, no trabalho ou com nós mesmos, para evitar o Covid-19 e preservar nossa saúde mental. O termo autocuidado ganhou novos significados e, mesmo nas pequenas ações do dia a dia, sua presença se fez constante ao longo de 2020.
Tudo foi ressignificado, e as nossas tão adoradas aglomerações tiveram que tirar umas longas férias. Isso ficou ainda mais difícil no final de ano, época que costumamos passar próximos de quem amamos. E quem optou por fazer isso tem que ter cuidados redobrados.
Por isso, vamos relembrar aqui alguns cuidados essenciais para você que vai encontrar com amigos ou com a família agora no Réveillon:
-
Use máscara!
-
Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
-
Evite contato próximo com pessoas doentes.
-
Fique em casa se estiver doente, com sintomas de resfriado.
-
Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue no lixo.
-
Na falta de um lenço, cubra a boca com a parte interna do antebraço.
-
Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares.
-
Evite contato com pessoas acima dos 60 anos, em tratamento de alguma condição e com baixa imunidade, que são o principal grupo de risco.
-
Respeite as regras de distanciamento social, e não compartilhe copos, utensílios e baseados com a galera.
-
Leve o seu próprio álcool gel e use sempre que não puder lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água corrente e sabão, como indica a OMS.
Além disso, os canábicos de plantão que farão uso da erva devem ficar ligados em algumas atitudes responsáveis para evitar o contágio:
-
Lave as mãos antes de manusear seus apetrechos ou a própria cannabis.
-
Tenha sempre por perto um frasco de álcool gel ou lenços umedecidos em álcool para a higienização (tanto sua quanto dos seus acessórios não descartáveis).
-
Prefira por enquanto as piteiras longas de papel, que podem ser prontamente descartadas depois o uso.
-
Qualquer objeto usado para consumir a cannabis deve ser higienizado imediatamente após o uso, de preferência com álcool 70%.
Para mais informações sobre o Coronavírus e a cannabis, você pode ler:
CORONAVÍRUS E CANNABIS: REDUÇÃO DE DANOS E SAÚDE MENTAL NA QUARENTENA
COVID-19: MACONHA CURA CORONAVÍRUS?
O QUE FAZER NA QUARENTENA DE CORONAVÍRUS? LINKS GRATUITOS!

E a nossa retrospectiva 2020 fica por aqui!
Nós amamos passar esse ano todinho junto com vocês, e foi especialmente maravilhoso ver o crescimento do site. Hoje, inúmeras pessoas conseguem acessar todo esse conteúdo sobre Redução de Danos não apenas vindas das nossas redes sociais, mas também depois daquela famosa perguntinha para o Google e outros mecanismos de pesquisa. É um prazer poder disseminar informações e levá-las cada vez mais longe.
Esperamos vocês em 2021. Se cuidem, se protejam, e nos vemos nesse novo ano – cheio de possibilidades incríveis e com muito crescimento pela frente.