GIRLS IN GREEN

Congelar suas melhores flores é o passo número um para fazer um bom ice. Aqui, vamos contar mais sobre isso, ensinar como fazer seu fresh frozen e ter melhores rendimentos.

Anos e anos atrás, se você dissesse a um fazendeiro que queria congelar sua maconha, eles pensariam que você perdeu todos os parafusos. Mas agora, na era do ice water hash e das extrações frescas sem solventes, o chamado fresh frozen se tornou uma indústria de potência total! 

Hash makers querem as melhores opções de maconha para criar concentrados vivos e limpos, com terpenos frescos — e congelar o material é o que torna toda essa mágica possível.

As extrações feitas com fresh frozen podem proporcionar uma experiência diferente e fantástica ao consumidor, entregando um produto concentrado de alta potência e sabor, que reflete a qualidade da planta e sua própria singularidade. Gostamos de dizer que eles são a expressão mais verdadeira da cepa escolhida, então você deve levar algumas coisas em consideração antes de decidir congelar sua colheita.

Vem com a gente saber mais sobre isso!

O que é fresh frozen?

O método padrão de secagem existe há muito tempo. Embora o processo possa variar, o conceito geral envolve pendurar as plantas de maconha colhidas, retirar as folhas maiores e permitir que elas sequem em uma sala escura sob um determinado nível de temperatura e umidade por dias — ou até semanas.

O método fresh frozen, por outro lado, consiste em pegar a planta e remover todas as folhas, galhos e caules logo após a colheita. Em seguida, o cultivador ou trimmer pega essas flores frescas e os sela em um saco, geralmente pesando de um a quatro quilos cada. Esses sacos são colocados em um freezer industrial a cerca de -3°C, o que mantém todos os maravilhosos terpenos e canabinoides frescos até que estejam prontos para a extração.

Com fresh frozen, ou seja, a maconha congelada logo depois de colhida, a maior diferença é que você terá todo o conteúdo da sua planta viva, sem passar por nenhum tipo de transformação. Você não perderá tantos terpenos nem canabinoides e, através do seu concentrado, poderá entregar toda essa grandeza ao consumidor.

Além disso, é com maconha congelada que se faz aquelas extrações bem clarinhas que se vê por aí e que a galera da crema valoriza tanto!

foto colorida de um bd de maconha em um cultivo
A escolha da cepa é fundamental para fazer o fresh frozen.

O que observar ao colher maconha para congelar?

A colheita para fresh frozen pode ser um pouco diferente da colheita para secagem, mas os dois processos podem andar de mãos dadas. Mas, antes disso, não esqueça de:

Escolher as melhores variedades para isso

Para escolher uma planta excelente para congelar, você deve escolher sua cepa corretamente. Primeiro, você vai querer perfis frutados, tropicais, gasosos ou exóticos, cheios de terpenos incríveis. E o segundo (e mais importante) ponto é certificar-se de que sua planta desenvolveu totalmente os tricomas. Além disso, escolha genéticas apropriadas para haxixe, que possam ter um rendimento que viabilize seu trabalho.

Faça o teste de lavagem

Teste o rendimento da sua planta para se certificar de que ela é viável para fazer haxixe e extrações. Você pode fazê-lo com um pote de vidro com tampa, água e gelo: 

  • Basta colocar uma pequena amostra de sua maconha lá, agitá-la e verificar os resultados depois de deixá-la descansar em um ambiente frio. 
  • Uma boa quantidade de fresh frozen para usar é de 20 gramas. Isso porque um rendimento de 5% nesse caso significaria cerca de um grama de haxixe, que é uma quantidade boa para visualizar e comparar. 
  • Você poderá ver a qualidade dos tricomas, quão fácil eles podem ser extraídos e até verificar a maturidade de sua planta através do haxixe que cai no fundo do pote.
  • Uma boa cepa normalmente rende de 3 – 7% de concentrado. Mas estamos sempre procurando os unicórnios que rendem mais de 5%!
Separe algumas das suas flores mais bonitas para secar, antes de congelar o resto!

Diversifique sua colheita!

Uma boa sugestão é: separe algumas das suas flores mais bonitas para secar, e o resto pode ser congelado. Dessa forma, você pode ficar com dois tipos de produtos para diferentes finalidades. Essa separação pode ser feita ao mesmo tempo, durante sua colheita, e tornar seu trabalho mais ágil. 

A qualidade que você coloca é a que você recebe

Muitas pessoas na indústria podem dizer que fresh frozen é uma boa maneira de “salvar” plantas ruins, com mofo, oídio ou danos causados ​​por indicadores naturais. Nós não acreditamos nesse tipo de coisa: se você quer que sua maconha congelada se torne um concentrado incrível, você precisa se concentrar no que tem qualidade e se livrar do resto que não serve para nada. Dói, e a gente sabe disso — mas você não vai querer que nada coloque em risco seu produto e sua qualidade final, que depende quase que inteiramente da qualidade da matéria-prima que você usar.

Como colher para fazer fresh frozen?

Foto colorida de Fresh frozen, a maconha recém colhida e congelada
Fresh frozen, a maconha recém colhida e congelada

Como a ideia do fresh frozen é colher e congelar sua maconha o mais rápido possível para conservar todos os tricomas e seu conteúdo, existem alguns truques para facilitar um pouco esse processo:

Colha apenas o que você pode trimar. Como você quer manter os buds tão frescos quanto possível, o objetivo é cortar rápido e com precisão, mantendo sua planta viva pelo maior tempo que puder. Portanto, corte apenas alguns galhos de cada vez e nunca faça isso com muita antecedência. Se suas plantas começarem a murchar antes que você possa processá-las, é um sinal de que as coisas estão demorando muito e seu rendimento pode ser comprometido.

Tire apenas o que não tem tricomas. Para trimar, basta remover as folhas-leque e as menores sem as glândulas. Tente olhar o galho de cabeça para baixo, para poder acompanhar a estrutura da planta. Não corte as folhas no meio — isso pode ajudar a clorofila a soltar durante a lavagem e contaminar seu material todinho!

Segure o caule, nunca a flor. Evite tocar em qualquer superfície das flores ou folhas de açúcar. Isso pode causar danos aos tricomas, e queremos mantê-los intactos.

Faça a trima em uma bandeja limpa. Você precisa ter uma superfície limpa para trimar suas flores em cima. Assim, se algum tricoma se soltar da planta, você poderá capturar ele no final.

O bud perfeito é do tamanho de uma moeda de vinte e cinco centavos. Isso facilitará muito a lavagem da planta, pois permite que os tricomas tenham uma maior superfície de contato com a água. Ao trimar, corte as flores de baixo para cima e na base do caule. Não é aconselhável cortar as flores! Isso pode fazer com que seu haxixe acabe contaminado com matéria vegetal.

Depois de trimar…

Sempre marque seus sacos. Cepa, data, peso… Anote tudo no saquinho ou faça algumas etiquetas para que eles não se misturem.

Certifique-se de fechar os sacos corretamente. É importante não amassar os buds no saco, mas também fechá-lo bem para que não haja troca de ar com o ambiente. Queremos todos os terpenos, e precisamos lembrar que alguns deles são bem voláteis!

Coloque-o com cuidado no freezer. Tente não esmagar as flores juntas! Se elas forem danificadas de alguma forma, fica mais fácil acabar dichavando sua matéria enquanto lava e espalhando contaminantes por todo o concentrado. Além disso, você não quer sobrecarregar seu freezer.

Congele por pelo menos 24h antes de processar. Você tem que esperar até que as flores estejam completamente congeladas antes de poder lavá-las. Como você sabe, a temperatura é a chave para um bom ice. Esperamos pelo menos 48h para usá-los!

O fresh frozen é uma ótima opção, principalmente para quem consegue contar com temperaturas mais baixas na hora de lavar! Logo mais, vamos trazer algumas dicas interessantes para criar o seu próprio cold room — um lab geladinho perfeito para fazer ice sem se preocupar tanto com o derretimento da sua maconha congelada.

Fique ligadin no nosso conteúdo: acompanhe a gente no Instagram @girlsingreen710 para estar sempre por dentro das novidades e do que postamos por aqui.

Até a próxima!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments