GIRLS IN GREEN

Aprenda as melhores técnicas para secar e armazenar o seu hash!

O tema de hoje é algo que nós viemos prometendo faz tempo! Recebemos no nosso Instagram muitas mensagens com dúvidas sobre o haxixe – tanto sobre suas diversas formas e tipos quanto os procedimentos mais adequados para fazê-lo. Por isso, decidimos fazer para vocês um conteúdo completíssimo que comporte informações tanto teóricas quanto práticas sobre a secagem do Bubble Hash, também conhecido como ICE.

Há alguns dias atrás, nós lançamos um conteúdo bem massa sobre Bubble Hash e como fazer. Para quem não lembra o famoso Ice é uma das nossas extrações favoritas – acreditamos que tal preserva os terpenos e ainda é uma forma mais segura de se consumir concentrados por não usar nenhum solvente no seu processo.

 → Ainda não viu? Haxixe Ice: como fazer e tudo o que você precisa saber

Hoje, vamos finalizar esse ciclo para que todes possam finalizar esses procedimentos corretamente em casa, sem colocar em risco o material usado e nem a saúde ao consumir o resultado final! Vamos nessa?

Processo de secagem do bubble hash no papel parchment
Processo de secagem do bubble hash

A importância da secagem correta

Pensando na Redução de Danos, é essencial secar o seu haxixe corretamente para que ele seja consumido. Um hash úmido, armazenado em ambiente fechado e escuro para o começo do processo de cura, pode desencadear a propagação de fungos.

A formação de fungos do hash é um problema bem sério. Se isso acontecer, por favor, nós aconselhamos a não consumir. São inúmeros os riscos para a saúde respiratória em relação à fumar algum fungo, mofo ou esporo (principalmente em época de pandemia mundial).

Para evitar que isso ocorra, é essencial ter paciência e saber secar seu haxixe da forma certa. A chave da secagem do bubble hash está na temperatura e umidade do local onde o procedimento é realizado.

Como você pode secar o seu haxixe

O segredo da secagem do Bubble Hash é superfície de contato. Bem coisa de aula de ciências, como comparar evaporação da água da chuva com a evaporação num recipiente fechado. O princípio desse processo é o mesmo, o que diferencia é que precisamos ter o maior cuidado com a umidade e temperatura relativa do ar onde esse hash está secando.

Assim como a produção, a secagem também pode ser feita de formas variadas! Com o avanço nas tecnologias, as técnicas também vão mudando. A diferença na matéria-prima também causa essas necessidades de adaptação; por exemplo, a escolha entre usar fresh frozen ou trimas curadas também afeta a secagem, pois neles as resinas se comportam de maneiras diferentes.

“Mas meninas, vocês recomendam que a gente use fresh frozen ou trimas curadas?”

Depende. O fresh frozen tem suas vantagens, como a altíssima preservação do óleo e dos terpenos na cabeça do tricoma. Entretanto, ele pode ficar muito grudento em temperaturas altas (como no Brasil, e nem um ar condicionado segura). Além disso, com essa matéria, é mais difícil de lavar, secar e fazer aquele pozinho do ICE também! Então, dizemos que essa escolha vai depender muito do material e do equipamento que você tem para fazer o hash.

Seja qual for a matéria que você tem, seja fresh frozen, buds secos lindos e curados, ou uma trima curada – Aqui, a gente vai ensinar vocês como manusear ambos, tanto o jeitinho mais roots, bem simples, quanto o mais nutella, que envolve mais equipamentos.

Alice Peneirando o haxixe ICE, técnica também conhecida como Sieving
Peneirando o haxixe ICE, técnica também conhecida como Sieving

Secagem “roots” (raíz)

Para secar, você vai precisar de:

  • Caixa de papelão ou de pizza <3  (a de pizza é a melhor, pois você consegue fechar e  garantir que não vai cair pelo do seu gato em cima do hash!)

  • Seu haxixe

  • Ralador

  • Papel vegetal

  • Um freezer ou congelador

  • Um ambiente adequado: escuro e umidade baixa. Uma opção é a dispensa da casa, caso tiverem uma!

Passo a passo

Passo 1: logo após o hash ser coletado das bags ele deve ser levado ao freezer. Aguarde algumas horas para garantir que ele estará congelado.

Passo 2: coloque o papel vegetal na caixa para que seu material não seja contaminado. Tire o hash do freezer e rale ele em cima do papel vegetal – não deixe a resina aglomerada –  o ice deve ficar como uma areia bem fininha para maximizar seu contato com o ar e torná-la mais rápida e efetiva.

Passo 3: controle a umidade e a temperatura do ambiente. O ideal é ter pelo menos um desumidificador para diminuir a umidade do ar e um ar condicionado – já que um ambiente frio é o ideal para tirar um haxixe de qualidade. O ideal é a temperatura mais baixa que o seu ar condicionado ou o seu ambiente da casa puder chegar!

É  importante lembrar que essa secagem pode durar alguns dias, dependendo da umidade e temperatura relativa do ambiente no qual esse processo está sendo feito.  Vá controlando a consistência do seu hash e não guarde ele sem ter a certeza de que está completamente seco!

Secagem nutella (tecnológica)

A secagem nutella é bem parecida com a secagem roots, mas ela já requer mais equipamentos para o controle de temperatura e umidade do ambiente em questão. Alguns exemplos são deixar esse hash secando em bandejas em estantes.  Para isso, você precisaria de um super ar para criar um cold room – um quarto frio pensado especialmente para a secagem do bubble hash, no Brasil nós podemos comparar isso com um frigorífico de carnes ou mesmo de cozinhas de doces.

Secagem nutella PLUS (tecnologia Norte Americana)

É o crème de la crème da secagem de bubble hash, normalmente feito em países onde a venda e o consumo de haxixe é regulamentada e ele é feito em uma escala comercial. Afinal, a secagem no ar seria muito demorada e não tão efetiva para garantir a qualidade do produto final. Vamos contar um pouquinho mais sobre ela aqui embaixo:

Matéria: fresh frozen

Lavagem: a mão ou com máquina, não importa – o que importa é o ambiente gelado para o hash ser feito. Esse ambiente vai para além das temperaturas que um ar condicionado normal chega, mas existe um truque para isso. Tal truque é chamado Coolbot (sim, é caro para caramba na conversão real para o dólar, mas isso faz parte da realidade Norte Americana).

→ O uso de quartos frios também pode ser utilizado para a secagem do hash, mas, em um cenário desses, com certeza as pessoas vão ter um Freeze Dryer.

O que é um Freeze Dryer?

O Freeze Dryer é uma máquina que virou o jogo do mercado do haxixe. Com ela, foi possível aumentar a quantidade da matéria trabalhada, diminuir o espaço de secagem do hash e o também o tempo (que pode ir de uma semana menos de 24 horas)

Como essa máquina misteriosa funciona

Este é um assunto bem complexo! Por isso, resolvemos trazer as informações coletadas  uma pessoa muito especial: Flynn Abeln, diretor de operações da Fully Melted, uma empresa de hash legal sem solventes na Califórnia e que sabe mexer nessa maquininha como ninguém.

O Freeze Dryer é uma máquina que foi trazida da indústria de alimentos e é geralmente usada para congelar alimentos secos para armazenamento a longo prazo. A comunidade de hash viu isso como uma ferramenta para secar a resina de uma maneira mais fácil! Esta máquina seca o hash por sublimação; quando o hash úmido é colocado no secador por congelamento, a máquina aspira o hash, além de controlar o aumento e a queda da temperatura. Isso permite que a sublimação ocorra e ajuda a transformar a água de um sólido em um gás, para que possa ser removida do hash. É importante lembrar  método de secagem também higieniza o hash, sendo uma ótima opção para mercados legais com controle de qualidade rigoroso.

Diversos potinhos com maconha e haxixe ilustrando armazenamento adequado
Como armazenar maconha e haxixe para não mofar

Quando se usa um Freeze Dryer, é essencial saber quais configurações usar. A sublimação acontece de maneira otimizada se o hash for exposto ao máximo de área ao ar livre e de superfície possível nas bandejas do secador por congelamento. Isso significa que, quando você estiver retirando o hash das sacolas de filtragem (isto é, as bubble bags) precisará colher em uma consistência semelhante a um crepe, com muito mais água do que para a secagem ao ar.

Sabemos que essa temática, principalmente aqui na Califórnia dá o que falar. Mas se você estiver secando o seu hash em patties, isso é, pequenos bolinhos de cabeças de tricoma conglomerados, você está aumentando o tempo de secagem, gastando energia extra e perdendo terpenos pelo caminho – no caso, você está fazendo isso errado.

Existem três configurações básicas no Freeze Dryer:

  • tempo do freezer

  • tempo final de secagem

  • temperatura da prateleira

Quando o Freeze Dryer executa um ciclo completo, ele começa com um ciclo de congelamento, usado para congelar o produto e reduzir a temperatura da câmara. Em seguida, a máquina inicia seu processo principal de secagem, que pode durar de 10 a 16 horas, dependendo da quantidade de água necessária para retirar.

Três potinhos para guardar haxixe
Haxixes bem armazenados em seus potinhos

Depois que o sistema detectar que não está retirando uma grande quantidade de água do material, ele entrará em seu ciclo final de secagem e funcionará pelo período de tempo definido. Ao observar as configurações para iniciar um ciclo de congelamento a seco, a temperatura da prateleira é uma das coisas a serem observadas e verificadas sempre que o sistema é executado. O padrão de fábrica é 125F, aproximadamente 51°C, o que é MUITO quente para hash e definitivamente arruinará um lote. Ela deve ser alterada para no máximo 50F (10°C).

Tempos de secagem finais mais longos ou mais curtos podem ser medidos por dois fatores básicos: a quantidade de hash e quão seca ou oleosa sua resina é naturalmente.

  • A resina mais seca tende a precisar de um tempo de secagem um pouco menor e poderá ser executada em uma temperatura mais alta da prateleira sem sacrificar a qualidade.

  • Resinas mais instáveis podem precisar de tempos de secagem mais longos para secar completamente a resina e reduzir as temperaturas da prateleira, a fim de preservar a cabeça da resina e impedir que ela derreta.

Esse tipo de tecnologia é o que garante um resultado cheio de qualidade e um hash de exesso de água. É possível que as pessoas passem o tempo de secagem, e deixem o seu hash extremamente seco (over dried)  – é necessário que haja alguma umidade dentro da cabeça oleosa da resina.

Uma dica para checar isso é, após retirar o hash do freezer drier, bata nele com uma colher e verifique se despedaça em grandes pedaços ou se se transformou em um pózinho. Se estiver em grandes pedaços, grudando um no outro, o seu hash ainda está molhado.

Como armazenar o hash

Para que seu hash tenha durabilidade, ele deve ser guardado em um local seco, escuro e com pouca ventilação. Um pote do tipo tupperware, com uma tampa bem selada, é o ideal! Se for guardar em vidros, tenha cuidado para que ele fique longe da luz – ela pode ajudá-lo a se deteriorar e enfraquecer mais rapidamente.

E aí, curtiu esse mar de informações? Embora a secagem mais nutella ainda seja difícil aqui no Brasil, onde a cannabis não é legalizada, ela será uma realidade após a regulamentação. Esperamos que ela venha rápido! 😉

Conta aí nos comentários o que você achou do texto ou se ficou com alguma dúvida. A gente vai fazer o máximo para esclarecer para você tudo sobre esse universo do hash making!

guest
44 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dyamondlea@gmail.com
2 anos atrás

Love love love! Thank you for the English translations so that I can acquire this wealth of knowledge!

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

Dyamond thank you so much for your comment!! We have just launched the new english website and we are uploading all new and old contents there! If you feel like, be sure to check it out and let us know if you like it!

Gabrielheitz@gmail.com
2 anos atrás

Salve!
O meu ta bem seco igual uma areia sem umidade,o proximo passo é ir dando uma prensa com as mãos? É normal ele ir ficando em uma cor mais escura?

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

Isso Gabriel, melhor coisa é ir aplicando calor e pressão com as mãos! E a mudança de cor é normal, ela acontece devido a oxidação da matéria.

Aaplgo23@gmail.com
2 anos atrás

Salve fmlia linda , Boa noite pra nx. Sobre guarda na geladeira o paki e bom guarda ou outras extras ..?

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

Oi Lili tudo bom? Não sei se entendemos super bem a questão dos extras, mas não é necessário guardar na geladeira o paki não. Ele pode ser armazenado em um vidro fora da luz e calor.

felipe.piva@outlook.com.br
1 ano atrás

Boa tarde família, gostaria de estar armazenando alguns hash de diferentes sabores para ser consumido daqui uns meses no qual vou ter um evento no qual gostaria de ter as opções de deguste…
Qual serie a melhor forma de armazenar sem que perca a potencia? grato desde já.

maipedro.96@gmail.com
1 ano atrás

Ola meninas! Fiz um ice hash na bubble bag e ele tá bem meloso… como vou secar ele ralando.. deixo congelar umas horas para tentar ralar ele como a técnica roots.. e já coloco na mão ele volta a consistência de meleca… não sei com secar ele 100%!

kesley601@gmail.com
1 ano atrás

Pega umas 3 g de knk seca bem dps joga no litificador esfarela ele bem o máximo que se consiguir dps passe por um peneira pra tirar oq sobrar de matéria vegetal ….pega o pozinho dourado e livre do vegetal seco e vá colocando de acordo que fique na consistência desejada CMG deu certo paz!!

lucasgarcia1311@gmail.com
1 ano atrás

Boa tarde, familia! Poderiam me informar se armazenamento no pote de vidro em ambientes mais frios, como geladeiras (com devida proteção da luz), causam deterioração a longo prazo dos tricomaas?

ricardohomet@gmail.com
1 ano atrás

Oi,
Se congelar haxixe, vai estragar?
Quanto tempo ficará bom?
Obrigado,
Ricardo

Dyamondlea@gmail.com
2 anos atrás

Love love love! Thank you for the English translations so that I can acquire this wealth of knowledge!

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

Dyamond thank you so much for your comment!! We have just launched the new english website and we are uploading all new and old contents there! If you feel like, be sure to check it out and let us know if you like it!

Gabrielheitz@gmail.com
2 anos atrás

Salve!
O meu ta bem seco igual uma areia sem umidade,o proximo passo é ir dando uma prensa com as mãos? É normal ele ir ficando em uma cor mais escura?

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

Isso Gabriel, melhor coisa é ir aplicando calor e pressão com as mãos! E a mudança de cor é normal, ela acontece devido a oxidação da matéria.

Aaplgo23@gmail.com
2 anos atrás

Salve fmlia linda , Boa noite pra nx. Sobre guarda na geladeira o paki e bom guarda ou outras extras ..?

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

Oi Lili tudo bom? Não sei se entendemos super bem a questão dos extras, mas não é necessário guardar na geladeira o paki não. Ele pode ser armazenado em um vidro fora da luz e calor.

felipe.piva@outlook.com.br
1 ano atrás

Boa tarde família, gostaria de estar armazenando alguns hash de diferentes sabores para ser consumido daqui uns meses no qual vou ter um evento no qual gostaria de ter as opções de deguste…
Qual serie a melhor forma de armazenar sem que perca a potencia? grato desde já.

maipedro.96@gmail.com
1 ano atrás

Ola meninas! Fiz um ice hash na bubble bag e ele tá bem meloso… como vou secar ele ralando.. deixo congelar umas horas para tentar ralar ele como a técnica roots.. e já coloco na mão ele volta a consistência de meleca… não sei com secar ele 100%!

kesley601@gmail.com
1 ano atrás

Pega umas 3 g de knk seca bem dps joga no litificador esfarela ele bem o máximo que se consiguir dps passe por um peneira pra tirar oq sobrar de matéria vegetal ….pega o pozinho dourado e livre do vegetal seco e vá colocando de acordo que fique na consistência desejada CMG deu certo paz!!

lucasgarcia1311@gmail.com
1 ano atrás

Boa tarde, familia! Poderiam me informar se armazenamento no pote de vidro em ambientes mais frios, como geladeiras (com devida proteção da luz), causam deterioração a longo prazo dos tricomaas?

ricardohomet@gmail.com
1 ano atrás

Oi,
Se congelar haxixe, vai estragar?
Quanto tempo ficará bom?
Obrigado,
Ricardo

Dyamondlea@gmail.com
2 anos atrás

Love love love! Thank you for the English translations so that I can acquire this wealth of knowledge!

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

Dyamond thank you so much for your comment!! We have just launched the new english website and we are uploading all new and old contents there! If you feel like, be sure to check it out and let us know if you like it!

Gabrielheitz@gmail.com
2 anos atrás

Salve!
O meu ta bem seco igual uma areia sem umidade,o proximo passo é ir dando uma prensa com as mãos? É normal ele ir ficando em uma cor mais escura?

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

Isso Gabriel, melhor coisa é ir aplicando calor e pressão com as mãos! E a mudança de cor é normal, ela acontece devido a oxidação da matéria.

Aaplgo23@gmail.com
2 anos atrás

Salve fmlia linda , Boa noite pra nx. Sobre guarda na geladeira o paki e bom guarda ou outras extras ..?

meriscala@gmail.com
2 anos atrás

Oi Lili tudo bom? Não sei se entendemos super bem a questão dos extras, mas não é necessário guardar na geladeira o paki não. Ele pode ser armazenado em um vidro fora da luz e calor.

felipe.piva@outlook.com.br
1 ano atrás

Boa tarde família, gostaria de estar armazenando alguns hash de diferentes sabores para ser consumido daqui uns meses no qual vou ter um evento no qual gostaria de ter as opções de deguste…
Qual serie a melhor forma de armazenar sem que perca a potencia? grato desde já.

maipedro.96@gmail.com
1 ano atrás

Ola meninas! Fiz um ice hash na bubble bag e ele tá bem meloso… como vou secar ele ralando.. deixo congelar umas horas para tentar ralar ele como a técnica roots.. e já coloco na mão ele volta a consistência de meleca… não sei com secar ele 100%!

kesley601@gmail.com
1 ano atrás

Pega umas 3 g de knk seca bem dps joga no litificador esfarela ele bem o máximo que se consiguir dps passe por um peneira pra tirar oq sobrar de matéria vegetal ….pega o pozinho dourado e livre do vegetal seco e vá colocando de acordo que fique na consistência desejada CMG deu certo paz!!

lucasgarcia1311@gmail.com
1 ano atrás

Boa tarde, familia! Poderiam me informar se armazenamento no pote de vidro em ambientes mais frios, como geladeiras (com devida proteção da luz), causam deterioração a longo prazo dos tricomaas?

ricardohomet@gmail.com
1 ano atrás

Oi,
Se congelar haxixe, vai estragar?
Quanto tempo ficará bom?
Obrigado,
Ricardo

Dyamond
Dyamond
2 anos atrás

Love love love! Thank you for the English translations so that I can acquire this wealth of knowledge!

Girls In Green
2 anos atrás
Reply to  Dyamond

Dyamond thank you so much for your comment!! We have just launched the new english website and we are uploading all new and old contents there! If you feel like, be sure to check it out and let us know if you like it!

Growbriel
Growbriel
2 anos atrás

Salve!
O meu ta bem seco igual uma areia sem umidade,o proximo passo é ir dando uma prensa com as mãos? É normal ele ir ficando em uma cor mais escura?

Girls In Green
2 anos atrás
Reply to  Growbriel

Isso Gabriel, melhor coisa é ir aplicando calor e pressão com as mãos! E a mudança de cor é normal, ela acontece devido a oxidação da matéria.

Lili
Lili
2 anos atrás

Salve fmlia linda , Boa noite pra nx. Sobre guarda na geladeira o paki e bom guarda ou outras extras ..?

Girls In Green
2 anos atrás
Reply to  Lili

Oi Lili tudo bom? Não sei se entendemos super bem a questão dos extras, mas não é necessário guardar na geladeira o paki não. Ele pode ser armazenado em um vidro fora da luz e calor.

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Boa tarde família, gostaria de estar armazenando alguns hash de diferentes sabores para ser consumido daqui uns meses no qual vou ter um evento no qual gostaria de ter as opções de deguste…
Qual serie a melhor forma de armazenar sem que perca a potencia? grato desde já.

Fractal
1 ano atrás

Ola meninas! Fiz um ice hash na bubble bag e ele tá bem meloso… como vou secar ele ralando.. deixo congelar umas horas para tentar ralar ele como a técnica roots.. e já coloco na mão ele volta a consistência de meleca… não sei com secar ele 100%!

Kesley
Kesley
1 ano atrás
Reply to  Fractal

Pega umas 3 g de knk seca bem dps joga no litificador esfarela ele bem o máximo que se consiguir dps passe por um peneira pra tirar oq sobrar de matéria vegetal ….pega o pozinho dourado e livre do vegetal seco e vá colocando de acordo que fique na consistência desejada CMG deu certo paz!!

LUCAS GUIMARAES GARCIA
LUCAS GUIMARAES GARCIA
1 ano atrás

Boa tarde, familia! Poderiam me informar se armazenamento no pote de vidro em ambientes mais frios, como geladeiras (com devida proteção da luz), causam deterioração a longo prazo dos tricomaas?

Ricardo Homet
Ricardo Homet
1 ano atrás

Oi,
Se congelar haxixe, vai estragar?
Quanto tempo ficará bom?
Obrigado,
Ricardo