Vem aprender aqui com a gente a armazenar sua cannabis direitinho – seja em semente, flor, pren ou hash! Vamos te explicar tudo sobre esse assunto para sua erva estar sempre bem conservada.
Um assunto que traz bastante dúvida é a melhor forma de armazenar a cannabis para que ela seja conservada no seu melhor estado – afinal, um de seus maiores inimigos é o mofo, que pode arruinar a sua experiência com essa planta. E não são apenas os buds que merecem atenção especial: as sementes, as flores prensadas e o hash também precisam um lugarzinho seguro contra umidade, luz e qualquer fator que possa diminuir sua qualidade.
E aí, quer descobrir como guardar a sua cannabis da melhor forma? Fazer ela durar mais tempo e ainda evitar o mofo? A gente explica aqui como armazená-la corretamente!
Conservando sementes
Comprou as sementinhas, mas ainda não quer germinar, ou quer germinar apenas algumas? As sementes de cannabis devem ser armazenadas em um lugar frio e seco, sem interferência de luz. Quer você armazene suas sementes em um freezer, geladeira ou até mesmo em um armário ou gaveta, é importante deixá-las lá até a hora de germinar. Variações rápidas de temperatura podem lesar sua integridade genética. A gente recomenda a permanência delas na geladeira.
Você tem algumas opções para garantir que elas permaneçam frescas até a germinação:
-
Vai armazenar por apenas alguns meses? Um saco de plástico tipo Ziploc pode ser perfeito, ou potes herméticos de vidro.
-
Para um armazenamento mais prolongado, uma embalagem selada a vácuo pode ser mais segura!
-
Ao manter as sementes na geladeira, mantenha-as o mais longe possível, para que não fiquem expostas a alterações de temperatura quando a porta for aberta.
-
Também é importante observar que, ao congelar as sementes, toda vez que são descongeladas e voltam ao freezer, elas se tornam menos viáveis. Dessa forma, as taxas de germinação podem ser piores
-
Quando as sementes de cannabis são armazenadas adequadamente, elas podem durar até 10 anos!
Onde guardar sua cannabis já seca
Se você tem buds sequinhos ou até mesmo prensado, a forma de guardar já pode ser um pouco diferente. Existem algumas opções para garantir que ela esteja sempre boa quando você quiser usá-la pra fechar aquele beck lindão:
-
Em vidros
O vidro é ótimo para armazenamento de quase todo o tipo de substância, pois são inertes, duros e não biodegradáveis. A desvantagem é que a maioria dos frascos de vidro é clara e isso pode contribuir com a degradação dos canabinóides – algo que pode ser resolvido com potes UV, ou mesmo se os potes de vidro transparentes forem armazenados no escuro.
Para armazenar buds expostos à luz, é melhor usar um vidro opaco. A nossa dica aqui é escolher um potinho com tampa hermética! Quanto menos ar, melhor para a conservação dos canabinóides.
-
Em potinhos de aço inoxidável
Os potes de aço inoxidável, também com vedantes do tipo hermético, são populares porque são fortes e podem ser empilhados. O metal não interage com a cannabis e é impermeável ao ar externo – o que garante uma boa conservação. Além disso, nem a umidade ou a luz podem penetrá-los.
-
Plásticos
Nem todos os tipos de plástico são recomendados! A cannabis é levemente ácida e lipofílica, por isso degrada alguns deles. Sacos tipo Ziploc são populares porque não deixam os odores passarem, e são baratos. No entanto, eles são facilmente perfurados por hastes e não oferecem proteção contra agitação e movimento, o que leva a mais danos. Nossa sugestão é usá-lo apenas para sementes.
-
Dessecantes: um adendo importante
Um dessecante é uma substância que remove a umidade do ar circundante. Sabe aqueles saquinhos de silica que geralmente vem juntos nas caixas de tênis ou bolsas compradas? São importantes para evitar que a umidade no transporte faça a mercadoria mofar! Pacotes de silicone, jornal ou qualquer coisa extra-seca age como um dessecante e absorve a umidade em um recipiente de armazenamento. Alguns julgam ser um bom apetrecho para auxiliar na conservação e armazenamento da cannabis, mas outras pessoas relatam que existe uma transformação no gosto e cheiro da planta.
O ideal é tentar, brincar de fazer alquimia e ir percebendo o que melhor funciona para você
-
Embalagens à vácuo
A embalagem a vácuo é popular porque diminui a quantidade de oxigênio presente em embalagens. O oxigênio é corrosivo e degrada a cor da cannabis. A presença diminuída de oxigênio também desencoraja o crescimento de bactérias, mas não das bactérias anaeróbicas. As bactérias anaeróbicas prosperam em ambientes com pouco oxigênio e sem oxigênio, úmidos e com comida. Por isso, nunca feche e guarde cannabis úmida!
Cannabis não secou? Aprenda a curá-la!
Se a sua cannabis não foi comprada sequinha – por exemplo, se é um bud recém colhido, ou até mesmo hash – o ideal é que ela passe pelo processo de secagem e cura. Secar significa reduzir a quantidade de água do bud para 10-15%, dependendo da crocância desejada do produto. Isso também garante que sua cannabis se torne mais estável, para que suas propriedades se transformem – sem que sejam perdidas.
Aqui no blog, já publicamos um texto do maravilhoso Ed Rosenthal, um verdadeiro expert canábico, falando especificamente sobre como fazer a secagem e cura dos seus buds. Aqui, vamos retomar alguns pontos principais com vocês:
-
Existem várias formas de fazer o processo de cura e secagem, e um dos principais é usando um espaço com clima controlado. O espaço deve ser iluminado com lâmpadas verdes, sejam fluorescentes ou LED, pois o spectrum verde não altera o material da planta. A temperatura e umidade devem ser constantemente controladas e ajustadas, e a troca de ar calibrada para o volume desejado.
-
Nos primeiros três dias, uma temperatura de 68 °F (20°C) e umidade relativa de 55% vão garantir que o bud fique com aproximadamente 30-40% de água.
-
Depois disso, a temperatura deve cair alguns graus para 64 °F (18°C) para reduzir a velocidade do processo. Outro fator crítico é a umidade do ar: se estiver abaixo dos 50%, os buds irão secar rápido demais. Um timer e um sistema de controle de ar, com controlador de umidade, podem ajudar nesse processo, que deveria levar entre 10 e 14 dias para o gosto perfeito.
-
O gosto não é a única variável afetada pelo processo de secagem. O efeito que o bud terá no corpo também pode sofrer variação. Quanto mais tempo o bud ficar secando, mais do THC irá se transformar em CBN e outros canabinóides. Sendo assim, mesmo falando da mesma strain, o efeito pode ser mais chapado ou mais agitado, te levantar ou baixar a agitação. A diferença entre secar por 10 ou 14 dias não é evidente para os novatos, porém, para um conhecedor, terá um mundo de diferença.
-
Já o processo de cura da maconha se assemelha ao processo de envelhecimento de um bom vinho. Ed explica que cura a cannabis empacotando-a em uma caixa de madeira ou papelão e pressionando-a levemente para que alguns dos tricomas se quebrem. Depois de empacotar, é preciso deixar os buds em um ambiente de 18°C (64 °F), com 50% de umidade relativa e escuridão total por um período de 1 a 2 meses. Verifique regularmente para garantir as condições corretas sempre. Certifique-se de que a umidade permaneça entre 45 e 50% para evitar a formação de mofo e fungos.
Como guardar o seu hash
A gente também já contou aqui no blog um jeitinho especial de curar o seu hash. Assim como as flores, ele também pode passar por esse processo, que enriquece ainda mais as substâncias. Curar o seu haxixe, com condições ideais, vai preservar seu sabor e a suavidade e melhorar a potência.
-
Como seria com as flores, a melhor maneira de curar a extração é em frascos de vidro em local frio, seco e escuro. A diferença entre eles é que as flores estão prontas em quatro a oito semanas, enquanto que para a cura adequada de uma extração pode-se esperar de três a quatro meses.
-
Depois disso, para guardar, é necessário notar que existem dois tipos principais: o hash feito para curar, que é o mais tradicional, e o hash fresco, feito com plantinhas fresh frozen. O hash fresco, como tem como objetivo a preservação total de terpenos, e a não degradação desse hash – isso é, curá-lo (a não ser que seja cura a frio, o que é assunto para um próximo post) não é uma opção ideal. No outro caso, a lógica é a mesma da cura das flores: pensar nessa degradação lenta para transformar os canabinóides e terpenos de uma forma positiva.
-
O ideal é ter um pote hermético, num ambiente escuro, com temperaturas amenas.
-
Se for frozen, guarde-o na geladeira; se for melt, guarde-o no freezer.
-
O processo de cura e secagem não é o mesmo que o armazenamento, mas eles conversam entre si. Não deixe seu hash curando por muito tempo, já que você pode perdê-lo; mas, caso não seja feito com fresh frozen, não consuma todo antes de passar por um pequeno processo de cura.
E aí, gostou dessas dicas? Bom, seguindo esses passos, a gente garante uma cannabis bem conservada, para os melhores becks da sua vida. Além disso, ninguém merece perder a erva pra fungo, né? Quem guarda bem, sempre tem.
Até a próxima, com mais dicas canábicas pra melhorar a vida – e a brisa!
Excelente post como sempre vcs trazendo muito conteúdo de qualidade! Mas ainda fiquei com uma dúvida, até quanto tempo é recomendável guardar uma flor?
Se você guardar em um pote hermético como indicado aí no texto e com boveda, dura muito tempo, recomendo pote de vidro ou aço inoxidável que é melhor ainda e compre um higrômetro para saber se o bud está na umidade correta, já guardei bud mais de 1 ano tranquilamente e só fica cada vez melhor, é igual a vinho como citado aí no texto haha, tem um Youtuber que só fuma hash, ele tem uns que estão guardados a 10 anos, não lembro o nome dele agora, mas dá uma procurada que vc acha, ele passa muitas manhas pra armazenar
Excelente conteúdo, mas fiquei com uma dúvida, eu posso guardar a maconha já dichavada? Se sim, qual seria o lugar ideal? Obrigada desde já 😉
Não recomendo, só se for pra usar rápido, se não ela vai acabar secando demais e perdendo a potência
maconha dixavada tu guarda naqueles potin de mentos que vem é top ele é longo e plastico duro sem xeiro.
Congelar haxixe é boa solução?
Excelente post como sempre vcs trazendo muito conteúdo de qualidade! Mas ainda fiquei com uma dúvida, até quanto tempo é recomendável guardar uma flor?
maconha dixavada tu guarda naqueles potin de mentos que vem é top ele é longo e plastico duro sem xeiro.
Congelar haxixe é boa solução?
Excelente post como sempre vcs trazendo muito conteúdo de qualidade! Mas ainda fiquei com uma dúvida, até quanto tempo é recomendável guardar uma flor?
maconha dixavada tu guarda naqueles potin de mentos que vem é top ele é longo e plastico duro sem xeiro.
Congelar haxixe é boa solução?
Excelente post como sempre vcs trazendo muito conteúdo de qualidade! Mas ainda fiquei com uma dúvida, até quanto tempo é recomendável guardar uma flor?
maconha dixavada tu guarda naqueles potin de mentos que vem é top ele é longo e plastico duro sem xeiro.
Congelar haxixe é boa solução?