Cultivar não precisa ser uma tarefa difícil ou cara! Vem com a gente conhecer o potencial da Agricultura Natural Coreana, ou Korean Natural Farming (KNF), e dos fertilizantes orgânicos para que suas plantinhas cresçam bem e saudáveis.
Quando falamos sobre autocultivo, um dos impedimentos mais mencionados por quem se interessa pelo tema é o custo de manter as próprias plantas saudáveis. Mas, se você realmente quer fazer acontecer, existem algumas ferramentas interessantíssimas para isso – como seguir os preceitos da Agricultura Natural Coreana, ou Korean Natural Farming (KNF), concebido como um método super baixo-custo para quem deseja praticar a agricultura orgânica, seja para a maconha ou qualquer outro vegetal.
Para o fundador do método, Hankyu Cho, técnicas caras e difíceis de agricultura orgânica não podem ser popularizadas. Segundo ele, elas servem apenas às grandes corporações, assim como a monocultura, e não são feitas pensando em cultivadores.
Por isso, hoje, escolhemos trazer alguns de seus maiores ensinamentos quando o tema é fertilização orgânica. Primeiro porque, assim como Cho, acreditamos que é essencial popularizar essas técnicas para que elas cheguem até quem mais precisa. E segundo porque precisamos de formas limpas e restaurativas para lidar com a terra.
Vamos falar mais sobre isso e aprender algumas receitinhas caseiras incríveis para nutrir suas plantas e deixar um impacto positivo na terra, caso seu cultivo seja outdoor?
Bora lá!

O que é a KNF e porque usá-la
A Agricultura Natural Coreana é uma experiência de agricultura 100% natural, que pode ser aplicada em pequena ou larga escala – ou seja, desde os jardins e cultivos urbanos até as fazendas. Com ela, é possível aumentar exponencialmente a produção por cerca de metade do preço dos insumos orgânicos tradicionais.
Ela ainda se associa à natureza para cultivar com prosperidade, combinando uma técnica sólida que aumenta o aproveitamento de vegetais e prolonga a vida útil de sua terra com técnicas da agricultura regenerativa. Ela amplia nossa perspectiva de como a natureza é autossustentável e como, se prestarmos atenção a isso, podemos fazer parceria com ela. A prática nos ensina a usar o poder de observação para aumentar nossa consciência para as complexidades do crescimento das plantas e dos animais.
Como já mencionamos, ela foi fundada por Hankyu Cho. Seu filho, Youngsang Cho, foi responsável pela fundação do JADAM – um grupo de agricultores orgânicos que deseja retomar a soberania em suas técnicas. Seus principais objetivos, além disso, são espalhar um método de cultivo de custo ultrabaixo; e, finalmente, abrir um novo mundo onde agricultores, consumidores e mãe natureza estão em harmonia.
O grupo apresentou uma solução única de método de agricultura de “custo ultrabaixo” como uma resposta ao futuro da agricultura. Com base nos objetivos técnicos do SESE (Simples, Fácil, Científico, Efetivo), o JADAM estabeleceu um sistema completo de cultivo após décadas de experimentações.
À medida que as agroempresas adeptas à monocultura ganham mais controle sobre o conhecimento e a tecnologia da agricultura, a agricultura se torna cada vez mais cara. Este é um problema comum enfrentado pelos agricultores do mundo como um todo, e a razão pela qual a agricultura está entrando em colapso em todos os lugares. O método de agricultura de custo ultrabaixo do JADAM busca libertar a agricultura das corporações e trazer esperança para os agricultores.
O sistema da JADAM tem uma fabricação “faça você mesmo” de fertilizantes, pesticidas e outros insumos naturais. Orgânicos e livres de químicos perigosos, eles são tão eficazes quanto outras opções comerciais.
Seus maiores princípios são:
-
Faça como a natureza faz;
-
Eu e todos somos uma unidade;
-
O bom e o mau são um só.
Entendendo os insumos orgânicos da NKF
Segundo o JADAM, precisamos lembrar que os métodos orgânicos foram usados por milênios, e são apenas uma retomada ao que era feito antes que os produtos químicos fossem implementados na agricultura. Aliás, eles são os principais responsáveis por essa retomada, já que ajudaram a empobrecer e poluir os solos, contaminar fontes de água e reverter ciclos antes naturais até que chegamos aqui: no epicentro de mudanças climáticas severas.
Como já falamos bastante para você no nosso artigo sobre cuidados com o solo, uma das partes mais importantes de um solo saudável é a presença de microrganismos. Por sua vez, um solo saudável e rico em microorganismos é o que torna a vegetação saudável, que, por consequência, torna animais e humanos saudáveis também.
São esses pequenos seres que quebram os nutrientes que chegam ao solo e permitem com que as plantas os absorvam. É como a nossa microbiota – ou seja, as bactérias benéficas do nosso organismo. Elas vivem em nosso sistema digestivo e fazem uma “pré-digestão” de tudo o que consumimos, e somente então essa parte boa é distribuída pelo nosso corpo.
Para promover essa nutrição, três elementos principais são utilizados:
-
Fermentação anaeróbica;
-
Fungos provenientes da decomposição de folhas, ou seja, folhas com fungo;
-
Temperaturas ambientes.
Existem diferentes receitas e combinações de fertilizantes para cada etapa de cultivo ou problema encontrado. Aqui, vamos descrever alguns deles para você!
Antes de irmos a eles, você pode querer saber mais sobre…
Água Mineral Natural
Para fazer água mineral natural para cultivar microorganismos, irrigar plantas ou aplicar pesticidas naturais, faça o seguinte:
-
Use um container grande com água para fazer a mistura;
-
Adicione rochas até cobrir 20-30cm do fundo do container;
-
Encha um saco de linho com ⅓ de solo com folhas com fungo e deixe-o submergir no tanque;
-
Troque esse saco de uma a duas vezes por ano.
-
Encha um container com 500l de água. Dissolva 1/2 kg de sal marinho na água. Adicione um quilo de batatas cozidas, 1/2 kg de solo com folhas com fungo e algumas rochas em um saco de linho. Pendure esse saco no container de modo que seu conteúdo fique embaixo d’água. Amasse bem para que esse conteúdo também dissolva na água.
-
Para cultura de micróbios customizados, misture 1 kg de frutas, galhos e folhas em um saco de linho e pendure dentro do container.
-
Feche com uma tampa e mantenha no sol para que os microrganismos se multipliquem. Deixe no mesmo ambiente que o seu cultivo, para que o container esteja na mesma temperatura que as plantas. Se a temperatura da água cair, use um aquecedor para mantê-la em 20°C.
-
Quando a espuma estiver vigorosa e os cantos estiverem limpos, é hora de usá-la! Dilua em proporção 1-10 de água e aplique tudo.
-
Perfeito para um crescimento balanceado.

Você também pode usar…
Grãos como meio de cultura de microorganismos: além de batatas, grãos (como arroz integral, lentilhas, feijões, etc) podem servir para cultivar diversos micróbios. Use sete partes de arroz e três partes de outros grãos.
Meios customizáveis: junto com a batata ou os grãos, você pode adicionar um meio customizado de acordo com o seu cultivo. Se você quer tomates, faça com tomates. Se você quer uma boa maconha, faça com folhas de maconha.
Fertilizante líquido de grama JADAM (JLF)
-
O melhor fertilizante-base é feito usando a própria grama e pequenas plantas que crescem naturalmente no solo. De acordo com JADAM, usar esses materiais e restos da colheita são uma forma simples de balancear os nutrientes necessários para o crescimento das suas plantinhas.
-
Encha um container com esses ingredientes, e preencha o espaço restante com água. Adicione um punhado de folhas com fungo e feche com uma tampa.
-
Quanto mais velho o líquido, melhor. Mas se, a partir de uma semana depois de fazê-lo, você notar que ele já escureceu, ele já pode ser usado.
-
Prepare um pote de plástico com furinhos, enrole-o em uma rede fina, coloque uma rocha para que ele afunde e ponha-o no container. O líquido encherá o pote, e assim você poderá usá-lo.
-
A diluição é normalmente de 20~300.
-
O tempo de maturação é de mais de dez dias.
-
Perfeito para um crescimento balanceado.
Fertilizante com restos de comida
-
Junte os restos de comida e a água que você lavou os alimentos, louças, etc, em um container.
-
Adicione a quantidade de água necessária para encher o recipiente. Geralmente, proporção 1-1 .
-
Adicione folhas compostadas na mistura.
-
O cheiro não vai ser bom por causa do nitrogênio. Você pode adicionar 1kg de cascas de fruta para reduzir esse efeito.
-
Para aplicar, dilua em 50~300.
-
O tempo de maturação é de três meses.
-
Perfeito para promover o crescimento.
Fertilizante de urina/fezes humanas
-
Colete urina ou fezes humanas em um container.
-
Misture com folhas com fungo.
-
Mantenha a tampa do container fechada para mínima evaporação.
-
Dilua em 50~500 e não aplique diretamente em plantas que serão consumidas.
-
O tempo de maturação é de mais de seis meses.
-
Perfeito para promover o crescimento.
Fertilizante natural de nitrogênio
-
Adicione peixes na metade de um container e encha o resto com água.
-
Adicione um punhado de folhas com fungo.
-
Não é necessário mexer! Para reduzir o cheiro, você pode colocar cascas de fruta junto à mistura.
-
Dilua 100~1000 vezes antes de aplicar.
-
O tempo de maturação é de três meses.
-
Perfeito para promover o crescimento.
Fertilizante natural de fosfato de cálcio
-
Adicione uma parte de ossos em pó para dez partes de água.
-
Adicione um punhado de folhas com fungo.
-
Mexa a mistura regularmente.
-
Para usar, dilua 50~500 vezes e aplique pelo sistema de irrigação, ou diretamente no solo.
-
O tempo de maturação é de três meses.
-
Perfeito para controlar o crescimento.
Fertilizante natural de cálcio
-
Pó de casca de ovos ou de concha de ostras são ótimas fontes de cálcio. Para fazer o fertilizante, misture uma parte de pó para dez partes de água.
-
Adicione um punhado de grama e folhas com fungo.
-
Misture ocasionalmente.
-
Dilua 50~500 vezes antes de usar.
-
A maturação leva mais de três meses.
-
Perfeito para controlar o crescimento.
Fertilizante natural de potássio
-
Adicione uma parte de sulfato duplo de potássio e magnésio para dez partes de água.
-
Misture a cada dois ou três dias.
-
Você também pode usar sulfato de potássio nessa mistura, ao invés do sulfato duplo. Outro ingrediente possível são cinzas de madeira.
-
Dilua 50~500 vezes para usar.
-
A maturação pode levar mais de três meses.
-
Perfeito para promover o crescimento de frutos.
Fertilizante natural mineral
-
Adicione uma parte de húmus para dez partes de água em um container.
-
Adicione um punhado de folhas com fungo e grama.
-
Outra maneira de fazer esse composto é utilizando filito, grama, sal marinho e folhas com fungo e diluindo em dez partes de água.
-
Para usar, dilua 30~500.
-
A maturação pode levar mais de três meses.
-
Perfeito para melhorar a qualidade do cultivo.
Exemplos de programa de fertilização
Para um solo mais forte: use antes de transplantar ou antes da flora. Você pode aplicar uma solução não diluída em campos abertos antes de dias de chuva. Em cultivos indoor ou estufas, aplique com bastante água.
-
500 litros de solução de microorganismos JADAM
-
1.5kg de sal marinho
-
60 litros de fertilizante líquido JADAM (JLF)
Fertilizante básico adicional: aplique no solo durante o período de crescimento. Essa mistura garante nutrientes e minerais balanceados para o cultivo. Adicione o quanto de água for necessário. Use água do mar de três a quatro vezes por mês.
-
500 litros de solução de microorganismos JADAM
-
60 litros de água do mar (pode ser substituído por 1.5kg de sal marinho)
-
30 litros de fertilizante líquido de grama JADAM (JLF)
Para melhorar o crescimento: aplique no solo durante o período de crescimento. Continue usando o fertilizante básico adicional e combine com esse programa para um boost no desenvolvimento das suas plantinhas.
-
500 litros de solução de microorganismos JADAM
-
30 litros de fertilizante líquido JADAM (JLF)
-
60 litros de fertilizante de restos de alimentos/dejetos humanos/peixe.
Para melhorar o desenvolvimento de flores e frutos: aplique no solo durante o período de crescimento. Continue usando o fertilizante básico adicional e combine com esse programa quando flores e frutos estiverem fracos.
-
500 litros de solução de microorganismos JADAM
-
60 litros de água do mar (pode ser substituído por 1.5kg de sal marinho)
-
30 litros de fertilizante líquido JADAM (JLF)
-
60 litros de fertilizante de fosfato de cálcio
Para fortalecer os frutos: aplique no solo durante o período de crescimento. Continue usando o fertilizante básico adicional e combine com esse programa os frutos estiverem fracos. Para suprimir o crescimento, tire o JLF de potássio e duplique o de cálcio.
-
500 litros de solução de microorganismos JADAM
-
60 litros de água do mar (pode ser substituído por 1.5kg de sal marinho)
-
30 litros de fertilizante de cálcio
-
40 litros de fertilizante de potássio
Todas as proporções, tanto das receitas quanto da aplicação, podem ser ajustadas de acordo com o seu cultivo – geralmente, elas são feitas com base em plantios de 0.4 hectare.
Se você quiser saber ainda mais sobre o assunto e aprender de forma mais aprofundada essas técnicas, a gente recomenda muito o livro JADAM Organic Farming: The way to Ultra-Low-Cost agriculture, do autor Youngsang Cho. Inclusive, muito amor para ele e sua família por terem criado e desenvolvido essas técnicas tão sustentáveis e boas tanto para o planeta quanto para os cultivadores!
E você, curtiu essas informações? Essas receitas são realmente bem fáceis de fazer em casa e esperamos que vocês tentem por aí. Você já pensou em ter um cultivo 100% orgânico? Conta aqui para a gente e dê uma olhada lá no nosso Instargram @girlsingreen710 para mais dicas.