Aqui no Girls in Green, a gente ADORA um bom hash. E viemos aqui contar para vocês que é possível fazer extrações em casa! Aventure-se nessa e aprenda com a gente algumas técnicas fáceis fazermos haxixe sem o uso de solventes.
Não é novidade pra ninguém: amamos uma boa extração, e os concentrados, como o haxixe, são um assunto que sempre falamos por aqui. Existem muitas técnicas para conseguir obter um bom hash, desde as mais tradicionais até as mais tecnológicas; algo super roots, que pode ser feito dentro de casa, até as avançadíssimas, feitas em empresas que trabalham para desenvolver máquinas que lavam quilos e quilos de material para fazer bubble hash/ice.
Ao contrário do que muitos pensam, alguns jeitinhos são mais fáceis do que se imagina, e podem turbinar aquele beck de flor como ninguém – e ainda te abrem a possibilidade de se aventurar fazendo extrações de forma segura em casa.
Se você não conhece muito o assunto, vamos explicar direitinho: o haxixe nada mais é do que a extração dos tricomas da cannabis – a parte mais rica em canabinoides dessa plantinha. Eles costumam se concentrar nas flores e nas folhas que ficam embaixo delas. São aquelas pequenas bolsinhas transparentes que aparecem grudadas nessas regiões. Puras, elas podem ter até 90% de de THC. Então, além de saber fazer, é preciso saber dosar!
Quer entender mais sobre isso e, de quebra, conhecer alguns meios de fazer haxixe no conforto da sua casa? A gente te conta tudo sobre isso aqui! Vem que tem, mores.
O que é o haxixe
Como falamos na introdução, o haxixe é o concentrado de cabeças de tricomas, extraídos diretamente da planta. Existem muitos tipos – desde os mais artesanais, como o charas, até os mais complexos, como o hash rosin, o flower rosin, e o melt, que derrete completamente no vaporizador. E são muitos os jeitos de obtê-los. Como falamos na semana passada, o hash do Marrocos é feito até com tacos, batendo nas flores para soltarem as cabeças cheias de canabinóides que tanto desejamos. Mas não se preocupe: você não precisa ter tantos apetrechos assim para conseguir se aventurar no universo das extrações.
Uma coisa vale dizer: o material que entra (e com boas mãos na técnica de extrações) é o que sai, isto é, se você colocar um material quase sem tricomas, como por exemplo o prensado, você estará desperdiçando o seu tijolinho. Ou mesmo tentar fazer hash com plantas imaturas, nas quais os tricomas nem estão 100% formados – definitivamente isso não vai dar certo.
Óbvio que, como estamos lidando com buds – que você mesmo pode plantar em casa, veja só – é preciso ter um cuidado especial para extrair apenas os tricomas, e não deixar a matéria vegetal contaminar o resultado. Um bom indicador de que seu hash está bom é a cor – ele pode variar entre o marrom, dourado, avermelhado, e até mesmo branco. Um hash mais esverdeado está com matéria vegetal, e, acredite, não queremos que isso aconteça.
Mas a prática é o que leva à perfeição. Deu vontade de arriscar e aprender? Dá uma olhadinha nesses tutoriais bem rapidinhos que separamos aqui para você se aventurar na sua casa
Ah, e só um aviso: essas são formas simples de fazer, e não necessariamente as mais eficazes ou que garantam a qualidade. Se a sua ideia já é adentrar com mais tecnologia, sugiro que você leia outros dos nossos posts como:
-
Esse tutorial super completo sobre hash ICE – tanto no método raiz quanto no nutella.
-
Conheça a OLIO, essa empresa especializada em fazer hash que pode te inspirar.
1. Charas: o jeitinho mais fácil de fazer hash, mas definitivamente o que menos rende
Uma das maneiras mais tradicionais de extrair o hash é também uma das mais simples, e nós amamos o resultado. O charas ainda é extraído dessa forma na Índia e no Nepal, de uma forma que requer praticamente nenhum instrumento além das suas mãos e dos buds. No entanto, é um processo demorado que produz pequenos rendimentos. Portanto, se você pretende fazer hash assim, prepare-se para um dia de trabalho duro.
Você precisará de:
-
Buds de cannabis não secos. Não use cannabis trimada!
-
Mãos muito limpas – você não quer germes no seu hash.
Passo a Passo
Primeiro passo: antes de começar, limpe MUITO BEM as mãos. Para obter os resultados mais orgânicos possíveis, use sabonete não residual e não perfumado para lavar suas mãos – como os glicerinados.
Segundo passo: pegue um bud de cannabis na mão e remova as folhas ou caules.
Terceiro passo: coloque o bud entre as duas palmas e comece a enrolar suavemente, em um movimento circular. Não aplique muita pressão, ou você pode contaminar seu hash com matéria vegetal.
Quarto passo: você vai começar a ver uma resina grossa e se formando no interior de suas mãos e dedos. Isso é essencialmente hash – o charas. Raspe esse hash em uma superfície limpa e pressione-o para criar um pequeno bloco ou bola. Repita com quantos buds achar necessário!
Quer saber uma curiosidade? Foi através do hash que descobriram que a cannabis era uma planta psicoativa. Enquanto colhiam as sementes de cânhamo, os trabalhadores lambiam as mãos e ficavam chapados, e assim descobriram seus efeitos – comendo haxixe tipo charas, que é feito até hoje.
2. Kief
Você pode já ter tido contato com o kief sem nem reparar: ele nada mais é do que a cannabis em um pozinho bem fino, como se tivesse sido peneirado por uma peneira de cozinha comum. Essa é a maior diferença entre ele e o dry sift: o kief não é tão puro quando o dry, pois pode trazer também material vegetal junto com os pedacinhos de tricomas.
Você precisará de:
-
Pedacinhos de cannabis;
-
Um dichavador trifásico.
Passo a Passo
Primeiro passo: passe os pedacinhos da cannabis pelo dichavador trifásico.
Segundo passo: colete o pozinho que passar para o compartimento do seu dichavador – esse é o seu kief! Junte através de pressão e calor.
3. Rosin: o hash feito com a sua chapinha
Essa é a forma mais fácil de fazer um concentrado em casa que você possa dar um dab, isso é, vaporizar e ver ele óleo derreter quase que por completo. E o apetrecho para fazê-lo é um bem comum – Além de deixar seu cabelo um babado só, a chapinha ainda pode te ajudar na extração de um hash super gostoso!
O rosin, ou flower rosin, é muito fácil de fazer: o ideal é uma chapinha que você possa controlar a temperatura, mas, se não tiver, pode fazer com a normal – com bastante cuidado para não se queimar ou queimar seu material.
Você precisará de:
-
Papel vegetal;
-
Flor de cannabis;
-
Chapinha de cabelo.
Passo a Passo
Primeiro passo: separe as flores em pequenas porções de aproximadamente um centímetro.
Segundo passo: corte o papel vegetal em pequenos pedaços de cerca de 8x16cm, e dobre-os no meio.
Terceiro passo: em um pedaço de papel, insira um bud, e com a chapa quente, pressione por aproximadamente cinco segundos.
Quarto passo: ao abrir o papel, você vai ver umas gotinhas douradas de resina ao redor do bud esmagado pela pressão. Pegue a resina com uma pinça e armazene. Com cada flor, é possível repetir a mesma operação várias vezes.
4. Dry Sift: peneirando
Também uma forma bem popular e fácil de extrair hash, o dry sift (que significa, de forma literal, peneirar a seco), é muito tradicional, e bastante usada no Marrocos – um dos maiores e mais antigos produtores de hash do mundo. Nesse método, você deve passar a cannabis trimada por uma espécie de peneira fina, a fim de tirar os seus tricomas.
Para obter melhores resultados, tente congelar sua cannabis em um saco ziplock durante a noite – isso pode facilitar a separação dos tricomas do material vegetal.
Você precisará de:
-
Cannabis trimada
-
Peneira bem fina
-
Papel manteiga
-
Um cartão, só não vale usar o seu de crédito e grudar um montão de resina nele
Passo a Passo
Primeiro passo: coloque uma folha de papel manteiga em uma superfície limpa, como na mesa da cozinha. A folha de papel deve ser ligeiramente maior que sua peneira.
Segundo passo: coloque sua peneira, que pode ser só um tecido com furinhos finos, acima do pedaço de papel manteiga. Em seguida, coloque a cannabis em pedaços grandes.
Terceiro passo: use as mãos para mover suavemente a cannabis pelo pedaço de tecido fino, para ajudar a separar os tricomas do material vegetal. Você deve ver uma pequena quantidade de “pó” se formando no papel manteiga embaixo da tela.
Quarto passo: continue passando a cannabis por essa peneira fininha até ter aproximadamente 10 ou 20% de produto final. Por exemplo, se você usou 100g de cannabis, deve criar cerca de 10g de hash.
Quinto passo: quando terminar de peneirar cannabis, é hora de coletar seu hash e pressioná-lo. Recomendamos o uso de um cartão de crédito para formar uma boa pilha na folha de papel manteiga, pressionando-o para formar um bloquinho.
5. Haxixe Ice (Bubble Hash): com filtro de café? Isso mesmo!
Você pode fazer uma espécie de bubble hash (conhecido como ice, ou ice-o-lator) com alguns utensílios – e filtro de café! Sim, com um filtrinho é possível fazer delícias cafeinadas E canábicas! Essa é a melhor opção? Não, afinal não há distinção de tamanho entre as malhas do café, mas é uma forma de dar início para essa experiência
Você precisará de:
-
Cannabis trimada
-
Água gelada
-
Um recipiente
-
Uma peneira simples
-
Um filtro de café
-
Um frasco de vidro extra grande
Passo a Passo
Primeiro passo: coloque sua matéria em um recipiente de vidro com água e gelo. Agite por por aproximadamente 3 minutos.
Segundo passo: Deixe o pote de vidro descansando por 15/20 minutos e retire a matéria vegetal que sobra em cima.
Terceiro passo: você deve ver uma pequena quantidade de sedimentos no fundo do frasco. Isso é essencialmente hash.
Quarto passo: despeje aproximadamente 2/3 da água dentro do frasco. Certifique-se de derramar lentamente para evitar perder o hash na parte inferior.
Quinto passo: encha a jarra até o topo com mais água gelada e deixe a mistura descansar por mais 3 minutos. Quando a mistura estiver assentada, repita as etapas 4 e 5 mais uma vez antes de passar para a etapa 7. Isso ajudará a separar o máximo possível de material vegetal do seu hash.
Sexto passo: drene o máximo de água possível do seu frasco, sem perder o hash. Em seguida, coe a mistura restante pelo filtro de café e aperte delicadamente para remover o excesso de água.
Sétimo passo: a massa úmida e fria resultante é o hash. Agora, tudo o que você precisa fazer é secá-lo e apreciá-lo. Nham!
Precisa secar o hash?
Esse hash mais úmido, como o último que mostramos, precisa sim passar por um processo de secagem – bom, você não quer que essa delícia crie mofo, né?
Existem alguns jeitos bem fáceis de secar. Deixar em uma superfície absorvente, em um ambiente com baixa umidade e bastante ar corrente, é o ideal. Mas você pode aprender muito mais sobre secagem e armazenagem de hash aqui nesse nosso post completo!
Nossas dicas
-
Você pode bolar o hash com flor ou com tabaco! A nossa maior dica é adicionar o hash em pequenas bolinhas ao longo do beck, pra ele virar uma crema e queimar bem lindo.
-
Você pode vaporizar seu hash! É o jeito mais seguro de usar e não causar danos para o seu pulmão.
-
Tenha cuidado na dose. Como já falamos, um concentrado pode ter até 90% de THC. Isso é uma bomba de canabinoides! Então, vá com a calma que Jah pede para não acabar numa noia.
-
Você deve ter percebido que não trouxemos nenhum método com álcool ou BHO (gás butano). Isso é porque, embora sejam achados facilmente aí pela internet, nós não achamos seguro recomendar que essas extrações sejam feitas em casa. Primeiro, porque esses materiais são altamente inflamáveis e explosivos. E segundo porque, caso não seja expurgado corretamente, esse solvente vai trazer muito dano pra sua saúde!
-
A qualidade pode ser inferior sim – isso porque essas são técnicas rudimentares, que podem ser feitas mesmo por quem não tem tanto acesso a material especial. Sabemos que, no contexto proibicionista, não é tão simples se tornar um hash maker, mas isso não significa que você não possa ou não deva se aventurar!
E aí, gostou desses tutoriais?
O maior motivo no qual decidimos escrevê-lo para vocês foi para apresentar formas fáceis, acessíveis e seguras de fazer um haxixinho em casa.
Se você tem alguma outra dica, deixa aqui pra gente nos comentários!
Boa sorte na separação das cabeças de tricoma!
É NECESSÁRIO SECAR OS BUDS OU FOLHAS TRICOMADAS ANTES DE FAZER O HASH, OU POSSO FAZER DIRETO APÓS A COLHEITA?
Podem servir para adubação orgânica
O que podemos fazer com a matérias vegetal após as extrações ? Sempre me perguntei isso, e nunca vi falarem
Podem servir para adubação orgânica
Meninas, vale a pena enfatizar que o acharás é produto da planta VIVA, é que ele é originalmente extraído dos buds ainda no pé!
No mais parabéns pela matéria 🍁👏👏👏
Não curti muito as formas ensinada fiz da forma que eu já conhecia e deu extremamente certo, é muito fácil
Q forma????
Fala aí q eu quero aprender
n faço ideia do que seja "trimada"
O bud podado ja sem as folhas q crescem nele
Pesquisem no YouTube por brshake, a forma mais fácil de fazer um dry de qualidade
É NECESSÁRIO SECAR OS BUDS OU FOLHAS TRICOMADAS ANTES DE FAZER O HASH, OU POSSO FAZER DIRETO APÓS A COLHEITA?
Meninas, vale a pena enfatizar que o acharás é produto da planta VIVA, é que ele é originalmente extraído dos buds ainda no pé!
No mais parabéns pela matéria 🍁👏👏👏
n faço ideia do que seja "trimada"
Pesquisem no YouTube por brshake, a forma mais fácil de fazer um dry de qualidade
É NECESSÁRIO SECAR OS BUDS OU FOLHAS TRICOMADAS ANTES DE FAZER O HASH, OU POSSO FAZER DIRETO APÓS A COLHEITA?
Meninas, vale a pena enfatizar que o acharás é produto da planta VIVA, é que ele é originalmente extraído dos buds ainda no pé!
No mais parabéns pela matéria 🍁👏👏👏
n faço ideia do que seja "trimada"
Pesquisem no YouTube por brshake, a forma mais fácil de fazer um dry de qualidade
É NECESSÁRIO SECAR OS BUDS OU FOLHAS TRICOMADAS ANTES DE FAZER O HASH, OU POSSO FAZER DIRETO APÓS A COLHEITA?
Meninas, vale a pena enfatizar que o acharás é produto da planta VIVA, é que ele é originalmente extraído dos buds ainda no pé!
No mais parabéns pela matéria 🍁👏👏👏
n faço ideia do que seja "trimada"
Pesquisem no YouTube por brshake, a forma mais fácil de fazer um dry de qualidade
Ent, eu comecei a fazer meu hax, e tava com algumas duvidas mas agr ta fazendo parecer até mais rapido e facil de fazer, agr hou misturar os metodos tudo q eu anotei e fazer meu próprio hax sabor mel hehe
Alguém tem alguma experiência que possa compartilhar o rendimento de bubble hash?
Tipo quantidade de flor x g de hash
O que é folhas tricomadas