GIRLS IN GREEN

Quer fazer seu ice como um profissional? Aqui, a gente ensina os principais pontos para criar seu cold room — um quarto gelado para fazer extração de bubble hash.

Um ambiente frio é o melhor cenário para lavar haxixe ice. É muito difícil trabalhar com tricomas em temperaturas quentes, já que eles se tornam uma bagunça grudenta de resina que acaba definitivamente entupindo suas bolsas de filtragem. Por isso, criar um cold room (ou câmara fria) dedicada para trabalhar com hash é a opção perfeita para quem quer fazer extrações de uma forma mais profissional. 

O cold room deve ser um espaço dedicado para todo o equipamento necessário para a lavagem de haxixe, num espaço limpo e bem organizado. Com um ar condicionado modificado e isolamento adequado, você pode manter temperaturas bem frias mesmo em dias quentes — o que é perfeito para a gente que mora em um país bem tropical!

Mas como transformar uma sala em uma câmara fria perfeita para fazer o melhor bubble hash que você já viu? Olha, a gente não vai mentir: pode ser um grande investimento construir o seu próprio cold room, mas, aqui, vamos dar os detalhes que você precisa saber para fazer isso. Assim, você pode definir suas prioridades e entender como baratear essa missão e fazer com que ela caiba no seu orçamento.

Bora lá?

Foto colorida de três mulheres lavando haxixe em um cold room, com baldes contendo água, gelo e maconha
Girls lavando haxixe no cold room

Lista de equipamentos para o seu cold room de lavar haxixe

A configuração comum que a maioria dos hash makers têm em suas câmaras frias inclui:

  • Um bom ar condicionado modificado;
  • Isolamento térmico nas paredes e teto;
  • Resfriador de água
  • Reservatório de drenagem;
  • Máquina de lavar haxixe ou seu conjunto de balde/remo;
  • Freeze dryer ou área de secagem;
  • Mesas de aço inoxidável;
  • Luzes LED (ótimas para visibilidade e com baixa geração de calor).
Tríptico de fotos coloridas contendo baldes com gelo, água e flores de maconha sendo lavadas para fazer haxixe
Processos da lavagem do haxixe

Qual a melhor temperatura para um cold room?

Bom, para bater um bom ice water hash, o ideal é ter temperaturas bem baixas. Assim, seus tricomas ficarão congelados e se soltaram com mais facilidade do resto da matéria vegetal. 

Mas quão baixas?

45 graus Fahrenheit (entre 6 e 7°C) é uma ótima temperatura para manter seu cold room. Essas temperaturas mantêm sua água e seus equipamentos geladinhos como eles devem estar. Temperaturas frias também permitem que as cabeças dos tricomas continuem intactas, mantendo a resina dentro enquanto os processos de mistura, peneiramento e coleta ocorrem.

Temperaturas mais quentes facilitam a ruptura das cabeças de tricomas e o derramamento de resina, levando a condições grudentas e rendimentos reduzidos. Qualquer coisa mais quente que 55 F (12°C) está fora da temperatura ideal para lavar haxixe.

E, para manter a temperatura abaixo disso, você precisa de dois elementos essenciais: isolamento térmico e um ar condicionado porreta, que vai ter que passar por modificações.

Isolando sua câmara fria

Certifique-se de ligar a eletricidade primeiro, adicionando várias tomadas ao redor do quarto. Adicione pelo menos duas tomadas no teto para suas luzes LED. Se você está começando com um galpão inacabado, é fácil adicionar isolamento nas paredes e no teto. Depois de adicionar isolamento às paredes, termine o interior com madeira compensada para prender o isolamento dentro das paredes. Em seguida, forre o compensado com mantas de isolamento térmico.

As mantas de isolamento térmico são um tipo de escudo que vai bloquear o ar frio no interior, enquanto mantém o calor do lado de fora. Você pode comprar esses painéis de isolamento em grandes folhas ou em rolos que podem ser cortados para caber nas paredes e no teto. Grampeie ou pregue esta placa fria no compensado, cobrindo completamente todo o interior do seu cold room.

Foto colorida do dispositivo CoolBot
Dispositivo COOLBOT

Tunando seu o ar condicionado

Condicionadores de ar residenciais possuem um tipo de configuração que desliga automaticamente o compressor quando a temperatura ambiente atinge um determinado nível. A maioria deles não chega nem perto do que precisamos para um cold room de fazer haxixe ice! Mas assim, existem algumas maneiras de burlar isso…

Uma delas é o CoolBot, um pequeno dispositivo que substitui as configurações de um ar condicionado e permite que o compressor continue funcionando mesmo nas faixas de temperatura que desejamos — ou seja, por volta dos 4°C. Eles podem ser um pouco caros, e existem maneiras de “imitar” essa função com materiais mais baratos, como termômetros de aquário. 

Dá uma olhadinha nesse vídeo para entender como fazer seu CoolBot:

Build Your Own Walk-In Cooler with this DIY CoolBot Alternative – YouTube

[vídeo em inglês]

Outros materiais básicos de trabalho para o cold room

Ao configurar e organizar as estações da sua câmara fria de fazer haxixe, planeje bem o ambiente para que você consiga realizar todo o trabalho nele — do início ao fim.

Você pode revisar todo o processo de fabricação do bubble hash (ou ice) aqui!

As estações individuais para cada etapa do processo de extração incluem:

  • Congelador para seu fresh frozen, caso esse seja o material inicial escolhido;
  • Abastecimento de água de osmose reversa;
  • Máquina de gelo;
  • Máquina de lavar ou área com seus equipamentos de batida manual;
  • Área para lavar/pendurar seus conjuntos de bolsa de filtragem;
  • Espaço de coleta de hash;
  • Estação de secagem de haxixe.

Vamos falar um pouquinho sobre esses equipamentos e estações?

Congelador para o fresh frozen

Seja para criar um ice bem branquinho ou para extrair um rosin vivo: muitos hash makers usam fresh frozen como matéria-prima. Isso pode fazer uma grande diferença na qualidade e quantidade de terpenos e canabinoides do seu produto final, que vai se manter mais fiel ao conteúdo da planta viva.

A gente explica como o fresh frozen é feito aqui!

Para guardá-lo, os freezers industriais são ideais, pois são capazes de atingir temperaturas abaixo de zero. Isso é o que preserva as preciosas qualidades da planta viva, incluindo seu sabor, aroma e efeitos terapêuticos.

Se você não tiver acesso a um freezer industrial, use o melhor que tiver — mas mantenha o ar dentro do freezer o mais seco possível. Além disso, tenha em mente que haverá maior degradação de terpenos e canabinoides em temperaturas acima de -20°C. 

O processo da Osmose Reversa
O processo da Osmose Reversa

Filtros de água de osmose reversa e máquinas de gelo

A melhor água para fazer haxixe é fria, limpa e pura. Embora a água da torneira possa fazer o trabalho de separar as glândulas de resina durante a extração de água gelada, há o risco de deixar para trás cloro e flúor, comuns na água tratada. Para evitar hash contaminado, precisamos fazer melhor do que apenas usar água da torneira — ou mesmo água mineral, que deixa para trás sais que também acabam no nosso haxixe, e cujo consumo pode não ser bom para a saúde do consumidor final.

A água de Osmose Reversa, ou RO, é a primeira escolha entre os produtores comerciais de bubble hash. Ela é uma água ultrafiltrada, purificada por um processo que remove contaminantes estranhos, substâncias sólidas, grandes moléculas e minerais da água usando pressão para empurrá-la através de membranas especializadas. É muito mais limpo do que água filtrada comum.

Isso torna a água RO a melhor escolha do que a água destilada, que é tecnicamente mais pura do que a RO.

Os sistemas básicos de filtragem de RO podem ser instalados em casa sob a pia da cozinha por menos de $500. Além de fornecer água limpa, os sistemas RO são um ótimo complemento para sua configuração de extração sem solvente.

Você também pode usar a água RO para a produção de gelo limpo, que juntos são usados ​​no processo de extração.

Foto colorida do conjunto de bolsas Bubble bags
Bolsas de filtragem -Bubble Bags

Estação de extração de haxixe ice ou bubble hash

Com gelo e água limpa à disposição, podemos pensar no processo de extração em si e seus equipamentos. Você precisará de:

  • Bolsas de filtragem (estilo Bubble Bags);
  • Conjunto com 1 ou 2 baldes (de preferência 2) e remos ou colheres grandes de inox para bater a matéria; OU máquina de lavar haxixe;
  • Mangueira (se conectada com a água gelada) ou um pulverizador manual de pressão (é super útil para colocar água com bastante gelo dentro!);
  • Superfície para coleta (prato, bowl ou bandeja);
  • Papel vegetal;
  • Colheres limpas de inox para coleta;
  • Canetas para anotar de onde vem cada material.

Se você vai lavar à mão, vai precisar de alguns baldes de trabalho para misturar o material vegetal, gelo e água. Um utensílio de aço inoxidável que se encaixe ao tamanho do seu balde, como remos para baldes grandes e colheres para baldes menores, é fundamental. Existe também quem prefere lavar com a máquina, que exige menos esforço físico mas oferece menos controle.

Seja qual for a opção escolhida, você também vai precisar de um bom conjunto de bolsas de filtragem. Aqui, a gente fala muito sobre o que são as bubble bags e qual sua importância!

Para a coleta, forre formas ou pratos com papel vegetal e não esqueça de escrever no cantinho da dobradura qual a micragem da bolsa de onde foi coletada cada amostra de haxixe. Vai ser importante para você entender sua qualidade e os diferentes tamanhos de tricoma do material que você escolheu bater.

Estação de secagem de bubble hash

Foto colorida da Alice  coletando coletando e preparando o haxixe para secagem, com bandejas de inox, papel manteiga  e haxixe molhado para secagem
Alice coletando e preparando o haxixe para secagem

Quando recém-extraído, o haxixe fica molhado e deve ser devidamente seco para evitar o crescimento de mofo. Existem algumas maneiras diferentes de secar seu haxixe fresco:

  • Uma maneira envolve congelar o haxixe fresco por um dia ou dois e depois peneirá-lo sobre papel manteiga, para secar ao ar por uma semana ou mais. Nesse caso, você precisará de folhas planas de papelão forradas com papel manteiga para secar o haxixe. Um refrigerador de vinho com temperatura e umidade controladas é um bom complemento para a opção de secagem ao ar, ou mesmo uma geladeira frost-free. 
  • A melhor opção, no entanto, é um liofilizador — como é chamado o freeze dryer. Os liofilizadores secam completamente o haxixe em menos de um dia e também eliminam a necessidade de peneirar o haxixe primeiro. 

A gente explica o processo completo de secagem de haxixe aqui.

E aí, deu pra entender mais ou menos tudo o que precisa ter em uma câmara fria (ou cold room) para lavar haxixe? Claro que nem sempre trabalhamos no cenário ideal, e é possível improvisar. Mas é sempre bom entender o que é necessário para poder se planejar!

Para mais informações sobre o mundo das extrações (e muito mais), vem nos seguir no Instagram @girlsingreen710.

Até a próxima!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments