Estudos

Chá de Cogumelo: o que é e como fazer

Uma das formas de consumo de psicodélicos mais presente no imaginário popular brasileiro é o chá de cogumelo. Aqui, contamos o que você precisa saber sobre ele!

Sim, você provavelmente já ouviu falar do maravilhoso chá de cogumelos mágicos e deve conhecer pelo menos uma (ou várias) pessoas que já provaram a iguaria! Essa deve ser uma das formas de uso mais conhecidas do fungo aqui no Brasil, mas isso não significa que ela não tenha seus segredos para funcionar do jeitinho que desejamos.

Não existe muito mistério: o chá de cogumelos, como o nome indica, é a infusão de fungos psicodélicos — que normalmente são Psilocybe cubensis ou outras cepas da espécie. Assim como a viagem com o produto seco, o chá proporciona efeitos muitas vezes descritos como profundamente espirituais e transcendentais. 

Quer saber mais sobre o chá de cogumelo, como fazê-lo e dosá-lo da melhor maneira para uma trip segura? Aqui, vamos falar tudo o que sabemos sobre esse assunto tão incrível. Vem com a gente!

Retomando: o que são os cogumelos mágicos?

Nós já falamos muito sobre eles aqui no blog — desde seu cultivo até a identificação de diferentes variedades. Mas, para retomar, os cogumelos mágicos ou alucinógenos são fungos que contêm psilocibina. Ela, por sua vez, é um alcaloide psicodélico que ativa principalmente os receptores 5ht2a (receptores de serotonina), mais proeminentes no córtex pré-frontal do cérebro – área responsável pelo nosso humor, cognição e percepção.

Após a ingestão, a psilocibina é absorvida e metabolizada em um processo que dura em torno de 30 minutos, com uma duração que varia de quatro até seis horas. Os principais efeitos relatados depois do consumo dos cogumelos são euforia, despertar espiritual, desrealização, despersonalização, pensamentos distorcidos, mudanças na percepção visual, espacial e temporal, dentre outros.

Aqui, contamos mais sobre eles!

Como fazer chá de cogumelo?

chá de cogumelo
Cogumelos Golden Teacher secos prontinhos para virar um bom chá. Imagem: Girls in Green.

Não existem muitos mistérios na hora de fazer um bom chá de cogumelo. Mas uma coisa na qual você sempre deve prestar atenção é o tamanho da porção para a infusão, que depende da potência desejada e de quantos usos você deseja para sua bebida. Essa receita aqui pede 3,5 gramas de cogumelos e 2 xícaras de água. Se você quiser uma dose menor por xícara, aumente a quantidade de água para 3 xícaras.

Existem muitas espécies de cogumelos para escolher. Alguns dos tipos mais fortes são as cepas Penis Envy, Flying Saucers e Liberty Caps.

Mas bora de tutorial!

Você vai precisar dos seguintes equipamentos:

  • Filtro ou peneira de café;
  • Caçarola, panela ou chaleira;
  • Moedor limpo;
  • Bule (opcional).

Ingredientes para o chá de cogumelo

  • 3,5 gramas de cogumelos de sua preferência;
  • 2-3 sachês de chá descafeinado e/ou de ervas (opcional);
  • Mel, ervas, outros aditivos de chá (opcional);
  • 2 xícaras de água.

Como preparar o chá de cogumelo

Passo 1: moa seus cogumelos

Assim como moer sua maconha é fundamental para usá-la, moer seus cogumelos para o chá garante que sua infusão seja a mais potente possível.

Passo 2: ferva a água

Coloque os cogumelos moídos de lado e ferva a quantidade desejada de água. Você pode ferver a água em sua panela diretamente, ou fervê-la em uma chaleira e despejá-la.

Passo 3: adicione os cogumelos e os saquinhos de chá

Adicione os saquinhos de chá (opcionais) e os cogumelos à panela, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Você também pode adicionar os cogumelos e os saquinhos de chá em uma tigela grande e despejar a água sobre eles, se preferir.

Passo 4: coe o chá de cogumelo

Após cerca de 15 minutos, use uma peneira ou filtros de café para coar a mistura de chá de cogumelos em um bule. Garanta que nenhum pedaço de cogumelo seja deixado no chá.

Passo 5: adicione qualquer guarnição e divirta-se!

Este é o momento perfeito para adicionar mel, gengibre ou outros ingredientes gostosos à sua bebida. Afinal, nem todo mundo aprecia o gosto do cogu purinho!

Passo 6: armazene seu chá

Se você não quiser beber todo o chá de cogumelo de uma só vez, guarde-o em um recipiente de vidro na geladeira para preservar os compostos. Use dentro de uma ou duas semanas para obter melhores resultados.

Como dosar o chá de cogumelo?

A dosagem de chá fica mais fácil quando você conhece a potência de seus cogumelos. Diferentes espécies de cogumelos têm diferentes quantidades de compostos psicodélicos. Por isso, algumas espécies podem exigir apenas um grama para uma viagem intensa, enquanto outras precisam de uma quantidade maior para alcançar o efeito desejado.

Sempre verifique com sua fonte de cogumelos para saber o que esperar. Se você não conseguir identificar ou descobrir o tipo de cogumelo que possui, sempre vá com uma dose baixa até saber qual quantidade funciona melhor para você.

Aqui, temos uma tabelinha que pode ajudar:

Tipo de dose Dose Duração dos efeitos Melhor para
Baixa 0.5 a 1g 1 a 4 horas Iniciantes
Média 1.5 a 3g 1 a 4 horas Consumidores experientes
Alta Acima de 3g 2 a 6 horas Consumidores muito experientes
Fonte: Leafly.

Quais são os benefícios de beber chá de cogumelo?

Cogus mágicos recém colhidos. Imagem: Girls in Green.

Existem algumas vantagens interessantes em beber o chá ao invés de simplesmente comer o cogumelo de uma vez, ou em chocolates ou outros tipos de produtos. Algumas delas são:

Menos desconforto abdominal. Comer cogumelos in natura geralmente acaba irritando o estômago. Afinal, o aspecto psicodélico dos cogumelos vem através de uma espécie de leve “intoxicação”, e isso pode fazer mal ao sistema digestivo.

Bate mais rápido. Duas pessoas não metabolizam cogumelos da mesma maneira, mesmo que tenham tomado a mesma dose ao mesmo tempo. Mas o chá é melhor absorvido através do tecido de nossos intestinos e outras mucosas, o que significa que o tempo de início é frequentemente reduzido pela metade.

Maior controle de dosagem. Você pode fazer um chá mais ou menos concentrado, e beber mais ou menos goles de acordo com o que está sentindo. Pela maior facilidade de absorção, também temos mais facilidade para entender os efeitos e decidir se queremos aumentá-los.

Discrição. Levar cogumelos fora da segurança de sua casa pode ser arriscado, dependendo de onde você mora. Preparar uma garrafa térmica com chá de cogumelos garante que você possa levá-lo para a natureza ou algum outro lugar.

Adapta-se a restrições alimentares. Muitos fornecedores de cogumelos os infundem em chocolate para uma experiência mais familiar, embalagem discreta e instruções de dosagem. Mas nem todo mundo pode comer chocolate, infelizmente!

Quais são os efeitos de beber chá de psilocibina?

Beber chá de cogumelos oferece os mesmos benefícios que comer cogumelos in natura. Por isso, além do que já citamos, também é possível experimentar os efeitos terapêuticos da substância. Segundo estudos recentes, eles incluem:

  • Euforia, empatia e admiração aprimoradas;
  • Ajuda com distúrbios mentais como depressão e uso problemático de substâncias; 
  • Estímulos visuais;
  • Potencial para tratamento de câncer e redução da ansiedade existencial em pacientes terminais.

Quanto tempo o chá de cogumelos geralmente leva para fazer efeito?

Cultivo de cogumelos psicodélicos. Lindinhos demais! Imagem: Girls in Green.

Assim como o chá com infusão de cannabis, o chá de cogumelo geralmente faz efeito muito mais rápido do que comer cogumelos inteiros ou em um produto alimentício como chocolate ou gomas. Como a psilocibina é infundida na água, que entra no estômago e no trato digestivo muito mais rápido e uniformemente do que comer cogumelos, espere o início do chá de cogumelos em cerca de 30 minutos, ou até menos.

Fatores metabólicos e ambientais podem impactar neste momento. Espere pelo menos uma hora inteira depois de consumir seu chá de cogumelos antes de tomar mais — a última coisa que você quer é uma viagem ruim onde você não se sente no controle.

E aí, gostou de saber disso? Não esqueça de nos seguir no Instagram @girlsingreen710 para saber mais sobre maconha, haxixe, psicodélicos e muito mais.

Até a próxima (e boas viagens)!

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dagoberto
Dagoberto
1 ano atrás

Muito bem explicado e bem diagramado o texto. Botei fé. Abraço.

ronaldinho.com
ronaldinho.com
1 ano atrás

bah, acabei de fazer aqui, me esqueci quem eu sou, to no hospital, produto top!!

Fernanda
Fernanda
8 meses atrás

Gosto de bater sucode cogu com limão ou laranjas

ArthurOduende
ArthurOduende
2 meses atrás
Reply to  Fernanda

lemontek