Cultura

5 séries ou filmes para entender a guerra às drogas

Fizemos uma seleção especial de filmes, séries e documentários para você entender mais sobre a Guerra às Drogas.

A gente sabe que ela existe, mas nem sempre é fácil entender tudo o que envolve a chamada Guerra às Drogas. Ela acontece de forma velada, e se faz presente em pequenos detalhes do cotidiano, além de ser a Guerra mais longa até o presente momento. Produto direto do proibicionismo, ela é a maior causa de mortes prematuras, principalmente para homens jovens, negros, residentes de periferia. Além disso, o encarceramento em massa e a aprofundada desigualdade social são respostas desse movimento político injusto e racista. E isso não acontece apenas no Brasil: a Guerra às Drogas é um mecanismo de controle internacional, acarretando, quase sempre, os mesmos acontecimentos. E a solução mais viável, que muitos se recusam a aceitar, é a regulamentação.

Se você tem interesse nessa temática, saiba que o que não falta é material de qualidade para se aprofundar e conhecer os efeitos desse ciclo. Alguns já até se tornaram clássicos modernos, como Breaking Bad e Narcos. Seja na ficção ou na realidade, uma coisa é certa: o drama causado pelo tráfico e as consequências da legalização precisam ser debatidos, e nada melhor do que adquirir conhecimento de causa.

Que tal aproveitar essa quarentena para isso?

Muitos pensam que a Guerra às Drogas é um combate às DROGAS. Com essas dicas de filmes e séries, vocês vão perceber a complexidade desse sistema e garantimos que se questionarão sobre a veracidade das informações que a mídia bombardeou para todes nós!

 Prepare a pipoca e corra para o sofá!

“Ozark”, Série Netflix (Americana)

Se você procura algo mais voltado ao entretenimento para começar, essa pode ser a pedida pra você. Ozark é uma série ficcional americana, que aborda os dilemas morais e éticos do tráfico. A história começa quando o consultor financeiro Marty Bird (Jason Bateman) se muda para os arredores do lago de Ozark com sua esposa Wendy (Laura Linney). Naquela parte do estado do Missouri, o que dá futuro é a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

No momento, o seriado já tem três temporadas e é altamente maratonável. A atmosfera criada gruda você na tela, e a trama envolvente e cheia de suspense vai deixar você mais e mais curioso até chegar ao fim.

Caso você seja assinante do Netflix, é só clicar aqui e assistir!

“O Pico da Neblina”, Série HBO (Brasileira)

Mais voltada à realidade brasileira é O Pico da Neblina, uma série produzida pela HBO. Ela aborda um cenário onde a cannabis é legalizada no país. Nesse contexto, conhecemos Biriba, um jovem da periferia paulistana que vive do tráfico, e se vê conflitado perante as novas leis do país. Vender a mercadoria de modo legal, remodelando o seu negócio e aperfeiçoando o produto, ou permanecer no mercado ilegal, onde seu trabalho já está consolidado?

Os dez capítulos da primeira temporada irão abordar não apenas os conflitos do protagonista com seu passado e futuro, mas também o impacto que a legalização da droga teria no mundo do tráfico e na economia do país como um todo. A série traz no elenco nomes como Luís Navarro, Daniel Furlan, Teca Pereira, Henrique Santana e Bruno Giordano, e é dirigida por Fernando e Quico Meirelles. Legal demais para quem gosta de valorizar trampos nacionais!

Você pode assistir à série no HBO GO, ou pelo Now clicando aqui.

“Cortina de Fumaça”, documentário (Brasileiro)

Saindo da ficção, temos o documentário “Cortina de Fumaça”. Esse filme coloca em discussão a política de drogas proibicionista no mundo, dando atenção às suas consequências político-sociais em países como o Brasil, em particular na cidade do Rio de Janeiro. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão neste início do século XXI, que rompe o silêncio e questiona o discurso pró guerra às drogas.

Com nomes como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o neurocientista Sidarta Ribeiro, esse é um título que deve ser assistido – principalmente se você quer entender a realidade nua e crua.

O documentário está disponível gratuitamente no YouTube por esse link aqui.

“Narcoamérica”, série documental do History (Americana)

Nessa série documental com quatro episódios, você vai conseguir entender melhor os segredos da guerra às drogas nos Estados Unidos. Desde a forma como a CIA se aliou (de um jeito bem bizarro) a traficantes e mafiosos internacionais em uma “luta contra o comunismo”, até as consequências dessa luta até hoje na cultura, na economia e na política americana.

Disputas de mercados e áreas entre gangues, o crescimento do uso de heroína e outros tópicos atuais são uma adição interessante para quem deseja conhecer a realidade dos EUA. Afinal, esse é um dos principais motivos pelo qual o país mantêm a maior população carcerária do mundo – são 2,3 milhões de pessoas em prisões e cadeias federais e estaduais.

Disponível para assinantes do Now, assista!

“Cidade de Deus”, filme (Brasileiro)

Adaptação do livro homônimo de Paulo Lins (este, por sua vez, baseado em fatos reais), Cidade de Deus mostra o surgimento e evolução do crime organizado na comunidade de mesmo nome, localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A história acontece entre a segunda metade dos anos 60 e o final da década de 70, e é narrada pela ótica do protagonista Buscapé. O jovem morador da área é um apaixonado por fotografia que deseja levar uma vida honesta, apesar de toda a brutalidade em seu redor.

Aclamado pela crítica, esse filme de 2002 é um clássico do cinema brasileiro. Se você ainda não viu, veja. Se já viu, veja de novo: é sempre incrível poder acompanhar essa obra com uma ótica diferente, a cada ano que passa, e a situação brasileira continua (infelizmente) tão igual.

O filme ainda conta com a participação do ator Babu Santana, como Grande. O ator recentemente participou do reality BBB e ganhou grande visibilidade nacional por conta de sua história de vida e sua luta contra o racismo.

Por ser um clássico do cinema brasileiro, o filme passa frequentemente nos canais pagos e abertos da televisão. Mas, está disponível no Now e você pode assistir sempre que quiser, caso seja assinante, por aqui.

Esses são apenas alguns títulos – afinal, nossa lista de preferidos é bem extensa! Mas tem pra todos os gostos: ficção, documentário, filmaço aclamado e, é claro, muita obra daqui pra valorizar nosso Brasilzão amado.

Conta pra gente: já viu algum desses? O que mais você adicionaria aqui na lista? Estamos curiosas!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments