Seria 4:20 a hora do baseadão? E de onde o 710 vem? Aqui, vamos te explicar a origem desses números tão presentes no universo canábico. Vem com a gente nessa!
Quem segue uma galera canábica nas redes já deve ter visto muitos posts fazendo referência ao 420 – seja a data 20 de abril ou a hora, do dia ou da madrugada. Outro número que tem aparecido bastante também é o 710, usado nos mesmos moldes. Mas o que seria tudo isso? Um grande código do universo da cannabis?
Não é nenhuma teoria da conspiração, parça! Relaxa. A gente vai te contar, aqui, a origem desses números e o significado de cada um deles dentro da cena canábica. Vamos descobrir juntos?
O popular 420
O número 420 celebra da cannabis e cultura da cannabis, seja em forma de data ou de horário, como já citamos.
Conforme a maconha ganhou popularidade e visibilidade, o 420 explodiu. O que antes era um feriado não-oficial celebrado em segredo, agora se tornou um dia de celebração pública – principalmente em países onde a erva é regulamentada. Em vários países, ela é celebrada com “smokeouts”, quando a galera sai para fumar e festejar juntos. Em 2019, Vancouver viu mais de 150.000 pessoas comparecerem ao evento para curtir e celebrar os efeitos da planta.
Os mitos
Existem muitos rumores que procuram explicar como surgiu o termo 420. Alguns afirmam que costumava ser um código policial para fumar em público. Outros contam que esse era o número de quarto de hotel preferido dos Grateful Dead (notórios músicos e canábicos de plantão) quando viajavam.
Entretanto, nenhuma dessas versões é confirmada!

A possível verdade
Uma das histórias marca a origem do termo como a San Rafael High School, na Califórnia, no início dos anos 1970. O termo foi originalmente usado por um grupo de cinco alunos que se encontravam fora de sua escola às 4:20 da tarde para sessões regulares de fumo. A partir daí, o termo se espalhou pelo estado e, finalmente, pelo resto dos Estados Unidos e pelo mundo.
Imagina que loucura que, até hoje, celebramos um algo criado por adolescentes chapados?
O mais novo 710
710 refere-se a 10 de julho, da mesma forma que 420 refere-se a 20 de abril. Essa data foi escolhida pelo simples fato de que, se você virar o número 710 de cabeça para baixo, pode ler a palavra “oil”, uma referência aos concentrados canábicos. Assim como 420 é a hora de acender um baseado, 710 é a hora de dar um dab.
Mas ele também é assunto sério: assim como o 420 traz seus eventos, o número A 710 traz competições incríveis, que premiam os melhores haxixes e extrações. A 710 Degree Cup é uma delas. A competição de julgamento é realizada em 10 de julho anualmente, e já caminha para o seu quinto ano.
Aqui no Brasil, por causa do formato da data, o dia 710 é comemorado no dia 7 de outubro – isso mesmo, HOJE! Por isso, estamos escrevendo esse texto como uma espécie de homenagem a essa data. Afinal, quem nos segue no @girlsingreen710 já deve ter notado que o número é tão especial que tem um espacinho no nosso nome.
Suas origens
As origens de 710 também estão envoltas em rumores e mistério, e não temos como traçar um criador direto dessa cultura em ascenção. Acredita-se que tenha sido celebrado oficialmente pela primeira vez em 2012 (o ano da primeira competição), embora já fosse usado antes disso. A legalização da cannabis e concentrados em vários estados dos EUA nos anos seguintes contribuiu significativamente para sua disseminação, e hoje ele já está bem enraizado por lá.

Mas aqui no Brasil…
Que a nossa situação é bem diferente que a dos Estados Unidos em relação à cannabis nós já sabemos. Por causa do proibicionismo, é muito difícil (e caro) ter acesso a uma extração de qualidade por aqui, ainda mais as mais tecnológicas. O haxixe mais comum ainda é o pretinho – e, embora ele por si só já seja ótimo, não temos a segurança e a regulamentação necessária para o desenvolvimento daqueles incríveis full melts e rosins.
Entretanto, se você também quiser fazer parte da celebração, nós já ensinamos aqui técnicas para fazer hash em casa e aproveitar o melhor dos seus tricomas.
Tanto o 420 quanto o 710 podem ser ressignificados por aqui, pois ainda temos um caminho de luta e conscientização para percorrer até conseguirmos uma legislação mais justa e menos punitiva, com foco na Educação, na Redução de Danos e na liberdade individual de cada usuário.
Seja na Marcha da Maconha, em associações ou em seu próprio tipo de ativismo: todos os esforços são válidos na hora de abraçar essa causa. Só não vale ficar parado!
E você, tá fazendo a sua parte nessa?
Aqui no blog, nosso maior objetivo é trazer informações de qualidade para quebrar tabus e mostrar que o verdadeiro mal é a Guerra às Drogas! Você tá gostando do conteúdo? Compartilhe com os amigos e vamos juntos espalhar conhecimentos canábicos. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário!
Alerta: nossas postagens não tem como intuito o incentivo ao uso de substâncias, e sim fornecer informações sobre cada uma delas, bem como estratégias para reduzir possíveis danos do uso.
Oi, uma sugestão, sou maconheiro 2020, então, por gentileza, nos seus próximos textos poderia colocar significado em gírias por exemplo essa palavra aqui : "é a hora de dar um dab", enfim, fica a sugestão. Obrigado pela atenção e nossa, curti muito o site e vou tentar ajudar como posso, divulgando. Tchau Tchau.
Gostaria de saber oque seria essa imagem com cor pastosa. Sinceramente não entendo oque seria e estou curiosa.
Oi, uma sugestão, sou maconheiro 2020, então, por gentileza, nos seus próximos textos poderia colocar significado em gírias por exemplo essa palavra aqui : "é a hora de dar um dab", enfim, fica a sugestão. Obrigado pela atenção e nossa, curti muito o site e vou tentar ajudar como posso, divulgando. Tchau Tchau.
Gostaria de saber oque seria essa imagem com cor pastosa. Sinceramente não entendo oque seria e estou curiosa.